Alefe Davi Vieira Lima
Kadic Soares Gouveia
Laysa Pires Maia
José Kaique Pinheiro Barros
Ricardo Ferreira de Oliveira

Introdução.

O presente trabalho, construído a partir da unidade curricular: Projeto Integrador: Psicologia e Políticas Públicas, componente que integra a formação em Psicologia do Centro Universitário Paraíso – UniFAP, contempla a temática cuidados de pacientes oncológicos em hospitais públicos no Brasil. A pesquisa em questão visa abrir diálogo quanto às possibilidades de contribuições da psicologia em hospitais públicos junto a sujeitos com câncer.

Dados de levantamento realizado pelo Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), órgão vinculado ao Ministério da Saúde (MS) apontam que para o Brasil, a estimativa para cada ano do triênio 2020-2022 ocorrerão 625 mil casos novos de câncer (BRASIL 2020). Mathers et al. (2003) aponta a ocorrência de 685 mil novos casos de câncer no Brasil. Outro levantamento, agora do Real Instituto de Oncologia e Hematologia, apontam que em 2020 dos 522.212 novos casos de câncer no Brasil, foram seguidos de aproximadamente 260.000 mortes por câncer (ARRAES,2021).

Os expressivos números apontados pelo INCA (2020), provocam o seguinte questionamento: Quais políticas em saúde pública são ofertadas aos usuários do sistema de saúde do Brasil em hospitais públicos dando um foco a pacientes oncológicos? Partindo desta perspectiva, o presente trabalho visa dialogar de que forma a Psicologia tem a contribuir junto a sujeitos com CA em hospitais públicos brasileiros. Propondo assim uma reflexão crítica quanto aos serviços oferecidos, e a possibilidade de contribuição da Psicologia.

Metodologia

O estudo em questão trata-se de uma revisão bibliográfica sistemática da literatura, que segundo Gil (2007) As pesquisas bibliográficas são desenvolvidas com base em materiais já existentes e elaborados, construídos a partir de livros ou artigos científicos. A revisão sistemática é reconhecida por ser metódica, transparente e ser replicável, Cook et al. (1997) Apud Confoto; Amaral; Silva, (2011). A busca do material utilizado na análise dos dados foi realizada na base eletrônica: Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs).

Para busca de artigos utilizou-se os descritores "Psicologia" and ''Câncer” and "Políticas Públicas" combinados de diferentes formas, a partir de 2010 até o ano atual de 2022. Os resumos dos artigos selecionados foram lidos e classificados de acordo com os seguintes critérios de inclusão: artigos com o idioma Português, texto disponível por completo em suporte eletrônico, publicação em periódicos nacionais e ao menos dois descritores. Os artigos foram agrupados em duas categorias: a) Contribuição da Psicologia no tratamento de pacientes com CA e b) Políticas em Saúde para pacientes com CA.

Foram excluídos aqueles estudos que não atendiam aos critérios da pesquisa. Com base nessa classificação, foram selecionados, pelas(os) autoras(es) do presente estudo, quatro artigos, que foram considerados mais relevantes para se alcançar o objetivo proposto e que atendiam todos os critérios de inclusão.


Resultados.

Os artigos que versaram sobre contribuição da Psicologia no tratamento de pacientes com CA, os autores trouxeram: “Estratégias de Coping utilizadas por pacientes oncológicos em uma cidade do interior da Amazônia legal”, contempla o coping estratégias de enfrentamento, que diz respeito a técnicas, habilidades e conhecimentos adquiridos com a experiência, algumas delas podem ter foco nos problemas, outras nas emoções. De certa forma, o coping é uma fuga ao estresse, tornando-se ferramenta terapêutica, por exemplo: como assistir TV, tomar um calmante, praticar um esporte e etc. Os autores ainda trouxeram que ná busca de dados de forma quantitativa, procurando definir a importância do acompanhamento psicológico no tratamento oncológico, os testes apresentaram níveis de estresse pontuados em relação a sexo, escolaridade, religião e contexto socio-econômico. Discorreram ainda, que em seus achados, os testes apontaram: acúmulos de estresse frente ao tratamento, quanto a resistência ao mesmo. Com foco em pacientes do sexo feminino, com baixa escolaridade, que fazem uso do Sistema Único de Saude (SUS).

