Resumo

O artigo abre espaços para refletir entorno do uso da música como linguagem metodológica nos processos de ensino e aprendizagens. Visto que, existem músicas que trazem consigo alguns assuntos relacionados com as aulas, sobre tudo, aquelas em língua local.

Por exemplo, musicas sobre a violência domestica, o respeito pela natureza, etc. para Santos; Costa; Kinn (2010) o uso de outros recursos didácticos- metodológicos e/ou linguagens pode fazer com que alunos com dificuldades em aprender, passem a ter maior interesse por essa disciplina, com esse interesse reavivado, torna-se produtivo investir e reinvestir no ensino, principalmente o ensino de base.

Com o absentismo escolar no ensino primário e secundário e a declínio no processo de ensino e aprendizagem em alguns cantos do país. Reconhecendo o valor social das musicas é provável que o uso da mesma como estratégias de ensino, faça com que os alunos despertem interesses pela escola. De acordo com Freire (2001) é relevante, aproveitar as experiências vividas pelos educandos dentro ou fora do contexto escolar, pois é a partir do uso dessas vivências que o aluno aprende a relacionar o conteúdo com o que ele ver em seu dia-a-dia.

Palavras-Chave: Música e linguagens metodológicas.

Introdução

Com este pequeno artigo em reflexão pretendo problematizar e apresentar algumas alternativas metodológicas para o uso da música nos sistemas de ensino como forma de estimular as crianças e os adolescentes do ensino primário e secundário em Moçambique, devidos os índices dos absentismos nas escolas. Por parte dos alunos de um lado e do outro pela desmotivação do educador. Para Fachin (2001) metodologias é um conjunto de métodos e técnicas utilizadas para a realização de uma pesquisa. Segundo Lakato e Marconi (2003), o método representa um procedimento racional e ordenado (forma de pensar), constituído por instrumentos básicos, que implica utilizar a reflexão e a experimentação, para proceder ao longo do caminho (significado etimológico de método) e alcançar os objectivos preestabelecidos no planeamento da pesquisa (projecto). Segundo Carmo & Ferreira (1998), as técnicas são procedimentos operatórios rigorosos, bem definidos, transmissíveis, susceptíveis de serem novamente aplicados nas mesmas condições, adaptados ao tipo de problema e aos fenómenos em causa. A análise estatística multivariada “consiste na exploração de possíveis relações que possam surgir entre duas ou mais variáveis, de forma a atingir os objectivos e comprovar as hipóteses consideradas” (Ibidem, 1999). Para Gil (2002) Questionário “é a técnica de investigação composto por um número mais ou menos elevados de questões apresentadas por escritas as pessoas, tendo por objectivo o conhecimento de opiniões, crenças, sentimentos, interesses, expectativas, situações vivenciadas, etc.”  [...]