O ciclismo de montanha é uma das modalidades mais indicadas para que curte uma pedalada regada de muita adrenalina assim como também adora praticar o ciclismo em meio a paisagens naturais únicas e incrivelmente belas onde o trânsito nesses locais costuma ser muito pouco ou mesmo inexistente.

O que antes era visto como apenas um hobby para aqueles que gostavam de praticar esportes radicais, a partir de 1996 o ciclismo de montanha começou a ser considerado um esporte olímpico onde estreou nos Jogos Olimpico de Atenas, sendo que este fato acabou evidenciando a importância que essa modalidade tem nos dias de hoje.

Principais modalidades do ciclismo de montanha

Ao longo do tempo o ciclismo de montanha se segmentou em várias categorias onde cada uma delas possui técnicas assim como equipamentos e diversas pessoas que acompanham de forma distintas essas categorias do ciclismo de montanha.

Dependo do foco algumas categorias estão mais voltadas para o quesito velocidade, em outras a agilidade é mais visada entre os seus praticantes, sem contar que tem categoria onde as manobras são as mais buscadas por seus praticantes que sempre procuram se aprimorar ainda mais neste segmento para impressionar o público que acompanha esse esporte.

Veja a seguir as principais modalidades do ciclismo de montanha.

Cross Country

Essa modalidade do ciclismo de montanha corresponde a um esporte de resistência mais antigo e também popular deste segmento. Apresentando provas que variam de pequenas distâncias até percursos mais prolongados, suas competições de várias voltas acabam testando a resistência física dos ciclistas mais experientes.

Grande parte do percurso no ciclismo de montanha de competição envolve trechos longos de subida e também de descida, por isso o ciclista deve manter a forma para conseguir pedalar com eficiência.

Em relação as bikes que são utilizadas para realização do cross-country geralmente são mais leves apresentando um peso em torno de 12kg.

Downhill. 

No Downlill as provas geralmente são mais difíceis do que se imagina. Apesar de descer em uma ladeira reta e com pavimento seja algo fácil, em se tratando de ciclismo de montanha o trecho pode apresentar inclinações pesadas e também você pode encontrar grandes obstáculos.

São pedras, buracos, enfim esses e muitos outros detritos podem ser encontrados em toda parte da pista quando se pratica essa modalidade e como a descida e feita em alta velocidade por conta da gravidade, esse esporte acaba trazendo consigo um perigo considerável, mas que ao mesmo tempo desperta o interesse de muita gente por conta do pico de adrenalina que se sente ao pedalar pelas trilhas de Downhill.

As bicicletas que são necessárias para a prática do Downhill devem ser bem resistentes assim como também devem apresentar uma suspensão fortalecida para conseguir encarar os obstáculos na pista. Por essa razão é que essas bikes possuem um peso elevado em relação a outras bicicletas que são usadas em modalidades diferentes do Downhill.

Four Cross

Essa modalidade do ciclismo de montanha é feita com quatro ciclistas se enfrentando em uma espécie de corrida através de uma série de obstáculos tanto naturais como artificiais.

Nesse caso o percurso pode se apresentar como um verdadeiro desafio em relação a técnica pois possui desde colinas até curvas mais estreitas e também alterações abruptas de elevação.

 

Slalom Duplo

Essa modalidade é realizada com o ciclista percorrendo um trecho indo até o sopé de uma colina em meio a espaços demarcados por bandeiras coloridas, ou seja, para fazer o Slalom Duplo é preciso ter muita técnica e flexibilidade com a bike, pois caso contrário você não conseguirá se adaptar a essa modalidade de ciclismo de montanha.

         Portanto para praticar algumas dessas modalidades descritas acima é preciso muito treinamento além de um verdadeiro planejamento para acabar não cometendo erros.

Mas apesar disso ainda existem ciclistas que não desenvolvem um bom planejamento e por isso os erros cometidos acabam sendo bem recorrentes. Veja a seguir alguns dos erros cometidos por ciclistas que praticam o ciclismo de montanha.

PRINCIPAIS ERROS NO CICLISMO DE MONTANHA

 

Executar sempre a mesma rota

Por ser mais cômodo e simples muitos ciclistas acabam cometendo esse erro de querer praticar o ciclismo de montanha sempre pelo mesmo trajeto, mas a longo prazo esse detalhe pode acabar fazendo com que o ciclista não evolua no esporte e fique estagnado no treinamento.

Também não haverá melhora física, pois a resistência exigida pelo percurso será sempre no mesmo nível. Enfim, para quem está procurando melhorar sua resistência física e evoluir no ciclismo de montanha com certeza deve buscar alterações de rota conforme a evolução dentro da modalidade que você está praticando acontece.

Ficar na frente sempre

Esse também representa um grande erro cometido por alguns praticantes do ciclismo de montanha. Geralmente quando se sai com outras pessoas para pedalar, a ânsia de ficar sempre na frente, ou seja, de chegar sempre no primeiro lugar acaba tomando de conta e isso de fato não pode acontecer.

O organismo precisa ir se adaptando aos poucos aos esforços que a prática desse exercício exige. Por isso procure pedalar de forma moderada, nem rápido demais, mas também não muito devagar, pois dessa forma você estaria prejudicando a sua resistência. Tente manter um ponto de equilíbrio, pois isso será fundamental para que você tenha um bom desempenho no ciclismo de montanha.

Não se alongar

Todo e qualquer exercício físico requer um prévio alongamento antes mesmo de iniciar a sua execução assim como também após o seu término e com o ciclismo de montanha também não seria diferente. Mas infelizmente alguns ciclistas acabam cometendo esse erro e partem para a trilha sem ao menos ter se alongado.

O alongamento promove a ativação muscular que será bastante útil para você devido à resistência e o esforço físico que você terá que passar ao percorrer as trilhas do ciclismo de montanha.

Após a pedalada o alongamento impede que seus músculos se contraiam e consequentemente fazem surgir em seu corpo aquela sensação incômoda de dores e fadiga muscular.

Portanto faça o alongamento tanto antes quanto depois das pedaladas, pois com certeza você desenvolverá uma melhor pedalada além de evitar possíveis desconfortos físicos.

Enfim se você está realmente interessado em praticar o ciclismo de montanha veja as dicas acima e saiba qual a melhor modalidade dentro desse esporte para você estar se encaixando bem como fique atento para não cometer nenhum erro durante a prática dessa atividade e assim você sem dúvida alguma iniciará no ciclismo de montanha da melhor forma possível.

Se você gostou deste artigo, compartilhe com seus amigos esta e outras dicas em: www.bikeloko.com.br/dicas