As chamadas “tintas ecológicas” são aquelas que funcionam como alternativa às tintas industrializadas convencionais, que contém toxinas e compostos orgânicos voláteis (COVs), conhecidos por serem cancerígenos. As tintas comuns também emitem gases nocivos durante alguns meses após sua aplicação.

Existem algumas tintas à base d’água que frequentemente são confundidas com tintas ecológicas, porém para ter esse apelo realmente elas precisam ser também livres destes componentes nocivos, mesmo que sejam industrializadas. São normalmente as linhas de marcas conhecidas que possuem a indicação de serem ecológicas já no nome ou na embalagem.

Além dessa opção, mais facilmente encontrada nas lojas, existem alternativas mais naturais, que podem ser adquiridas prontas ou feitas em casa, que contribuem também para reduzir o impacto ambiental através do processo de fabricação. São as tintas de terra e as tintas à base de cal.

As tintas de terra adquiridas prontas são compostas por uma mistura de pigmentos minerais extraídos de jazidas certificadas e emulsão aquosa, que deixa a parede respirar. Podem ser usadas em paredes internas e externas, com acabamento liso ou texturizado, e têm cores variadas de acordo com a tonalidade da pigmentação utilizada, passando pelo branco, cinza, creme alaranjado, entre outras. Quando feitas em casa, as tintas adquirem a cor da terra utilizada. Já as tintas de cal, feitas com cal e pigmentos naturais, são ideias para aplicação em superfícies porosas, internas ou externas, que não tenham sido pintadas anteriormente. Ambas podem ser descartadas juntamente com o lixo orgânico, diferentemente das tintas convencionais.

As tintas naturais possuem prazo de validade menor do que as industrializadas, pois não têm produtos químicos para conservação, e também demoram mais para secar. Por outro lado, o meio ambiente e sua saúde agradecem.

Mais dicas no site Dicas de Arquitetura: http://www.dicasdearquitetura.com.br