MAS, AFINAL O QUE É PÁTRIA?

 

Professor Me. Ciro José Toaldo

 

            Em breve estaremos entrando na Semana da Pátria, neste ano, comemorando o Bicentenário da Independência do Brasil. Como professor, tenho realizado, desde o início do ano, ações para resgatar o patriotismo que está esquecido.

            Chama-me atenção a falta de interesse e descaso para com este assunto. Estive conversando com algumas autoridades do setor militar que confirmaram o descaso relacionado ao patriotismo.

Este é momento oportuno para lançar a indagação: o que se entende por ‘Pátria’ e qual sua relação com os cidadãos comuns? Sem ufanismo doentio, endeusamento de símbolos ou questões de politicagem, deveríamos compreender que a Pátria, como qualquer dicionário apresenta é o lugar onde nascemos e pertencemos como cidadão! Por quais razões o conceito de ‘Pátria’ no Brasil tem tanta banalização, deboche e até rancor?

Como expressado em artigo anterior, essa descrença em relação à Pátria, acaba sendo percebida nas comemorações cívicas das escolas! O sentimento em relação aos símbolos nacionais, como a Bandeira e o Hino não são banalizados apenas nas escolas, mas, entre determinados artistas que chegam a pisar na própria Bandeira do Brasil!

Este momento é delicado para abordar este assunto, mas, estamos prestes a comemorar um grande acontecimento de nossa História: os duzentos anos de Independência, portanto, momento de profundas reflexões. Uma pena estar acontecendo junto de um pleito eleitoral, mas como dizia meu saudoso pai Brenno: ‘a politica passa e nós ficamos’. E isto irá acontecer, em outubro, tudo volta a sua normalidade, contudo, como ficará a nossa História, a nossa cidadania e o compromisso com a Terra onde nascemos mediante estas comemorações?

Infelizmente, tratando-se de poder o jogo de interesse é grande em nosso país! Desde o período colonial, passando pelos portugueses e tantos outros grupos, sempre fomos vistos como ‘vaca leiteira’, essa era a visão de D. João IV, no século XVII, em relação ao Brasil. A Independência, que completa duzentos anos, começa a instaurar o ‘toma lá dá cá’, marca impregnada na política e organismos públicos do país.    

É urgente, para grande parte da população que conceito de Pátria e cidadania, seja revisado, caso contrário, o perverso antipatriotismo continuará tendo espaço. Num cenário de descrença, de falta de amor para com a Pátria e de zelo com a cidadania, tudo se complica e o bem comum passa a dar espaço para falcatrua e corrupção.  

Quiçá possamos compreender que a Pátria, sendo o torrão querido, onde nascemos, possa contribuir para levar o cidadão a ter atitudes de encorajamento, por exemplo: o estudante fazendo do seu estudo a mola propulsora; quem vive da força de seu trabalho, desempenhem com garra seu oficio (tendo remuneração justa e sem exploração); político que exerça com respeito e dignidade o seu mandado e o juiz seja justo e imparcial em suas decisões.

Quando se busca conhecer as raízes de onde viemos, sobretudo as ligadas com a História da Pátria, haverá razões de enaltecer o passado, além de ter a possibilidade de corrigir erros, jamais perpetuar o que não trouxe benefício para todos.  

Este é o momento de se pensar na sua Pátria!

Até o próximo!