________________________________________________________________________________

A ARTE E EXPRESSÃO CORPORAL EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIA MENTAL E DIFICULDADES COGNITIVAS E INTELECTUAIS.

 

ART AND BODY LANGUAGE IN CHILDREN AND ADOLESCENTS WITH MENTAL, COGNITIVE AND INTELLECTUAL DISABILITIES.

 

Helena Ester Cavazini*[1]

Iuri Cruz Salomão*¹

Lisa Delfante Soares*¹

Luciana Cristina Esteves Garcia*¹

Vivian Jaine Guidetti*¹

Ana Paula Barbosa*[2]

________________________________________________________________________________

RESUMO: “Arte e expressão corporal em crianças e adolescentes com deficiência mental e dificuldades cognitivas e intelectuais” é um projeto de pesquisa que foi desenvolvido na instituição “Descobrindo o Mundo” realizado a partir de metodologia dedutiva, observação e aplicação de questionários. Os questionários foram aplicados em 26 alunos com diferentes tipos de deficiência mental e em dois professores; a partir deles conclui-se a importância das atividades pedagógicas envolvendo a arte e a movimentação do corpo, que é essencial na interação com o mundo, no nível social, através de relações interpessoais. Uma das maiores dificuldades da alfabetização especial é a concentração dos alunos, assim como a memorização e decodificação, no caso a leitura e a escrita, e às vezes a falta de acompanhamento familiar, pois a maioria deles não consegue executar as tarefas sozinhos. Constatamos que a arte é sempre utilizada como ferramenta pedagógica nas atividades da Instituição, que procura apresentar aos alunos as suas potencialidades e promover a interação entre eles.

PALAVRAS-CHAVE: Arte, expressão corporal, adolescentes, deficiência intelectual.

 ABSTRACT: "Art and body language in children and adolescents with mental, cognitive and intellectual disabilities" is a research project that was developed in the institution "Descobrindo o Mundo” (Discovering the World) held from deductive methodology, observation and questionnaires. Questionnaires were administered to students in 26 different types of mental disabilities and two teachers. The research led to the conclusion of the importance of educational activities involving art and body movement, which is essential for interaction with the world, in the social level, through interpersonal relationships. One of the largest difficulties in literacy is specially the concentration of students, as well as memorizing and decoding, where reading and writing, and sometimes the lack of family support, because most of them can't perform these tasks alone. It was verified art is always used as a pedagogical tool in the activities of the Institution which strives to introduce students to their potential and promote interaction between them.

KEYWORDS: Art, body language, adolescents, disabilities intellectual.

________________________________________________________________________________

INTRODUÇÃO

O objetivo do presente trabalho foi desenvolver um projeto de pesquisa, a partir da metodologia dedutiva, utilizando de observação, aplicação de questionários para esta análise apresentada, onde a partir de dados gerais chegou-se a uma conclusão inter-relacionada aos dados obtidos, a partir do tema sugerido pelo grupo de estudantes de Psicologia: “Arte e expressão corporal em crianças e adolescentes com deficiência mental e dificuldades cognitivas e intelectuais”. Este projeto de pesquisa foi de suma importância para seus realizadores, visto que esta era nossa primeira experiência prática na condição de discentes do curso de Psicologia em estar em contato com diferentes indivíduos e organizações sociais.

A pesquisa foi realizada junto à instituição “Centro de Educação Especial Descobrindo o Mundo”, situado na cidade de Franca/SP, ao qual é uma escola com o intuito de alfabetizar crianças e adolescentes com deficiências mentais e intelectuais.

Sendo assim, foi possível estabelecer um contato com os alunos do Centro de Educação Especial Descobrindo o Mundo e também foi possível considerar qual era a importância de que desenvolver atividades pedagógicas envolvendo a arte, em decorrência a expressão corporal. Cabe destacar que toda essa dinâmica influi na movimentação do corpo, que é essencial para que ocorra a interação com o mundo, no seu nível social, através de relações interpessoais.

Acreditamos que os ideais presentes neste projeto possibilitou uma pequena contribuição para a instituição, pois vão de encontro às necessidades da mesma.

O trabalho realizado proporcionou uma maneira de analisar como o projeto estabelecido pelo Centro de Educação Especial Descobrindo o Mundo, é apreendido pelos alunos e assim incorporado por eles em seu cotidiano. Sendo assim, foi possível perceber o quão é grande a importância de a Instituição realizar atividades pedagógicas envolvendo artes e expressão corporal, e também se constatou o nível de aprovação dos alunos neste tipo de dinâmica e também, maior facilidade para aprender quando incorporadas.

A partir dos questionários elaborados para a aplicação com os alunos e professores, foi possível destacar que a arte é uma das atividades mais usadas durante as atividades pedagógicas, como ferramenta pedagógica, pois proporcionam maior entusiasmo aos alunos. O resultado se consolidou com a expectativa imposta pelo tema aplicado, contudo, apresentaremos todas as implicações que se teve na realização do projeto de pesquisa. Vale ressaltar o valor da interação no contexto escolar sempre que possível, provocando a interação social e contribuindo também para desenvolvimento intelectual e a socialização com as outras pessoas.

