Episódios súbitos de medo e terror, coração disparado, enjôos e dificuldade de respirar... se você já passou por essa situação você pode ser vítima do Transtorno do Pânico.

Relativamente comum entre a população é considerado uma doença e pode ser tratado com medicamentos e terapia. Esse transtorno costuma se iniciar entre os 18 a 24 anos, sendo mais comum em mulheres que em homens. Ele também pode derivar de causas hereditárias. Suas causas muitas vezes são desconhecidas, mas pode-se relacioná-lo com momentos de altas cargas de stress, tal como problemas familiares, o nascimento de um filho ou a morte de alguém próximo.

Caracterizado por ataques de pânico, que podem ocorrer em qualquer ambiente e momento, a doença faz com que os portadores tenham medo de freqüentar locais muito cheios e medo de ficarem sozinhos, ao mesmo tempo. Os sintomas dos ataques são tanto psicológicos quanto físicos. O medo de morrer aparece freqüentemente.

Devido à falta de conhecimento sobre o assunto, muitas pessoas não dão a devida importância à quem sofre desse mal ou simplesmente não sabem como identificá-lo e lidar com ele. O transtorno do pânico, conforme dito antes, é uma doença e deve ser tratado com a ajuda de um psiquiatra, através de seções terápicas e determinados medicamentos. Por isso procure sempre um especialista, a fim de curar esse mal e obter uma qualidade de vida melhor.