Outro fator relevante, encontrado nos artigos, é o fator fé e religiosidade. O coping religioso, foi o mais citado e encontrado como ferramenta. Segundo Correia, Batista e Holanda (2016) o coping religioso/espiritual, foi um conceito desenvolvido por Kenneth Pargament, que consiste na utilização da religião ou, espiritualidade e fé de um sujeito, para o manejo do estresse. Ferramenta muito utilizada em pacientes com quadros terminais. Os autores abordaram, sobre as habilidades do Psicólogo em considerar, levar a relevância da experiência do paciente com sua fé. Ainda dentro da categoria contribuições da Psicologia em hospitais públicos, os autores trouxeram a “transformação” das salas de espera em ambientes acolhedores e de dinâmicas grupais, enfatizando a utilização da psicoeducação. Segundo Teixeira; Veloso, (2006) apud Becker; Rocha, (2017) as dinâmicas grupais transformam-se em oportunidades de transmitir informações por meio de aspectos lúdicos, as dinâmicas ainda permitem que as pessoas se permitam entrar em contato com sentimentos diversos.

Na categoria políticas públicas em saúde, os artigos encontrados, versaram sobre, a utilização do Sistema Único de Saúde (SUS) como ferramenta de democratização e expansão dos serviços em saúde. Aproximando os sujeitos de possibilidades de acolhimento e tratamento, de suas demandas. Sustentando o direito garantido por lei aos cuidados

denominados paliativos, como descritos na lei nº 883/20, que sustentam o direito de pacientes em fases terminais a tais cuidados, adequados lhes garantindo dignidade.

Considerações Finais

Os artigos encontrados, contribuíram na resolução da questão disparadora, contribuições da psicologia em hospitais públicos junto a sujeitos com câncer. No tocante a atuações e práticas psicológicas em hospitais públicos. O presente projeto de revisão, conclui que artigos com ênfase na atuação da Psicologia no tratamento de pacientes oncológicos em hospitais públicos no Brasil, trazem relevante contribuição às pesquisas na área da psico-oncologia, ainda necessitando de maior participação e fomento em pesquisas na área. No tocante a políticas públicas em saúde, o presente artigo de revisão conclui que existem poucas pesquisas enfatizando a temática, em congresso, painéis e periódicos nacionais.

Referências:

ARRAES, Cecília. Os dados Sobre Câncer No Mundo e no Brasil em 2020 e

Projeção para 2040: Dados do Globocan. Real Instituto De Oncologia.Com2021.Disponível em:h ttps://realinstitutodeoncologia.com.br/os-dados-sobre-cancer-no-mundo-e-no-brasil-em 2020-e-projecao-para-2040-dados-do-globocan/ Acesso em: 31 de Março, 2022.

BECKER, Ana Paulo Sesti, ROCHA, Natália Lorenzetti. Ações de Promoção de Saúde em Sala de Espera: Contribuições da Psicologia. Mental, v. 11, n.21. Barbacena - MG, 2017.

CONFORTO, Edivandro Carlos, AMARAL, Daniel Capaldo, SILVA, Sérgio Luis. Roteiro para revisão bibliográfica sistemática: aplicação no desenvolvimento de produtos e gerenciamento de projetos. Porto Alegre - RS: 8º CBGDP, 2011. Disponível em:

https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/2205710/mod_resource/content/1/Roteiro%20para%

20revis%C3%A3o%20bibliogr%C3%A1fica%20sistem%C3%A1tica.pdf. Acesso em: 02 de Junho de 2022.

CORRÊIA, Cairu Vieira, BATISTA, Jeniffer Soley, HOLANDA, Adriano Furtado. Coping Religioso/Espiritual em Processo de Saúde e Doença: Revisão da Produção em Periódicos Brasileiros (2000-2013). PsicoFAE, Curitiba, v. 5, n. 1, p. 61-78, 2016. Disponível em: file:///D:/Downloads/82-286-1-SM.pdf. Acesso em: 07 de Junho de 2022.

GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4. ed. São Paulo SP: Atlas, 2002.

MATHERS, C. D. et al. Global burden of disease in 2002: data sources, methods and results. World Health Organization, Geneve, 2003.