UMA ENTREVISTA COM O MEDIEVISTA JACQUES LE GOFF

INTRODUÇÃO

Nesta entrevista Jacques Le Goff comenta principalmente sobre os historiadores pertencentes à sociedade Ocidental, sociedade esta que sofreu grandes choques no século (XIX), mas, sem estabelecer uma ordem de hierarquia entre eles e ainda cita alguns fenômenos como o choque tecnológico, as descobertas, a revolução industrial e também o choque social e político originário em da Revolução Francesa que marcou o fim de um mundo e o começo de outro.

Grandes pensadores como Tocqueville, foram favoráveis a estas modificações que também aconteceram durante a revolução no campo religioso, no campo econômico e no campo cultural. No campo econômico há um fato de grande importância que é a fome que é típica da Idade Média e da época moderna, e vão até o fim do século (XVIII) e que expressam um ar arcaico da economia rural, mas causam um grande abalo mental.

No século XIX, há fome ainda em muitos Países da Europa, na Rússia, por exemplo, mas no conjunto esse elemento não existe mais, no campo cultural, as instituições mantêm a continuidade, como é o caso da instituição universitária e no campo religioso, as mudanças ocorrem devagar, sempre com ritmos diferentes de acordo com as regiões.

DESENVOLVIMENTO

Ao pensar em modernidade, a primeira coisa que nos vem é lembrar dos acontecimentos e das formas de agir, que estão presentes no Mundo Contemporâneo e cujo significado passou a definir uma única palavra e isso se fez presente nos séculos (XVI e XVIII), com um volume extraordinário de transformações estabeleceu uma nova percepção de mundo, que ainda pulsa em nossos tempos (SOUSA, 2009).

De fato, estas novas percepções do tempo e do espaço ganharam uma sensação mais intensa e volúvel e como exemplo podemos citar o processo de formação das monarquias nacionais pode ser um dos mais interessantes exemplos que nos revela tal ação (SOUSA, 2009).

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Entre o período da Revolução Industrial e o século (XIX) mudanças importantes aconteceram como a evolução da tecnologia e da globalização que de forma direta estão relacionados com a Idade Moderna e é isso que aguça o espírito investigativo dos cientistas e filósofos iluministas, principalmente no século (XVIII) através da busca pelo conhecimento em patamares nunca antes observados.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

SOUSA, Virgínia. Jacques Le Goff: Novas reflexões sobre a história. 7°. Ed. São Paulo: Editora Mundial, 2009.