Faculdade Nossa Cidade

Gestão de Recursos Humanos

Professor e orientador: Lawton Benatti

Aluna: Evanilde de Sousa Soares Faria

Treinamento e desenvolvimento nas organizações

Treinamento é um processo de ensino que visa preparar as pessoas para exercer novos cargos ou melhorar seu desempenho. A função do treinamento é desenvolver novos conhecimentos, habilidades e atitudes, geralmente sua duração é de curto prazo.

De nada adianta as empresas investirem em tecnologia, se não tem colaboradores devidamente treinados para dominar suas funções e trazer resultados.

Para Boog (2006, p.7):

O sistema de treinamento e desenvolvimento de pessoal se inicia por uma análise na missão, visão, valores e metas organizacionais, através de uma equipe composta por chefes e funcionários para atingir os objetivos.

Para fazer um levantamento das necessidades de treinamento é essencial saber qual é o nível de eficiência atua e qual é o nível exigido, temos uma diferença entre as duas, o treinamento vai amenizar ou eliminar tal diferença.

Após uma analise, sobre a necessidade de treinamento, temos vários problemas que decorrem da falta de um treinamento como: baixa produtividade excesso de erros, elevado número de acidentes de trabalho e avarias frequentes.

É fundamental saber qual vai ser o conteúdo desse treinamento, qual vai ser o publico alvo, o horário, espaço físico e quem vai aplicar o treinamento.

Após o treinamento, deve ser feito uma avaliação para verificar se realmente eliminou os problemas que foram diagnosticados anteriormente, mas se persistir os mesmos problemas, houve uma falha, no levantamento de necessidades de treinamento ou a programação não foi adequada.

Para Chiavenato (2010, p. 73-74):

Em um treinamento seus resultados devem ser mensurados através de cinco níveis: reação e/ou satisfação e ação planejada, aprendizado de novas habilidades, comportamento e aplicação no trabalho das habilidades aprendidas, impacto nos resultados do negócio e retorno sobre investimento.                       

Mesmo sendo um processo trabalhoso que requer muita atenção na sua elaboração, aplicação e mensuração, mas é gratificante colher esses resultados desse investimento.

Referências Bibliográficas

CHIAVENATO, Idalberto, Iniciação a administração de recursos humanos, 4 ed, São Paulo: Manole, 2010.

BOOG, Gustavo G; BOOG, Madalena Turak, Manual de treinamentos e desenvolvimento: processos e operações, 1 ed, São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.