REFERENCIAL TEÓRICO

Segundo Almeida (2007): Deficiência intelectual ou atraso mental é um termo que se usa quando uma pessoa apresenta certas limitações no seu funcionamento mental e no desempenho de tarefas como as de comunicação, cuidado pessoal e de relacionamento social.”.

Ainda segundo Almeida (2007) sobre atrasos:

“O atraso mental é causado por genes anormais herdados dos pais, por erros ou acidentes produzidos na altura em que os genes se combinam uns com os outros, ou ainda por outras razões de natureza genética. Alguns exemplos de condições genéticas propiciadoras do desenvolvimento de uma deficiência intelectual incluem a síndrome de Down ou a fenilcetonúria.”

De acordo com Hort e Spall (2003, págs. 1 e 2):

“Para auxiliar a interação de pessoas com necessidades educacionais especiais com o meio social no qual estão inseridas, foi preciso que lhes fossem oferecidas experiências que estimulassem descobertas, o seu mundo, as relações entre as coisas e as pessoas. Ainda estimuladas às experiências interpessoais e principalmente, que percebessem as suas próprias possibilidades e a oportunidade de fazer pleno uso delas. O exercício plástico amplia o universo das pessoas, muitas vezes adormecido, através da solicitação constante de materialização da expressão por meio de elementos matéricos no decorrer do trabalho. Igualmente, considerando o caráter pessoal único da expressão pessoal e interpessoal.”

Segundo Almeida (2007): “Alguns problemas no nascimento como, por exemplo, se o bebê tem problemas durante o parto, se não recebe oxigênio suficiente, pode também acontecer que venha a ter problemas de desenvolvimento mental.”.

Segundo Vygotsky (Apud Freitas 1996, p. 77): “A imaginação é à base de toda a atividade criadora e se manifesta em todos os aspectos da vida cultural possibilitando a criação artística, científica e técnica. Todo o mundo da cultura é, portanto, produto da imaginação e da criação humana.”.

De acordo com Vygotsky (1991, p. 41): “A atividade criadora é exercida pelo ser humano desde a sua infância, onde o resultado da criação é um compêndio de experiências acumuladas e referências atuais, abrangendo uma variedade rica de possibilidades que fomentam os processos criativos”.

A arte permite a construção do conhecimento de forma imagética e criativa, respeitando as diferenças individuais, culturais e sociais, estimulando a sensibilidade na construção da personalidade do indivíduo, pois cada um se expressa à sua maneira e faz a sua leitura dependendo da cultura e saberes de arte para a compreensão crítica dos fenômenos, recursos estes indispensáveis para compreender outras áreas do desenvolvimento humano, numa relação interdisciplinar. (VYGOTSKY, 1991).

A arte permite a construção do conhecimento de forma imagética e criativa, respeitando as diferenças individuais, culturais e sociais, estimulando a sensibilidade na construção da personalidade do indivíduo, pois cada um se expressa à sua maneira e faz a sua leitura dependendo da cultura e saberes de arte para a compreensão crítica dos fenômenos, recursos estes indispensáveis para compreender outras áreas do desenvolvimento humano, numa relação interdisciplinar.

Segundo Carneiro (1997, p. 33): “A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9394/96, em seu Capítulo V, da Educação Especial, no Art. 58, diz que: “Entende-se por educação especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos que apresentam necessidades educativas especiais”.

Ainda segundo Carneiro (1997, p. 33):

“De acordo com a Lei acima citada e o entendimento de que a interação com outras pessoas é essencial para o desenvolvimento do ser humano, percebe-se que, a escola precisa passar por diversas reformulações para proporcionar educação a todos. “A questão da integração representa um movimento de inovação do sistema de ensino que, em princípio já deveria existir, abrangendo as diferenças existentes mesmo entre os não deficientes”.

Um ambiente favorável à inclusão exige, além do conhecimento das diversidades, o respeito às limitações das crianças, ressaltando as potencialidades específicas de cada uma.

Sendo assim, constatamos a contribuição da arte e expressão corporal em crianças com deficiência mental e dificuldades cognitivas e intelectuais para um crescente desenvolvimento frente aos obstáculos encontrados no mundo, sendo uma forma de obter novos conhecimentos e possibilitando certa autonomia.

METODOLOGIA

A população de análise foi constituída de 26 alunos do Centro de Educação Especial Descobrindo o Mundo e 2 professoras da mesma instituição localizada na cidade de Franca – SP. A partir de uma observação realizada pelos integrantes do grupo, foram elaborados dois questionários como instrumento de análise: um para ser aplicado aos alunos e outro questionário para ser aplicado as educadoras da instituição. Os dados foram coletados no período de março de 2013 à junho de 2013 com a aplicação cautelosa dos questionários na unidade de ensino. Cada aluno e cada educadora receberam suas respectivas perguntas do questionário. As professoras ajudaram seus alunos a responder as perguntas e ao final cada aluno entregou sua folha para que assim estas pudessem ser analisadas. As educadoras também responderam suas questões e assim pudemos dar inicio a analise dos dados.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A partir da realização dos questionários aos alunos e professores do Centro de Educação Especial Descobrindo o Mundo pode-se concluir que dentre as atividades e disciplinas aplicadas pela escola, os alunos se interessam mais por pintura e língua portuguesa, assim como se pôde observar que os alunos preferem atividades musicais quando estão com seus colegas.

