JÉSSICA FERNANDA DA SILVA ASSIS GOMES

PROFESSORA: CARINA COUTO

 

A disciplina de Estágio Supervisionado Clínico é dividida em horas de supervisão, e atendimento em campo. As supervisões do estágio são realizadas todas as Terças Feiras e Quinta de cada semana e as orientações são aplicadas pela Professora Carina do Carmo Couto. Os atendimentos serão realizados na Clínica de Psicologia Aplicada no Instituto de Ensino Superior Iles Ulbra. Os atendimentos são divididos em dois dias da semana, quinta e sexta feira e ocorrem às 14:00 e 15:00 dos respectivos dias.Assim que o estagiário chega para realizar os atendimentos, lhe é dado a ficha de atendimento para sinalizar no local de atendimento que já está em atendimento, e também o prontuário de cada paciente que o estagiário irá atender. Após o paciente chegar ele é recepcionado pelo estagiário que irá atende-lo para a sala que está reservada para o atendimento. No primeiro atendimento o Estagiário faz uma anamnese com o paciente para que nas próximas sessões possa dar continuidade ao atendimento, no entanto com algumas informações que irão auxiliá-lo. As sessões tem a durabilidade de 50 minutos cada uma e elas são realizadas com total imparcialidade em relação ao paciente e também cabe lembrar que todo o atendimento segue um protocolo de sigilo de informações, portanto o paciente segue resguardado pelo profissional que está o atendendo. A cada atendimento o estagiário tem a orientação de seu professor para prosseguir com os próximos atendimentos. Cabe ressaltar que essa Supervisão do Professor é de suma importância para que o estagiário possa fazer os atendimentos com mais segurança ao paciente, e também para que a cada orientação que receber em relação aos seus atendimentos lhe trarão cada vez mais instrumentos para se desenvolver cada vez mais como profissional, atuando com ética e coerência e também poder mais adiante se sobressair em seus atendimentos sem a supervisão de seu professor, mas sim, como um profissional da área em atuação.

Objetivos do Estágio Supervisionado l

O estágio Supervisionado I foi/será desenvolvido no Centro de Psicologia Aplicada no Iles Ulbra de Itumbiara – GO. As atividades desenvolvidas foram/serão: Atendimentos individuais de pessoas na lista de espera e que já tinham passado por sessões no CPA e/ou pessoas que aguardam na lista de espera e aguardam atendimento inicial no CPA (Clínica de Psicologia Aplicada). A abordagem utilizada foi/será a Psicoterapia Cognitivo-Comportamental, o estágio foi/será organizado de forma que tivesse um atendimento e uma supervisão para que os estagiários sempre fossem para o atendimento com orientações necessárias, essas supervisões ocorreram/ocorrem em grupos e individuais ministradas pelo professor da disciplina, para que houvesse discussão do que já foi estudado em teoria e suas aplicações na prática. Foram/serão feitos estudos dirigidos em casa, na própria clínica e biblioteca, além de livros para leitura, foram/serão feitos estudos de testes e escalas (conforme necessidade) para aplicações durante os atendimentos.

 

Referencial Teórico

A terapia cognitivo comportamental surge em 1960 mas somente em 1970 ela surge com histórico de algum tipo de modificação. Essa abordagem surgiu com a soma de variados fatores, como por exemplo uma espécie de negação aos modelos psicodinâmicos a partir de alguns questionamentos em relação a seus efeitos.Aron Beck era um professor assistente, e ele fez com que acontecesse uma revolução na saúde mental. Ele era um cientista e psicanalista atuante, e acreditava que para a psicanálise fosse aceita pelos médicos, ele precisaria ter comprovação de validação empírica e para isso, ele se dedicou na década de 60 a 70 alguns experimentos e acreditava ter a partir destes, a tão esperada comprovação, no entanto esses experimentos o levaram ao contrário disso pois os resultados desses experimentos o levaram a ir em busca de novas explicações para a depressão.

Dentro dessas descobertas ele encontra algumas crenças e pensamentos como principal característica da depressão e contudo, ele desenvolveu um tratamento de curta duração e o principal objetivo era testar a realidade do pensamento depressivo do paciente.

Ainda na década de 60 Aron Beck, desenvolveu uma psicoterapia a qual era conhecida como “terapia cognitiva”. Beck estruturou para o tratamento da depressão por exemplo uma terapia de curta duração voltada para o presente e voltada para a solução de problemas atuais e também para a alteração de comportamentos e de pensamentos inapropriados Beck e outros colegas tiveram grande resultado na adaptação dessa terapia à populações diversas, e uma amplitude muito grande de problemas e de transtornos. Em todos os modelos de terapia cognitivo comportamental o se tratamento está baseado em uma construção cognitiva a qual possui as crenças, e estratégias comportamentais as quais vão compor o transtorno em si, e também conforme Beck:

O tratamento está baseado em uma conceitualização, ou compreensão de cada paciente (suas crenças específicas e padrões de comportamento). O terapeuta procura produzir de várias formas uma mudança cognitiva- modificação de pensamento e no sistema de crenças do paciente- para produzir uma mudança emocional e comportamental duradoura. (BECK,2013 pag 22)

 

A terapia cognitivo comportamental tem sido utilizada e adaptada a diversos tipos de pacientes, de uma variedade de idade cultura, desde crianças até adultos. É utilizada em formatos de grupo, casal e família. Diversos estudos comprovam a eficácia da terapia cognitivo comportamental para transtornos psiquiátricos e problemas psicológicos.

Existem alguns princípios que estão presentes na terapia para todos os pacientes. Sabe-se que a terapia irá se adequar a conforme cada paciente mas será  nesses princípios que beck vai citar como por exemplo, o de que a terapia cognitivo comportamental está baseada em uma formulação em desenvolvimento constante dos problemas dos pacientes e em uma conceitualização individual de cada paciente na questão cognitiva. Desse modo é importante primeiramente considerar as dificuldades do paciente, desde o princípio identificar os pensamentos atuais os quais fazem com que este paciente se sinta triste, por exemplo. Depois disso é importante identificar também os fatores precipitados os quais facilitem as percepções dele no início do aparecimento da patologia. Depois de levantar essas informações, há um questionamento das possíveis hipóteses em relação aos eventos chave de desenvolvimento e padrões constantes de interpretação desses eventos.

Baseando- se nesse contexto a terapia Cognitivo Comportamental irá fazer uma junção de conceitos vindos de duas principais abordagens como por exemplo a cognitiva e a comportamental para poder trabalhar essas questões que chegarão na terapia. A abordagem também se apropria de diversas técnicas as quais ajudam a trabalhar muitas questões como, por exemplo crenças disfuncionais, crises de ansiedades, dentre outras. Essa abordagem necessita de conhecimentos mais técnicos os quais estão diretamente relacionados aos princípios mais básicos da terapia cognitiva.