Para quem são os ais? Para quem os pesares? Para quem as pelejas? Para quem as queixas? Para quem as feridas sem causa? E para quem os olhos vermelhos?

Para os que se demoram perto do vinho.

Provérbios 23.29,30

O vinho muda aqueles que se demoram perto dele. Nós também somos afetados à medida que ficamos mais tempo na presença de

Deus. Quanto mais tempo você se demora no vinho, tanto mais sente os seus efeitos fortes. Quando se demora perto do vinho, você começa a balbuciar incontrolavelmente e a agir de forma estranha. À medida que passar mais tempo perto do vinho, seus olhos ficarão vermelhos e você começa a ver as coisas de forma diferente. O Getsêmani nos ensina que quanto mais tempo ficamos na presença de Deus, tanto mais ficamos encharcados e afetados por Ele.

Assim como as pessoas aprendem a ficar mais e mais tempo no bar, você deve aprender a ficar mais tempo na presença de Deus. Quanto mais tempo você permanecer em Sua presença, tanto mais você vai experimentar o efeito da presença Dele.

1. Desenvolva a arte de esperar em Deus sozinho.

E aconteceu que naqueles dias subiu ao monte a orar, e passou a noiteem oração a Deus.

Lucas 6.12

Jesus subiu ao monte para orar. Após o tempo de oração, Ele escolheu os Seus discípulos. Há momentos em que você deve orar com os outros, mashá momentos em que deve esperar no Senhor sozinho. Se não pode ficar longos momentos em oração consigo mesmo, há algo de errado com você. Lembre-se que um ministro é um embaixador do Senhor. Você é um representante de Jesus Cristo, que deve contar aos outros sobre Deus.

Se você nunca passou um tempo com Ele, o que você sabe e o que vai compartilhar? O apóstolo João descreveu seu ministério como partilhando e pregando o que tinha visto, conhecido, manuseado e tocado.

 O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que temos contemplado, e as nossas mãos tocaram da Palavra da vida; ... O que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo.

1João 1.1-3

2. Desenvolva a arte de esperar em Deus com um grupo de ministros companheiros.

Chorem os sacerdotes, ministros do SENHOR, entre o alpendre e o altar...

Joel 2.17

Jesus está sempre presente, de modo especial quando nos reunimos para servi-Lo. O Novo Testamento mostra-nos como profetas e mestres ministravam perante o Senhor e jejuavam. O Senhor irá falar quando Seus ministros se reunirem para esperar Nele. E na igreja que estava em Antioquia havia alguns profetas e doutores, a saber: Barnabé e Simeão chamado Níger, e Lúcio, cireneu, e Manaém, que fora criado com Herodes o tetrarca, e Saulo.

E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado.

Atos 13.1,2

3. Desenvolva a arte de esperar em Deus com a congregação.

Tocai a trombeta em Sião, santificai um jejum, convocai uma assembleia solene.

Congregai o povo, santificai a congregação, ajuntai os anciãos, congregai as crianças, e os que mamam; saia o noivo da sua recâmara, e a noiva do seu aposento.

Joel 2.15,16

Por toda a Bíblia, os profetas chamavam o povo para se reunirem para esperar por sua libertação. Este é um padrão importante que devemos seguir. Se você quiser o crescimento da igreja, deve desenvolver a prática de chamar a igreja para longas horas de jejum e de oração.

4. Desenvolva a arte de esperar em Deus ajustando-se.

...e disse a Pedro: Então nem uma hora pudeste velar comigo?

Mateus 26.40

Observe o tempo no início de sua sessão de oração. Decida quanto tempo irá orar antes de começar. Quando faz isso, será obrigado a passar um tempo razoável em oração. Jesus não ficou impressionado quando Pedro não pôde orar por uma hora. Ele é o mesmo ontem, hoje e sempre.

Ele igualmente não se impressiona que você não possa orar por uma hora. Se você não observar o tempo, irá pensar que orou mais do que realmente o fez. Vai dizer para si mesmo: “Oh!, eu devo ter orado por duas horas”, quando só orou por dez minutos.

A menos que seja experiente em oração, irá fazer julgamentos errados sobre a duração do tempo que tem orado. Hoje em dia, posso dizer quando orei por uma hora. Inicialmente, eu iria orar por 10 minutos e achar que foi durante uma hora. É por isso que você precisa de um relógio quando for esperar no Senhor.

5. Desenvolva a arte de esperar no Senhor em uma atmosfera de igreja.

...Ora, pois, trazei-me um músico. E sucedeu que, tocando o músico, veio sobre ele a mão do SENHOR.