A pesquisa nos possibilitou concluir que algumas das maiores dificuldades da alfabetização especial é a concentração dos alunos, assim como a memorização e decodificação, no caso a leitura e a escrita, e às vezes a falta de acompanhamento familiar, pois a maioria deles não consegue executar as tarefas sozinhos. Esta pesquisa também concluiu que a arte é tida sempre como ferramenta pedagógica nas atividades da Instituição.

Segundo a análise dos dados feita a partir de observações e questionários, as atividades que as pedagogas da instituição consideram mais importante envolvendo a arte e expressão corporal, por ordem de preferência são pintura, música, dança, esportes, dinâmicas e teatro no período da manhã, e pintura, dinâmicas, música, teatro, dança e esportes no período da tarde. Pudemos observar que os pais dos alunos também consideram importante estes tipos de atividades no ambiente escolar, promovendo o desenvolvimento intelectual e social de seus filhos.

Alguns dos principais objetivos do Centro de Educação Especial Descobrindo o Mundo em relação às metodologias utilizadas para desenvolver momentos artísticos e de expressão corporal, além da alfabetização, é apresentar aos alunos as suas potencialidades e promover a interação entre eles.

REFERÊNCIAS

ALMEIDA, Marina S. Rodrigues. O que é deficiência intelectual ou atraso cognitivo? (2007). Disponível em: <http://inclusaobrasil.blogspot.com.br/2007/10/o-que-deficincia-intelectual-ou-atraso.html>.   Acesso em: 09 de Março de 2013.

ARCURI, Irene. Arteterapia de corpo e alma. 1. ed. São Paulo: Casa do Psicologo Livraria e Editora Ltda, 2004.

CARNEIRO, Rogéria. Sobre a Integração de Alunos Portadores de Deficiência no Ensino Regular. In Revista Integração. Secretaria de Educação Especial do MEC, 1997.

CERVO, Amado Luiz. Metodologia Científica / Amado Luiz Cervo, Pedro Alcino Bervian. 4. ed. São Paulo: MAKRON Books, 1996.

FACHIN, Odília. Fundamentos de Metodologia. 5. ed. São Paulo: Saraiva, 2006.

FREITAS, Maria Teresa de Assunção. Vygotsky e Bakhtin, psicologia e educação: um intertexto. 3. ed. São Paulo: Ática , 1996.

GIL, Robledo Lima. Tipos de Pesquisa. Disponível em: <http://wp.ufpel.edu.br/ecb/files/2009/09/Tipos-de-Pesquisa.pdf> Acesso em: 12 de Março de 2013.

GOMES, Adriana L. Limaverde; FERNANDES, Anna Costa; BATISTA, Cristina Abranches Mota; SALUSTIANO, Dorivaldo Alves; MANTOAN, Maria Teresa Eglér; FIGUEIREDO, Rita Vieira. Atendimento Educacional Especializado. (2007) <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/aee_dm.pdf> Acesso em: 26 de Maio de 2013.

GOODE, Willian J.; HATT, Paul K. Métodos de pesquisa social. 3ª ed. São Paulo: Nacional, 1969.

HAUSER, Arnold. História Social da Literatura e da Arte. Editora: Martins Editora, 1950.

LAKATOS, Eva Maria. Metodologia Cientifica / Eva Maria Lakatos, Marina de Andrade Marconi. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

LOWENFELD & BRITTAIN. O Desenvolvimento da Capacidade Criadora. São Paulo: Mestre Jou, 1977.

MANTOAN, M.T.E. "Educação de deficientes mentais: O itinerário de uma experiência". Campinas: Unicamp/Faculdade de Educação, 1987, dissertação de mestrado. [ Links ] ______. Compreendendo a deficiência mental: Novos caminhos educacionais. São Paulo: Scipione, 1988.

MARCONI, Maria de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

NUNES, Ana Luíza Ruschel. HORST, Aline. SPALL, Michele. Artes visuais e inclusão: simbolismo na expressão de crianças e adolescentes com necessidades educacionais especiais. 2003. Disponível em: <http://www.revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/viewFile/1631/1319> Acesso em: 09 de Março de 2013.

SILVA, Edna Lúcia - Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação/Edna Lúcia da Silva, Estera Muszkat Menezes. – 4. ed. rev. atual. – Florianópolis: UFSC, 2005.

VYGOTSKY, Lev S. A Formação Social da Mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991. Disponível em: <http://conceito.de/metodo-dedutivo>. Acesso em: 14 de Março de 2013.



*[1] Alunos do curso de Psicologia da Universidade de Franca, cursando o quarto semestre da disciplina de Laboratório de Pesquisa II.

*[2] Professora Orientadora do Projeto, Docente do Curso de Psicologia da Universidade de Franca, Especialista em Didática, Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, Doutora em Serviço Social pela UNESP de Franca-SP.