A DANÇA M’GANDA, Uma questão de identidades ou profissionalismo em Niassa?

Por Tubias Capaina | 21/02/2022 | Arte

Resumo 

O artigo reflete sobre as questão identitarias em Moçambique, com foque na provincia de Niassa. O povo Nyanja que hoje habita a orla oriental do Lago Niassa é parte integrante de um povo ainda maior, que  é conhecido historicamente por Povo Marave. A dança M’ganda é uma dança  tradicional, exclusivamente masculina, aculturada pelos nyanja dos Tonga. A  organização da dança M’ganda, composição, estrutura orgânica dos seus órgãos executivos, a sua indumentária, bem como o aprumo e a disciplina  mostram terem sofrido influência da participação dos moçambicanos nas duas Guerras Mundiais.Na dança M’ganda encontram-se valores históricos, tais como: a coesão étnica, cooperação e ajuda-mútua; convivência e diversão, amizade, familiaridade e hospitalidade, solidariedade, casamentos exogámicos e disciplina entre os seus praticantes. A preservação dos valores históricos e sócio-culturais da dança  M’ganda para as futuras gerações, impõe a integração destes saberes Locais. Assim a dança M’ganda é uma das manifestações culturais típicas do Distrito do Lago transmitida de geração em geração e que engloba em si valores históricos que são comuns ao Povo Nyanja.

Palavras-Chave: Dança, Ética, Religião e Deontologia Profissional.

Introdução

O presente artigo aborda sobre: Os valores históricos da Dança M’ganda no Distrito do Lago em Niassa. Assumindo a questão valor históricos local abrindo a probabilidade de a dança M’ganda poder oferecer ensinamentos sobre a coesão étnica, princípios de hospitalidade, cooperação mútua e partilha de problemas e soluções da comunidade. Por isso pensei na análise ética e deontológica na análise profissional. E assim pensar sobre as possibilidades da sua integração no sistema nacional como património histórico local. Os conceitos e reflexões acerca de ética e deontologia serão apresentados de modo a introduzir não somente os preceitos mais gerais sobre os temas, mas também para abordar sua aplicação na prática artistico e profissional. Assim analisar a ética como virtude das acções concretas (o ethos), olhando para os hábitos da rotina, constituintes dessa virtude. Entendo, porém, que há uma diferenciação não somente entre ética e moral, mas também a diferença entre ambos e deontologia. Desta forma, emprego o conceito deontologico como o caminho por meio dos quais podemos estabelecer leituras das acções tomadas em ocasião dos dilemas éticos, uma vez que elas levam em consideração a cultura profissional de maneira acentuada, 3 Arte é conhecimento, e partindo deste princípio, pode-se dizer que é uma das primeiras manifestações da humanidade, pois serve como forma do ser humano marcar sua presença criando objectos e formas que representam sua vivência no mundo, o seu expressar de ideias, sensações e sentimentos e uma forma de comunicação (AZEVEDO, 2007) cit. Ela tem a moral pessoal e profissional como base. Denotando-se a clara influência das teorias éticas de carácter deontológico e cuja expressão máxima se revelou em Kant e na sua filosofia direccionada para o conceito de dever aplicado à realidade do ser humano enquanto ser racional, livre e igual entre os demais. [...]

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