PROJETO IDOSO ATIVO E FELIZ

GRUPO VIVER COM ALEGRIA

CRAS – Ana Neves de Melo

 Aracitaba, Estado de Minas Gerais

 

Profissional: Elizama Franciane da Costa – Psicóloga

Coordenadora do Projeto Idoso Ativo e Feliz 2022

 

 

INTRODUÇÃO

      “Em meio à sociedade hedonista, cuja busca pela perpetuação da juventude organiza e dirige as ações midiáticas e mercadológicas, há que se pensar na velhice” (COSTA, 2017, p. 47). Dessa forma, envelhecem as pessoas e os seus sonhos, envelhece também a sua forma de ver o mundo.

 

      “O envelhecimento é um processo, a velhice é um momento deste processo de envelhecimento, ou seja, uma etapa assim como a infância, a adolescência e a fase adulta” (COSTA, 2017, p. 48). De fato, o envelhecimento humano é caracterizado por um fenômeno natural, social, mundial e irreversível (FERREIRA DOS SANTOS et al., 2020).

 

      Na concepção de Moraes, Neri e Cachioni (2015), afirmam que falar sobre velhice é falar sobre o tempo, história, memória e valores. Contudo, os ciclos de vida e as realidades da velhice necessitam ser retratados para que as pessoas se vejam nessas representações, para que possam originar lições úteis a interpretação de suas experiências vitais e para que se amplifiquem a sua compreensão sobre a vida e sobre o mundo. “Assim, é relevante as sociedades e aos grupos humanos valer-se da imagem dos idosos e da velhice para representar a continuidade e realçar a necessidade de preservar e transmitir valores culturais básicos” (AREOSA et al., 2011, p. 262).

 

      Nesta direção, o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) é considerado como a “porta de entrada” dos usuários da rede de Proteção social Básica do SUAS (Sistema Único de Assistência Social). Nesse viés, são unidades públicas estatais que materializam a política de Assistência Social e estão localizados em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social. Sendo assim, o CRAS atua com as famílias e os indivíduos em seu contexto comunitário, visando à orientação e o convívio sócio familiar e comunitário. No CRAS são desenvolvidos os serviços socioassistenciais da Proteção Social Básica por meio do Programa de Atenção Integral a Família – PAIF. O CRAS desenvolve atividades no intuito de promover a transformação da realidade social, de modo que as famílias possam se desvincular da assistência para a independência em suas atividades de manutenção da estrutura familiar.

 

      O presente Projeto Idoso Ativo e Feliz, se justifica, pois trata-se de uma proposta direcionada para a população idosa, dessa forma, o projeto citado em questão pretende fortalecer as relações entre os idosos, bem como envolvê-los nas atividades do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) – Ana Neves de Melo, em Aracitaba, Minas Gerais. Atualmente, a população idosa é a que mais tem crescido no Brasil, devido à baixa taxa de natalidade e à baixa taxa de mortalidade. A melhoria das condições de saúde e da expectativa de vida contribuíram significamente   para o crescimento da população de idosos. Sendo assim, ao implantar o “Projeto Idoso Ativo e Feliz” iremos favorecer a participação das atividades no tempo livre dos usuários, resultando no estímulo do convívio saudável entre eles e mostrar a valorização da pessoa idosa perante a sociedade. Conforme a Lei de 8.842/94, propriamente no seu primeiro artigo estabelece que “a Política Nacional do Idoso tem por objetivo assegurar os direitos sociais do idoso, criando condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade”.

 

      Para a realização das nossas atividades, nomearemos o nosso Grupo de “Viver com Alegria”. Nosso trabalho com a terceira idade possibilitará que essas pessoas possam viver melhor, alegremente e propiciar mais tempo para poderem se divertir. O Grupo Viver com Alegria permitirá, entre outros objetivos, a saber: a socialização e o conhecimento das experiências de cada um dos idosos, além de representar uma oportunidade para promover a interação entre eles. Também proporcionará observar a importância do convívio social e o fortalecimento de vínculos para a garantia de apoio e cuidados aos idosos, a fim de que possam exercer os seus direitos de cidadania.

