Para lidar com conflitos, é importante conhecê-los, saber qual é sua amplitude e como estamos preparados para trabalhar com eles!

É possível acompanhar a evolução dos conflitos e suas características dentro das fases, os tipos, as áreas onde ele acontece. Existem vários tipos de conflito e sua identificação pode auxiliar a detectar a estratégia mais adequada para administrá-lo.

Conflito latente, não é declarado e não há por parte dos elementos envolvidos, uma clara consciência de sua existência. 

Conflito percebido: os elementos envolvidos percebem, racionalmente a existência do conflito, embora não haja ainda manifestações abertas do mesmo.

Conflito sentido, é aquele que já atinge ambas as partes, e em que há emoção.

 Conflito manifesto, é aquele que já atingiu ambas as partes, já é percebido por terceiros e pode interferir na dinâmica da geral.

Dentre as áreas de conflitos  é possível citar algumas bem específicas e comum de se notar.

Experiência de frustração de uma ou ambas as partes, a incapacidade de atingir uma ou mais metas ou de realizar e satisfazer os seus desejos, por algum tipo de interferência ou limitação pessoal, as diferenças de personalidade que são invocadas como explicação para as desavenças tanto no ambiente familiar como no ambiente de trabalho, e reveladas no relacionamento diário através de algumas características indesejáveis na outra pessoa envolvida.

Um conflito, como já se viu pode surgir de uma pequena diferença de opiniões, podendo se agravar e atingir um nível de hostilidade que chamamos de conflito destrutivo que passa por váriois níveis e a cada um vaio se agravando cada vez mais.

 Nível 1 - Discussão que é o estágio inicial do conflito e  caracteriza-se normalmente por ser racional aberta e objetiva.

Nível 2 - Debate,neste estágio as pessoas fazem generalizações e buscam demonstrar alguns padrões de comportamento.

Nível 3 - Façanhas, onde as partes envolvidas no conflito começam a mostrar grande falta de confiança no caminho ou alternativa escolhida pela outra parte envolvida.

 Nível 4 - Imagens fixas quesão estabelecidas e preconcebidas com relação à outra parte.

 Nível 5 - Loss of face (ficar com a cara no chão.) trata-se da postura de continuo neste conflito custe o que custar.

Nível 6 - Estratégias, que é onde esse começam a surgir ameaças e as punições ficam mais evidentes.

 Nível 7 - Falta de humanidade, as pessoas passam a se sentir cada vez mais desprovida de sentimentos.

 Nível 8 - Ataque de nervos, onde a necessidade de se auto preservar e se proteger passa a ser a única preocupação.

 Nível 9 - Ataques generalizados, nível  onde não há alternativa a não ser a retirada de um dos dois lados envolvidos ou a derrota de um deles.

É muito comum estabelecermos  metas e objetivos a serem atingidos e que podem ser diferentes das  outras pessoas, o que nos leva à geração de tensões em busca de seu alcance, diferenças em termos de informações e percepções, tendemos a obter informações e analisá-las à luz dos nossos conhecimentos e referenciais, sem levar em conta que isto ocorre também como outro lado, e que de uma forma diferente de ver as coisas, vale então parar, pensar, se analisar...

Evitar precipitações e adiamento do tratamento.

Usar a estratégia adequada à natureza do conflito.

Considerar os desdobramentos necessários.

Conter as tensões emocionais.

Olhar de forma objetiva  as causas do conflito.

Despolarizar a solução do conflito.

Procurar ser empático com você mesmo e com o outro.

Como Psicanalista e Conciliadora penso que o melhor é olhar para o futuro e em seguida, aprender com o passado e seguir em frente.