DESCER OU ASCENDER!

Professor Me. Ciro José Toaldo

 

            O título deste artigo pode nos levar a muitas reflexões. A primeira delas é buscar entender qual é o sentido de nosso existir, pois não estamos por acaso neste mundo. Quando se compreende qual é a nossa missão, a vida começa ter outra dimensão!

            Ao sair do senso comum, do que todos pensam, tendo a preocupação com nós mesmos, passamos a ascender, ou seja, vamos crescendo, prosperando em vários sentidos, seja materialmente e espiritualmente. Tenha consciência que ‘descer’, estagnar ou como muitos dizem, ‘ir para trás’ é o caminho fácil, pois é só não fazer nada e deixar a vida seguir seu curso! Assim sendo, para ascender é preciso esforço, determinação e focar nas metas e ideal. Aliás, antes de tudo, trace o seu caminho, não deixe os outros determinar a que lugar você deve chegar!

            Um segundo ponto: quando se tem a determinação na busca do crescimento os desafios serão maiores. Tanto a dimensão material quanto espiritual requer essa predisposição no foco estabelecido. Por exemplo, Jesus quando esteve neste mundo e promete o Reino dos Céus aos desejosos em segui-lo, deixou claro a condição de se tomar a cruz e avançar. Veja a dimensão do sacrifício, pois quanto maior a conscientização, responsabilidade e compromisso, maiores serão os desafios, empecilhos e o próprio trabalho. Esse é o ‘trilho’ aos desejosos em ‘ascender’.

            Neste sentido, faço a terceira colocação: como é fácil atacar quem está ascendendo, tendo boas oportunidades, dando-se bem na vida e vencendo suas dificuldades. Verdade seja dita, olhar para o outro e julgá-lo é melhor que voltar para si e ver como está a sua existência!

Infelizmente ainda vivemos no mundo de aparência e enganações, onde há uma espécie de teatro. Nesta dimensão, perde-se a essência do viver; isso gera inquietação, levando a profundas angustias e, em última instância, provoca a perda da razão do viver!

Descer ou ascender? Eis um quesito básico para cada um responder! Acordar todos os dias, trabalhar, comer, descansar, dormir e fazer todas as demais funções básicas não preenche o vazio existencial, somente quando há busca em ascender à vida ganha sentido!

Na Grécia Antiga, a mais de dois mil anos antes de Cristo, os Cínicos, por meio de Diógenes, demonstraram que viver vai além de ter o óbvio e o básico. Diógenes vivia em um barril, todo maltrapilho e com muitas inquietações. Assim sendo, os Cínicos (literalmente é viver como um cão) mostram que para viver bem se deve buscar ascender, caso contrário todos os demais bens de nada servirão.

Vivemos num momento impar para decidir qual o caminho para ser seguido! Não olhe para o outro, mas para sua própria existência. Não importa se conhece ou não a Filosofia, a História ou outras ciências que nos levam a buscar ascender. Quando há coragem em olhar em nosso íntimo, entendendo a nossa ‘alma’ e percebendo que é natural ‘descer’ e entregar-se aos problemas ou os escondendo no mundo das drogas, prostituição e outros vícios que levam a viver pior que um animal.

Que tenhamos sabedoria, graça divina, prudência e determinação em viver na busca constante em ascender. Nesse quesito, a verdadeira religião, ligada aos princípios primitivos de Jesus, pode ajudar muito.

Pense nisso! Até o próximo!