A Física Quântica em sua elaboração e construção teórica traz contribuições importantes para a filosofia seja no campo da Natureza, Ontologia ou da Metafísica. No entanto, aqui o que é importante seria a contribuição no campo da Filosofia da Natureza.

Vale salientar que, muitos conceitos na quântica sofrem certa semântica, como por exemplo, o conceito de matéria, coisa, e a relação do eu com a natureza, e por que não dizer a própria natureza, pois a relação com ela se dará entre consciência e epistemologia. Lógico que esta ‘nova ciência’ é muito mais abrangente e complexa, pois o modo de como ela interpreta o mundo e nós mesmos, partem de viés novos, e com isso acarreta uma reconstrução do paradigma clássico.

É a ciência que quer falar das dimensões em iguais ou menores escalas atômicas. Existem campos de atuação, sejam elas, da física no caso da Mecânica Quântica, como também há no campo da espiritualidade e da neurociência, e outros.

Mesmo em se tratar de uma nova linguagem e reflexão da nossa realidade, apresenta-se com uma estrutura não tão diferente das demais, ela possui uma base metafísica, de uma estrutura lógica, para traçar uma metodologia, de hipóteses e conjecturas, tendo como final sua teoria. Quer dizer, segue à todas as estruturas de uma ciência, aqui a questão é rumo a um novo paradigma, e de uma nova perspectiva na percepção da nossa realidade.

A primeira indagação quanto a Física Quântica seria de, quais os pressupostos levantados por ela, e como elas se relacionam com a nossa realidade, apesar de que ‘realidade’ aqui seja apresentada como algo para eles, uma radicalidade do meu eu (consciência) e como vejo a realidade (ondas de possibilidades), quero dizer, como percebo o mundo e a natureza das coisas.