Inércia é a tendência que todo corpo tem de permanecer no estado em que se encontra, seja de repouso ou de movimento. Para vencer a inércia deve-se aplicar uma força no corpo para que ele mude de estado. Por exemplo, um móvel que esteja se deslocando a uma velocidade x, deve receber uma força a fim de que pare. Por outro lado, um objeto parado, para que comece a se movimentar e adquira alguma velocidade, também é necessário que sobre ele se aplique alguma força. Como dizemos com linguagem mais popular: "para sair da inércia".
As leis da física também se aplicam, pelo menos de modo análogo, na vida do ser humano no que diz respeito a quase tudo, mas principalmente, em relação à vida profissional e empresarial.
Vejamos então: a grande maioria das pessoas se acomodam com determinadas situações de suas vidas e acabam ficando paradas no tempo, deixando de se desenvolver como profissionais.
Para mudar essa situação de "inércia" será necessário uma força externa, algum tipo de motivação especial, algo que faça uma revolução por dentro da pessoa para colocá-las em direção ao movimento. Vencer o atrito e a lei da gravidade não é fácil, há que despender muito esforço, gastar bastante combustível e energia. Fato que a maioria das pessoas tem dificuldade de conseguir: combustível.
Qual o combustível ideal?
Vontade. Essa é a questão. O sujeito só consegue mover-se em direção ao sucesso com muita força de vontade e determinação, pois o atrito que o prende ao chão é muito grande. A boa notícia é que, depois de ter começado a se movimentar fica mais fácil. O maior gasto de energia e, por consequência de combustível, é quando o corpo está em repouso e vai começar a entrar em movimento. Manter o movimento, embora também haja gasto de energia, fica mais fácil. Aliás prefiro dizer: "menos difícil".
Para a pessoa conseguir sair da "inércia" é necessário nutrir um sonho, e a partir daí começar a desenvolver a vontade de mudar. tudo começa no pensamento.
Volto a dizer, sair do repouso não é fácil. Gasta muita energia. Portanto tenha um imenso tanque de combustível para não acabar pelo meio da pista com "pane seca" enquanto observa pelo retrovisor todos os outros se aproximando e, até mesmo, ultrapassando-o com facilidade, já que você parou no meio do caminho.
Tenha um sonho (um grande sonho), divida-o em metas e parta em busca desse sonho alcançando cada meta passo a passo, com calma e estratégias. Tenha um plano de ação para não sair por aí atirando para tudo quanto é lugar e acabar por não acertando em lugar algum.
Depois que você decolar e começar a crescer, para se manter no crescimento vai ter que continuar gastando energia, mas pelo princípio da física, para fazer um corpo em movimento parar, é necessário que uma força atue sobre ele. Portanto meu amigo, depois de vencidas as etapas iniciais, vencer o atrito fica mais fácil. O importante é começar!


Sucesso e paz
Postado por Sergio Matos