Melhorar o próprio raciocínio estratégico é um dos objetivos mais importantes para qualquer pessoa, já que permite melhorar a vida em diversos aspectos, tais como aprender mais rápido, entender melhor diversos assuntos e até mesmo ampliar a visão para novas ideias.

Há várias formas de fazer isso, mas para quem está em busca de algo que não seja estressante e ainda assim proporcione ganhos reais de capacidade, não existem opções melhores que os jogos.

Xadrez

Criado há séculos e uma das modalidades estratégicas mais famosas da história, o xadrez explodiu em popularidade nos últimos meses por conta da premiada série O Gambito da Rainha, que merece ser assistida por qualquer entusiasta, e existem muitos motivos para começar a praticar.

Disputadas entre dois oponentes no lado oposto de um tabuleiro com 64 casas de cores alternadas, todas as jogadas de uma partida de xadrez envolvem raciocínio crítico e lógico. Isso exige pensamento estratégico e eficiente, além de trazer diversos benefícios para o cérebro.

Ainda que o número de peças seja limitado e ambos jogadores contem com as mesmas armas, a imensa quantidade de jogadas possíveis e variáveis em cada movimento fazem demandam uma boa capacidade de pensar em padrões de forma rápida para se ter chance de vitória.

Diversos estudos demonstram que jogar xadrez aumenta as habilidades de resolução de problemas, melhora a concentração, estimula a criatividade e expande a memória de forma significativa.

Um estudo realizado na Venezuela com 4 mil participantes descobriu que apenas quatro meses de prática do xadrez aumentaram as pontuações de QI e promoveram a produção de dendritos no cérebro, prolongamentos dos neurônios que garantem a recepção de estímulos e outras funções.

Considerando todos esses benefícios, não é nenhuma surpresa que o xadrez seja a modalidade favorita de grandes empresários como Mark Zuckerberg, Bill Gates e tantos outros. Além disso, o xadrez evoluiu com as novas tecnologias e hoje é possível jogar online em sites como o Chess.com, o que facilita de forma significativa a vida de quem quer começar.

Blackjack

Outro jogo excepcional para desenvolver o pensamento crítico é o blackjack. Disponível tanto em estabelecimentos de cassino quanto em acirradas mesas de blackjack online, essa modalidade tem sido uma grande favorita de mentes analíticas há décadas.

Disputado entre os jogadores e o dealer, responsável por distribuir as cartas e pelo controle da banca, o blackjack exige altas doses de foco, concentração e conhecimento matemático para vencer.

A modalidade ensina a planejar e executar um plano de ação baseado em dados objetivos e desenvolve a capacidade de raciocínio lógico do jogador em cada uma das decisões que precisam ser tomadas durante as partidas.

Assim como o xadrez, o blackjack também é um grande favorito de algumas das pessoas mais bem-sucedidas do mundo, como o ator Ben Affleck e o rapper Jay-Z. Inclusive, o lendário investidor e gerente de fundos Edward Thorp deve parte do seu sucesso ao blackjack.

Thorp esteve tão envolvido com a modalidade que foi responsável por criar um dos principais modelos matemáticos utilizados pelos jogadores na hora de tomar decisões em relação ao que fazer em cada jogada.

Depois de anos, ele levou os mesmos métodos matemáticos para o mercado financeiro e obteve tanto sucesso quanto na primeira empreitada, sendo amplamente considerado um dos maiores investidores americanos da história.

Sudoku e palavras cruzadas

Para completar a lista de jogos que permitem desenvolver o raciocínio lógico, é preciso falar sobre o Sudoku e as palavras cruzadas. Duas faces de uma mesma moeda, ambos envolvem completar espaços em branco e desenvolvem diferentes áreas do cérebro.

Não há oponentes além do próprio jogador nas duas modalidades, mas suas regras variam de forma significativa. Enquanto no Sudoku há uma grade fixa com nove quadrados subdivididos em nove quadrados menores, não há um limite para a quantidade de espaços nas palavras cruzadas.

De forma similar ao xadrez, tanto o Sudoku quanto as palavras cruzadas fazem com que o cérebro aumente a produção de dendritos e melhore a memória. Além disso, aprimoram a capacidade de raciocínio a longo prazo, já que é preciso levar em conta diversas variáveis na hora de completar cada um dos espaços em branco.