COMO APROVEITAR AS OPORTUNIDADES QUE DEUS NOS DÁ?

 

Por Wagner Silva.

27/08/2023.

 

A palavra de Deus em Eclesiastes capítulo 9, versículo 10, nos admoesta para tudo quanto formos fazer, senão vejamos:

 

Ec. 9.10 - Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças; porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra, nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma.

 

Tudo o que desempenhamos, em fazer, em todas as áreas da vida, requer o nosso melhor, pois, devemos ter em mente, que não estamos fazendo para homens por mais que aos nossos olhos estejamos fazendo aos homens, tudo quanto fazemos devemos fazer como se estivéssemos fazendo para o próprio Deus, pois, é Dele que virá a nossa recompensa (galardão) do Senhor Jesus que virá nossas bênçãos, conforme nos ensina o Apóstolo Paulo na epístola aos Colossenses cap. 3, vers. 23-24, portanto, tudo quanto fazemos requer o nosso melhor.

Devemos enxergar tudo quanto nos forem apresentados e vierem às nossas mãos como uma oportunidade de crescimento, talvez, por mais difícil seja naquele momento, porém, pode ter certeza se Deus permitiu é porque Ele viu que somos capazes de realizar aquele feito com louvor e sucesso (1 Co. 10:13), devemos nos empenhar ao realizarmos qualquer atividade seja ela fácil ou difícil, pois, haverá situações que exigirá sacrifícios, haverá choro, mas, lá na frente após passarmos por ela, certamente sairemos como vitoriosos e o nome de Jesus será glorificado através de nós.

Por isso, digo-vos sobre a importância de aproveitarmos cada momento que nos é dado, cada oportunidade, seja ela grande ou pequena com disposição e comprometimento.

Por que a gente vê pessoas, inclusive, dentro das igrejas reclamando da vida, da situação a qual tem vivenciado? O motivo desse fracasso se formos analisar friamente e de forma imparcial, sem deixar que o sentimento tome conta desta análise, veremos que muitas delas têm murmurado, reclamado da vida, do salário, do governo, muitos têm procurado tirar de si a responsabilidade de seu fracasso e busca alguém ou uma situação para se confortar e atribuir o fracasso que vive, assim como aconteceu no jardim do Éden, quando Eva para tentar justificar seu erro, buscou jogar a culpa na serpente, Adão por sua vez, ao invés de assumir a responsabilidade de seus atos, pois, até então, Deus tinha passado a ordem diretamente a Adão e este estava responsável pela árvore do fruto da vida, mas não, Adão tentou jogar a culpa em Deus falando “a mulher que tu me deste” como se Deus fosse culpado da desobediência e pecado cometido por eles Adão e Eva.

Portanto, ao invés de ficarmos murmurando frente ao problema ou situação que tenta nos afrontar e envergonhar devemos orar e pedir sabedoria a Deus para que possamos fazer tudo aquilo que nos foi confiado com comprometimento e responsabilidade, pois, em cada manhã que Deus nos dá com saúde e vida, temos uma chance e oportunidade de fazermos a diferença e consequentemente honrar e glorificar o Senhor Jesus por meio de nossa atitudes.

Assim, não podemos fazer como aqueles que por não terem uma fé viva no Senhor Jesus, atribuem seus fracassos às desigualdades da vida, as adversidades, obstáculos encontrados em sua caminhada, pois, nós sabemos em quem temos crido e por isso fazemos a diferença, vez que, a própria palavra de Deus nos fala: “Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que o não serve”. Ml. 3:18, não que Deus faça  acepção de pessoas, mas, nãos seria justo que, aqueles que não crêem em Deus, ou que não querem seguir os preceitos ensinados por Jesus, ou seja, aqueles que não querem nada com nada sejam tratados da mesma maneira  que aqueles que buscam estar em santidade e buscam seguir os ensinamentos de Jesus em tudo o que fazem, porque o único objetivo daqueles que temem a Deus é agradar e louvar o Deus vivo, não estou aqui entrando na meritocracia do pecado, pois, todos nós já nascemos pecadores, porém, aqueles que confessam o Senhor Jesus como seu único Senhor e Salvador e buscam andar em santidade são lavados da mancha do pecado.

Todos nós temos talentos, talentos estes que foi o próprio Deus quem nos deu, porém, cabe a cada um de nós desenvolvê-los para agradar a Deus e fazer a diferença em tudo quanto formos realizar, glorificando assim o nome de Jesus.

Para concluirmos este estudo, devemos lembrar que todos aqueles que pertencem a Deus não aceitam a derrota, fracasso, vergonha, e não podem aceitar ficar murmurando frente a situação, pelo contrário, devem enxergar as circunstâncias ainda que desfavorável como oportunidades para fazer a diferença, testificando assim sua fé viva e verdadeira no Deus vivo, glorificando o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

A pergunta é: Adianta ficar gastando seu precioso tempo murmurando e reclamando da situação? Vai mudar alguma coisa na sua vida, você reclamar? Reflita nisso! Que Deus os abençoe ricamente.