Nomes das autoras : Aline Vieira, Ana Paula Malagoli, Kamila de Cassia, Márcia Vieira e Vitória luiza.  

 Resumo. 

    Este artigo é um dos temas do nosso primeiro trabalho(CONHECIMENTO FILOSOFICO) da matéria de metodologia (dada pelo professor Carlos, FDCON). 

Introdução. 

   Se pensarmos no surgimento dos tipos de conhecimentos que tentam explicar o mundo, o primeiro deles seria o mitológico. E esse conhecimento surge com o objetivo de buscar a origem das coisas e do universo, apelam para os seres sobrenaturais fantasiados como deuses.Portanto, com o passar dos anos surge o conhecimento filosófico , que se caracteriza pelas respostas racionais para justificar a origem e os problemas do mundo . Esse tipo de conhecimento se baseia no uso da razão. A característica principal é questionar.Para os filósofos o que move o mundo são as perguntas e não as respostas.Outra característica marcante do conhecimento filosófico é a transmissão pelo dialogo que é reconhecer que o outro com quem se fala não é ignorante, apenas possui conhecimentos divergentes dos seus/meus. É importante, uma revisão de toda informação adquirida, um modo de ter maior aceitação do publico escolhido, em busca de conhecimentos além das crenças do senso comum. 

    Existem vários caracteres que tentam explicar o conhecimento filosófico ,a origem e os fundamentos desse tipo de conhecimento. É no entanto uma forma de organizar ideias que tentam explicar o mundo além do senso comum e mesmo com tantos fundamentos não existe somente esses conhecimentos, existem vários com mesmos objetivos e divergentes nomes e conceitos.  

Desenvolvimento. 

    Muitas vezes, aparecem perguntas que não sabemos responder, presenciamos fatos que não sabemos o que pensar a respeito . Deparamos com situações que não sabemos como nos comportar . Mas a filosofia nos dá a oportunidade de alcançar outras formas de pensamento; até que tomamos decisões para os problemas do dia-a-dia, que podem ser transformados em tema de profunda reflexão, buscando e revelando significados . 

'' O termo filosofia vem do grego philos (que ama) e sophia (sabedoria) e se refere-se ao " amor a sabedoria" ''. 

A filosofia é o modo de pensar reflexivo do homem sobre o cotidiano para compreender seus atos e seus pensamentos. Por meio da reflexão o homem tem outra dimensão, além de oferece-lo ao mediato da a possibilidade de superar a situação dada e não escolhida. 

 Assim, podemos interpretar a filosofia como atitude, pensar permanente e critico que busca superar obstáculos na direção de uma resposta clara e segura, na tentativa de responder questões fundamentais da realidade e compreender o que há de vago e confuso em nossas ideias habituais.  

   Portanto, pode ser entendida como uma busca da verdade e não a própria verdade, como muitas vezes pode parecer. 

 E o que acontece, muitas vezes, quando nos deparamos em uma situação para resolver um determinado problema, mas não conseguimos chegar a solução dele; isso acontece porque não refletimos, não pesquisamos , não nos questionamos mas se o que estamos fazendo é o certo .  

 Conclusão.  

   Vamos colocar os pingos nos "is": O que é conhecimento? Simples: apreensão da realidade. Quem conhece algo, é porque apreendeu a essência desse "algo". E o que é a verdade? Igualmente simples: é a "coisa em si". Se Fulano e Beltrano presenciam um fato qualquer e são chamados a depor como testemunhas, cada qual irá expor a sua VERSÃO dos fatos. "Versão" não se confunde com "verdade". A verdade, aqui, pode ser expressa como a dinâmica real dos fatos, dissociada de quaisquer subjetivismos, impressões pessoais. 

A missão da Filosofia não é explicar o mundo, mas esclarecer e delimitar com precisão os pensamentos, conceitos e problemas que de outro modo ficariam confusos.

Referências Bibliográficas  

 http://www.webhumanas.net/tiposdeconecimento 

Webartigos.com/mobile/artigos/cinco-caracteristicas-do-conhecimento-filosofico/104979/ 

https://www.youtube.com/watch?v=S6T8_GBjoOc (Video)