A visão Epistemológica de Gowin

Bob Gowin autor muito conhecido por ter desenvolvido um instrumento heurístico[1] capa de analisar a estrutura do processo de produção do conhecimento ou “desempacotar” conhecimentos documentados, o chamado Vê de Gowin ou Vê Epistemológico.

Gowin vê uma relação triádica entre professor, matérias, educativos e aprendiz. Para ele, um episódio de ensino e aprendizagem se caracteriza pelo compartilhar significados entre aluno e professor, a respeito de conhecimentos veiculados por materiais educativos do currículo. Usando materiais educativos do currículo, aluno e professor buscam congruência[2] de significados.

Este recurso tem sido muito usado como facilitadora da aprendizagem significativo, voltado mais para a questão da construção do conhecimento humano, salientando a interação entre o pensamento (o domínio conceitual da produção do conhecimento) e a ação (domínio metodológico). A proporção em que o educando compreende o processo de produção do conhecimento, sua própria reconstrução será facilitada e a aprendizagem será, portanto, significativa. Desta forma segundo Moreira (1999; p. 42) “o Vê epistemológico é um instrumento de metacognição”.

Para desenvolver o referido método em qualquer área do conhecimento, faz-se mister responder a cinco questões consideradas básicas as quais irão ajudar durante todo o desenvolver do trabalho. Primeiramente, deve-se responder quais as questões em foco, cujas respostas deverão explicitar claramente o que o trabalho se propõe realizar a partir da implementação do mesmo. A segunda questão quer saber quais os conceitos-chave, visto que, esses conceitos serão fundamentais para a compreensão do trabalho a ser desenvolvido. Já o terceiro questionamento refere-se aos métodos que serão utilizados, os quais deverão ser eficazes para a obtenção e a interpretação do assuntoem evidencia. Aquarta questão, por sua vez, questiona quais são as asserções do conhecimento cujas respostas irão validar a problemática a ser realizada. Finalmente, a quinta e última questão busca saber quais as asserções de valor. Essas asserções irão constituir-se em afirmativas com o principal objetivo de esclarecer sobre a qualidade ou valor do questionamento abordado.

Com o Vê de Gowin, é importante observarmos que cada umas das dimensões evidencia a ocorrência de uma interação contínua entre os domínios conceitual e metodológico.



[1] “Conjunto de regras e métodos que visam à descoberta, à invenção ou à resolução de problemas” (Mini Aurélio, 2001, p. 363).

[2] “Acordo, concordância, coerência”. (Dicionário da Língua Portuguesa Larouse, 2001, p. 228).