– Tríade das Competências A-Z

Em gestão com foco nas competências, certamente você já ouviu falar alguma coisa, do contrário, é recomendável pesquisar um pouco sobre o assunto, pois se trata de um sistema de gestão muito crescente, diria a passos largos inclusive, especialmente nas empresas mais conceituadas e de maior porte. Nos países desenvolvidos, nem se fala. A grande maioria das empresas conceituadas atua sob competências. Mas você deve estar se perguntando:

-  O que vem a ser Gestão por Competências?

Para melhor entender, vamos falar de formação com foco nas Competências A-Z, que estruturei, entendendo que seja o ideal, para o alcance de um perfil ideal, desejado pelo mercado de trabalho.

Este conceito, a quem tem a percepção e busca desenvolver um plano de carreira consistente, é a forma mais recomendável nos dias de hoje, uma vez que o foco principal está no aspecto comportamental (Atitude) e trabalha o entendimento e o desenvolvimento da tríade do C.H.A. amplamente difundido no Brasil por diversos autores renomados.

Competências A-Z

[a] Administração do tempo _ Habilidade 

[b] Bom Senso _ Atitude

[c] Comprometimento _ Atitude

[d] Disciplina _ Atitude

[e] Ética _ Atitude

[f] Flexibilidade _ Atitude 

[g] Gramática _ Habilidade 

[h] Humildade _ Atitude 

[i] Iniciativa _ Atitude 

[j] Jeito _ Habilidade

[l] Liderança _ Habilidade 

[m] Motivação _ Atitude

[n] Negociação _ Habilidade 

[o] Organização _ Habilidade 

[p] Planejamento _Conhecimento 

[q] Qualidade _ Conhecimento

[r] Resiliência _ Atitude

[s] Sabedoria _ Habilidade 

[t] Tecnologia _ Conhecimento

[u] Único e Proativo_ Habilidade 

[v] Visão _ Conhecimento

[x] X da Criatividade _ Habilidade 

[z] Zelo _ Atitude

 

Observe que das 23 Competências A-Z, temos:

 

  •  10 (dez) Competências voltadas para as atitudes;
  •  09 (nove) Competências voltadas para as habilidades e apenas;
  •  04 (quatro) Competências voltadas para ao conhecimento.

     Qual a conclusão que podemos tirar com essa distribuição?

-  Muito simples. Das 23 competências necessárias para o sucesso profissional, 19 estão diretamente ligadas ao nosso comportamento, ou seja, atitude para busca de objetivos e habilidade para lidar com as situações que se apresentam no cotidiano e por fim, o conhecimento que é necessário para embasar a atitude e dar consistência às habilidades. Pense nisso!

Veja que para buscarmos o conhecimento e desenvolvermos nossas habilidades, precisamos acima de tudo, ter atitude. Este é um dos requisitos mais importantes no processo da aprendizagem e no alcance do sucesso almejado.

Sendo assim “formação com foco nas Competências A-Z”, é um modelo de aprendizagem estratégica, que busca a excelência profissional, pelo fato de que na Gestão por Competências, podemos entender que:

  •   A metodologia é clara e lógica, com foco na pessoa (comportamento) e em seu desempenho;
  •   Os talentos humanos deverão sempre ser alinhados com o Propósito, Missão, Visão, Valores e estratégias de cada organização;
  •   Normalmente, a gestão apresenta coerência, entre os objetivos, metas e processos da organização;
  •   Os resultados são demonstrados de forma transparente e prática, numa linguagem acessível, onde o feedback, é fortemente aplicado em toda sua abrangência.

A aplicação dessa abordagem e o desenvolvimento na formação com foco em Competências A-Z, trazem resultados imediatos e duradouros para todos: Gestores (atores estratégicos), líderes (atores táticos) e colaboradores (atores operacionais), contribuem para que as metas empresariais sejam atingidas, com melhor qualidade e tempo, no ambiente do negócio.