2Reis 3.15

A atmosfera da igreja é criada pelo som da pregação e música de adoração. A reprodução de DVDs de cultos da igreja também cria uma atmosfera de igreja. Ore com algum tipo de pregação ou música de fundo. A velocidade da pregação / música é cem vezes mais rápida que a velocidade do silêncio. Isto significa que o tempo corre uma centena de vezes mais rápido quando há algum tipo de pregação ou música de fundo.

Você já participou de um evento quando as pessoas foram convidadas a observar um minuto de silêncio? Observou como o período de silêncio foi longo? Sabia que eles nunca realmente passam um minuto inteiro de silêncio? Um minuto de silêncio é tão longo e tão desconfortável que as pessoas raramente passam um minuto inteiro em silêncio.

Isso ocorre por causa do princípio que compartilhei com vocês: a velocidade da pregação / música é cem vezes mais rápida que a velocidade do silêncio. Quando você ora ao som de uma pregação ou música de fundo, o tempo corre muito mais rápido! Antes que perceba, terá passado várias horas em oração com o Senhor!

O som da pregação da Palavra de Deus cria o melhor ambiente para as coisas espirituais. Caro amigo, somos constantemente bombardeados com a atmosfera ímpia da televisão e rádio secular. Esse tipo de atmosfera realmente impede a oração. Você precisa de algo que irá mantê-lo em um clima de oração por pelo menos uma hora. Música religiosa cria um belo ambiente de adoração.

Sempre coloco música ou pregação de fundo quando estou orando. Caro amigo, a própria atmosfera do nosso mundo é cheia de entidades demoníacas. O príncipe das potestades do ar polui o ar que respiramos. É difícil orar em tal ambiente. Esta é a razão pela qual muitos cristãos não oram por longas horas. Eles estão tentando orar em um ambiente duro e difícil.

Mas há boas notícias: Você pode ter o seu próprio pequeno culto de igreja onde estiver! O Espírito do Senhor pode mover-se sobre você em seu carro. Invista no que for preciso para criar a atmosfera de oração correta. O Espírito do Senhor virá sobre você, conforme permanece no ambiente de ministros de louvor e pregadores ungidos.

6. Desenvolva a arte de esperar em Deus orando em línguas enquanto lê a Biblia e outros livros de ministérios.

Porque, se eu orar em língua desconhecida, o meu espírito ora bem, mas o meu entendimento fica sem fruto.

1Coríntios 14.14

Por orar em línguas por longos períodos, minha mente fica infrutífera e livre para a leitura. Sempre leio quando passo horas em oração. Meu espírito ora ao Senhor, enquanto minha mente concentra-se na Bíblia que estou lendo. Isso me ajuda a orar até por mais horas.

À medida que você orar em línguas por horas, o seu homem espiritual será edificado e elevado.

7. Desenvolva a arte de esperar em Deus pela oração com metas.

E aconteceu que naqueles dias subiu ao monte a orar, e passou a noite em oração a Deus.

Lucas 6.12

Estabeleça metas para orar. Você pode definir um alvo de oração estipulando um número de horas para orar. Por exemplo, pode decidir orar por 10 horas, 20 horas, 40 horas ou 50 horas. Com uma meta de 50 horas, é provável que precise de cerca de seis dias para orar. Às vezes, estabelecendo a meta em termos de horas é melhor do que definir o número de dias que você quer esperar no Senhor.

Eu sempre senti que se não passasse muito tempo em oração, não iria conseguir muito mais. Todas as orações que aprendi de Jesus foram orações de muitas horas. Jesus passou quarenta dias no deserto. Jesus orou a noite toda na montanha antes de Ele escolher Seus discípulos. Jesus orou por muito tempo antes do dia. Jesus orou por  três horas no Jardim do Getsêmani.

Esses exemplos devem ser um guia para a sua vida de oração. Eles farão que você passe muitas horas da sua vida em oração.Se você acredita nesses exemplos da vida e ministério de Jesus, nunca estará satisfeito com cinco ou dez minutos de oração. Vai desejar orar por longos períodos.

8. Desenvolva a arte de esperar em Deus com jejum absoluto.

Jejum absoluto é quando você não come nada. Jejum absoluto é um exercício importante que o torna mais espiritual e faz que você se concentre em Deus. Para aqueles que comem muito, e passam muito tempo comendo, o jejum oferece uma pausa necessária de uma distração carnal forte.