 

OBJETIVO GERAL

 

Possibilitar melhora nos aspectos psicossociais e também na saúde física, promovendo ações e atividades que priorizam além da integração, a interação e a socialização do Grupo Viver com Alegria, buscando o bem-estar e contribuindo para uma melhor autoestima e qualidade de vida para os idosos.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

● Estimular a participação dos idosos no CRAS, através de atividades recriativas, culturais e educativas.

● Proporcionar aos idosos atividades que possibilitem a convivência social e comunitária, através das trocas de experiências.

● Desenvolver atividades que proporcionem valorização pessoal e melhoria da autoestima.

● Desenvolver atividades de lazer e fortalecimento de vínculos comunitários.

● Estimular aspectos cognitivos: atenção, coordenação, memória e percepção.

● Estimular a integração com a comunidade.

● Aumentar e melhorar a qualidade de vida dos idosos.

 

PÚBLICO-ALVO:


População a partir de 60 anos. Atividades gratuitas.

 

METODOLOGIA E MATERIAL

 

Atividades desenvolvidas pelo Grupo Viver com Alegria:

 

♦ Trabalhos com cartazes.

♦ Trabalhos com músicas.

♦ Jogos e brincadeiras.

♦ Dinâmicas.

♦ Gincanas.

♦ Oficinas.

♦ Atividades de Pintura.

♦ Atividades de leitura.

♦ Trabalhos de recriação.

♦ Rodas de conversa e reflexão.

♦ Viagem.

♦ Forró da Terceira Idade.

♦ Trabalho Terapêutico com massinha de modelar.

♦ Piqueniques.

♦ Trabalhos com fotografias.

♦ Quadrilha.

♦ Confecção de objetos, cartões, entre outras diversas atividades.

 

Material:

♦ Tintas de tecido.

♦ Pincéis escolar.

♦ Carbonos.

♦ Tinta Guache.

♦ Crachás.

♦ Bexigas coloridas.

♦ Pano Branco de algodão em pedaços para construir uma colcha de retalhos.

♦ Massinhas de modelar.

♦ Tesouras escolar.

♦ Papel ofício A4.

♦ Cartolina.

♦ Lápis de escrever.

♦ Borracha.

♦ Canetas hidrocor escolar.

♦ Bola.

♦ Canetas hidrocor ponta grossa.

♦ Pistolas de cola quente.

 

      Para a realização do presente Projeto Idoso Ativo e Feliz será realizado uma ficha de inscrição. Realizaremos encontros mensais com atividades diferenciadas.

 

CONCLUSÃO 

 

“Uma sociedade para todas as idades possui metas para dar aos idosos a oportunidade de continuar contribuindo com a sociedade. Para trabalhar neste sentido é necessário remover tudo que representa exclusão e discriminação contra eles.”

Plano de Ação Internacional sobre o Envelhecimento (parágrafo 19), Madrid, 2002.

 

 

      O presente Projeto Idoso Ativo e Feliz objetiva resgatar alguns aspectos significativos da vida das pessoas idosas dentro do “Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos” de Aracitaba, que tem como finalidade oportunizar as pessoas idosas atendidas no CRAS pelo SCFV – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos um espaço de integração, troca de conhecimento e experiências, ajuda mutua, inclusão, estímulos a habilidades, coordenação motora e a socialização, sendo assim, procura resgatar valores culturais e familiares, a organização da autonomia e a construção coletiva.

 

   Portanto, ao favorecer que os usuários participem das atividades, por meio do Grupo Viver com Alegria proativamente, é possível desempenhar um papel importante na vida de cada idoso, pois além de prevenir doenças físicas e emocionais, garante o bem-estar e a longevidade. Conclui-se que o Projeto idoso Ativo e Feliz, trabalhará na melhora da memória, da atenção e do raciocínio.

