UMA COMPETIÇÃO ALGO PATOLÓGICA

 

Dr. Luiz Barreto Fisioterapeuta e Fisiologista do Exercício

 

O objetivo do presente artigo não é a crítica, mas sim um alerta para o perigo de uma atitude que esta se tornando comum entre as pessoas no dia a dia.

Nos dias de hoje é muito comum encontrar grupos de pessoas conversando na rua e o assunto principal é a doença. Cada uma delas enumeram uma quantidade infinita de doenças que as acometem, as medicações que tomam, os médicos especialistas com quem se consultaram. Relatam que fizeram exame de RX na clinica a qual tem plano de saúde e que o Dr.Y a encaminhou para a fisioterapia por conta de uma tendinite. Nesse mesmo momento a outra relata que também tem tendinite não só no braço direito, mas também no esquerdo e dor lombar. A outra prontamente relata que sente dores em vários pontos do corpo e que o médico disse ser fibromialgia. Relata também ter dor na cervical e que vive a poder de remédios. A outra retruca dizendo que a dela é pior e que tem bico de papagaio, artrose na coluna e esporão nos dois pés. Uma outra indica um ótimo antinflamatório que tomou e que foi muito bom para a artrose que tem nos dois joelhos, nos ombros e na coluna. Este não é um conto fictício, mas sim, uma realidade muito comum nas comunidades e que relata uma espécie de competição para ver quem tem mais doenças, quem foi mais vezes ao médico e tomam a maior quantidade de medicação. Uma atitude na rotina da humanidade que ainda não se sabe bem o porque, embora os seres humanos vivam o tempo todo a competir entre si para provar quem é o melhor, quem é o mais chique, quem tem mais dinheiro, quem tem mais bens materiais, quem consegue o melhor emprego, quem consegue embarcar primeiro no transporte coletivo. Agora provar quem tem mais doenças, quem sente mais dor é deveras muito estranho. Avaliando profundamente a questão esses não são casos de hipocondria que é aquela pessoa que tem mania de doença ou algofilia que é aquela pessoa que tem gosto pelo sofrimento, mas sim um desejo desenfreado de nunca estar por baixo, mesmo que seja no sofrimento. Segundo Oliveira, as pessoas querem ser influentes sobre os outros e sempre os primeiros em tudo.

Seria interessante que não mais houvesse essa necessidade de competição entre os homens, principalmente essa patológica que não é benéfica, porque segundo as leis universais das energias sutis negativo atrai negativo.

 

 

 

 

Bibliografia

 

OLIVEIRA, Como Persuadir Falando. Ediouro. RJ