0. Introdução

Tenciona-se debruçar neste trabalho sobre as Moçambique pôs Independência (1975 à 1987) com enfoque para as Políticas de Desenvolvimento Económico Adoptadas após a Independência e o seu alcance (1975-1987). Considera-se que logo após a independência que foi alcançada à 41 anos seguiram-se de várias politicas de desenvolvimento económico traçadas com vista a tornar o país num nível de desenvolvimento considerável e que fosse referência para os países da região da SADEC assim como do mundo. Como forma de se alcançar tais objectivos, foram adoptadas numa primeira fase políticas de orientação socialistas onde a economia era centralmente planificada, revertendo-se as antigas propriedades dos colonos em empresas Estatais (EE), as escolas e os hospitais para a gestão do governo. Em seguida foram criadas aldeias comunais, que tinham como objectivo minimizar os custos e maximizar a sua abrangência.

Foi ainda nesta ordem de ideias que se introduziu o PPI dois anos após a realização do III congresso, um congresso que foi decisivo na definição e construção da política centralmente planificada, os preços dos produtos eram definidos a nível central, os chefes ou seja os líderes tradicionais perderam o seu campo de actuação no seu lugar tomaram uma nova estrutura política administrativa definida onde os secretários e os chefes dos grupos dinamizadores das aldeias e as antigas propriedades dos aldeões foram perdidas ficando dependentes da nova política comunista.    

0.1. Problematização

Problemas e entraves políticos, económicos e sociais internos (domésticos), regionais e globais marcaram as diferentes etapas da história de Moçambique pós-colonial caracterizado ainda pela implementação de políticas que permitissem desenvolver o país a curto prazo (10 anos). A agressão movida, primeiro, pela Rodésia do Sul, actual Zimbabwe, pela África do Sul do apartheid e, depois, pelo Movimento de Resistência Nacional de Moçambique (Renamo), a seca que assolou o país na década de 1980 e a crise económica dos anos 1980 movida pela alta dos preços do petróleo foram responsáveis pelo fracasso do socialismo. Isso obrigou o governo do dia a mudar o funcionamento do mesmo assim como do corpo administrativo económico e social do país, vindo-se obrigado a abandonar a política de economia centralmente planificada para uma economia de livre mercado.   

Diante desta realidade lança-se a seguinte questão:

- Quais foram as políticas de desenvolvimento económico traçadas em Moçambique após a independência (1975-1987)?

0.2. Hipóteses

Temos como possíveis respostas à nossa questão de partida:

  • Após a independência de Moçambique foram traçadas diversas políticas de desenvolvimento económico de orientação socialista que visavam acabar com o subdesenvolvimento do país, mas, as mesmas fracassaram devido a várias razões.
  • Foram traçadas políticas de desenvolvimento económico (machambas do povo, aldeias comunais, nacionalização de empresas e PPI) que por não considerarem a realidade socioeconómica do povo, não tiveram sucesso sobretudo na sua implementação.

0.3. Justificativa

Conhecer a história de Moçambique é sempre fascinante sobretudo quando se olha para o período que subsequente a independência nacional, trata-se do período que parte do ano de 1977, ano da realização do III Congresso um congresso que carregou consigo uma relevante importância pela sua natureza, pôs, foi o primeiro congresso realizado em solo pátrio independente.

Movido pela motivação pessoal, a escolha do tema foi devido a curiosidade que surgiu ao longo da formação académica prestes a findar, aonde no decurso da mesma foi possível aprender sobre as reformas económica de Moçambique independente, algo que se caracterizou pela introdução de várias reformas económicas objectivadas a tornar o país desenvolvido num período relativamente curto.

A escolha do ano de 1987, foi pelo facto de realizar-se em 1983 o IV congresso da Frelimo com o qual, as politicas socialistas foram aos poucos perdendo espaço abrindo-se portas para uma economia de livre mercado.

Não só estes factores levaram a autora a estudar sobre o assunto, mas também identificar os principais problemas que envolveram as estratégias de desenvolvimento económico no período em análise.    

O estudo tem uma relevância social pôs, o seu desenvolvimento trará a tona questões sobre a questão da mudança de politicas económicas e modelos de governação e as consequências tidas sobretudo a nível social.

0.4. Objectivos

Para o presente trabalho, foram traçados os seguintes objectivos:

0.4.1. Geral

  • Compreender as estratégias de desenvolvimento económico adoptadas após a independência (1975-1987).

0.4.2. Específicos

  • Identificar as estratégias de desenvolvimento económico adoptadas em Moçambique depois da independência.
  • Descrever os objectivos do PPI, aldeias comunais e machambas do povo.
  • Explicar qual foi o alcance das estratégias adoptadas no período em análise (1975-1987).

[...]