 

      “A família, a sociedade e o estado têm o dever de assegurar ao idoso todos os direitos da cidadania, garantindo sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade, bem-estar e o direito à vida” (LEI 8.842/94). O Projeto Idoso Ativo e Feliz tem como finalidade priorizar o trabalho ao idoso, pois o alvo em questão é a melhoria da sua qualidade de vida, assim como a sua autoestima e o fortalecimento dos seus vínculos – familiares e comunitários. Por fim, as atividades que serão realizadas através do Grupo Viver com Alegria propiciarão a convivência em grupo, oportunizando que o idoso resgate suas memórias e compartilhe suas histórias de vida, valorizando assim, suas experiências, suas expressões, assim como a interação social, fortalecendo assim os vínculos e a convivência comunitária.

 

 

REFERÊNCIAS

 

AREOSA, S. V C. et al.,. Envelhecimento, Mídia e Sociedade. Revista Contexto e Saúde Editora Inijuí, v.10, n.20, jan/jun. 2011, p. 261-266.

 

COSTA, E. F. da. A velhice no discurso: Falar por si ou ser falado pelo outro? Revista UNINGÁ Review. Vol.30, n.1, pp.47-54, 2017.

 

FERREIRA DOS SANTOS, M. et al. Atividade de promoção à saúde em um grupo de idosos. Em Extensão, Uberlândia, v. 19, n. 1, p. 136-144, jan.-jun. 2020.

 

LEI N° 8.842 DE 4 DE JANEIRO DE 1994. Dispõe sobre a política nacional do idoso, cria o Conselho Nacional do Idoso e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8842.htm Acesso em: 10/01/2022.

 

MORAES, O. R.; NERI,‎ A. L.; CACHIONI, M. As múltiplas faces da velhice no Brasil. Editora Alínea, 2015.

 

 

 

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

PROJETO IDOSO ATIVO E FELIZ

GRUPO VIVER COM ALEGRIA

 

CRAS – Ana Neves de Melo 

Aracitaba, Minas Gerais

Coordenadora do Projeto Idoso Ativo e Feliz 2022

Profissional: Elizama Franciane da Costa – Psicóloga

 

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA PSICÓLOGA E COORDENADORA DO PROJETO IDOSO ATIVO E FELIZ:

 

DATA: Janeiro de 2022.

Atividade: Criação, Escrita e Planejamento do Projeto Idoso Ativo e Feliz.

 

DATA: 23 de fevereiro de 2022.

Atividades: Apresentação do Projeto Idoso Ativo e Feliz.

Dinâmica: “Palavras Boas”.

 

DATA: 17 de março de 2022.

Atividade: Trabalho com fotos e/ou objetos de valor sentimental.

 

Data: 27 de abril de 2022.

Atividade: Trabalho Terapêutico utilizando o recurso da pintura, com o objetivo de criar e construir uma “Colcha de Retalhos”.

 

Data: 26 de maio de 2022.

Atividade: “Meu conselho aos jovens é:”

 

Data: Junho/ Julho de 2022.

Atividade: Quadrilha do CRAS e EDUCAÇÃO.

 

Data: 18 de Agosto de 2022.

Atividade 1: Trabalho com os cinco sentidos: Estimulando o Tato.

Atividade 2: Dinâmica do Bem-Estar e a troca de Experiências entre o grupo.

 

Data: 23 de setembro de 2022.

Atividade: Palestra com o Doutor Psiquiatra  

Tema:“Setembro Amarelo”.

 

Data: 06 de outubro de 2022.

Atividade 1: Palestra ministrada pela Coordenadora do Projeto Idoso Ativo e Feliz Psicóloga Elizama Franciane da Costa, com o tema “Memória”.

Atividade 2: Exposição da Colcha de Retalhos, atividade realizada pelo Grupo Viver com Alegria em Abril de 2022.

 

Data: 18 de novembro de 2022.

Atividade: Viagem em Tiradentes e em São João Del Rei.

 

Data: 17 de Dezembro de 2022.

Atividade: Jantar Dançante Tropical.

Tema: “Ser Feliz não tem Idade”.