CONTRIBUIÇÃO DA AVALIAÇÃO DOS ASPÉCTOS SOCIAIS, ECONÔMICOS E AMBIENTÁIS DA IMPLANTAÇÃO DE USINA DE BIODIESEL EM PEQUENOS MUNICÍPIOS DO BRASIL

Este estudo foi importante para mostrar como, através de políticas públicas, é possível estimular o desenvolvimento de regiões mais carentes do Brasil diversificando a economia, gerando emprego e distribuindo renda para os pequenos agricultores, levando a um aumento no PIB Nacional e diminuindo o êxodo rural por tornar as pequenas cidades mais desenvolvidas e atrativas. Também foi importante para se perceber que durante a produção de substâncias tidas como ambientalmente seguras pode se gerar resíduos tóxicos, devendo-se analisar toda a cadeia de produção e não apenas o produto final. 

Em virtude do elevado crescimento populacional e mantendo-se o atual nível de consumo de bens e serviços, deverá gerar uma demanda crescente por produtos industriais, acarretando um maior aumento da demanda energética (Schuchardt et al., 1998). Sob esse cenário atual se faz necessário a substituição da matriz energética mundial por fontes renováveis e menos poluentes. Uma alternativa para a substituição do diesel do petróleo é o biodiesel, combustível aparentemente menos tóxico aos ecossistemas, sendo mais ecologicamente viável (DUARTE et al., 2006).

O objetivo deste estudo foi realizar uma análise socioeconômica e ambiental da implantação de usina produtora de biodiesel em pequenos municípios; através de análises social, econômicas e ecotoxicológicas, tendo em vista o interesse do governo brasileiro em descentralizar as usinas de biodiesel para dinamizar economias locais. Desta forma, foi analisado o incremento na economia local gerado pelo cultivo de diferentes variedades de plantas para a produção do biodiesel, conjuntamente com as ações sociais implantadas pelas empresas produtoras. O presente estudo objetiva avaliar os efeitos positivos e negativos para a economia brasileira decorrentes da incorporação do biodiesel no diesel mineral e devido a descentralização da sua produção. Dessa forma, pretende-se analisar os efeitos econômicos, sociais e ecotoxicológicos da produção do biodiesel de soja, mamona e óleo residual. Com o estímulo a agricultura familiar e ao cooperativismo, na produção do biodiesel, podem aquecer e dinamizar a economia de pequenos municípios do Brasil. Nesse contexto, foi realizado testes ecotoxicológicos com a microalga T. chuii para analisar a toxicidade da água de lavagem do biodiesel gerada pelo processo de produção do biodiesel a partir de diferentes matérias prima que podem ser encontradas no  Guia Comercial online. Apesar de testes de toxicidade mostrarem o biodiesel como menos tóxico que o diesel (Wang et al., 2000; Sharp et al., 2000; Cordone et al., 2002), ainda são poucos os estudos realizados com efluentes oriundos dos processos produtivos, inclusive a água de lavagem do biodiesel.

 

Conclusão sobre o estudo do biodiesel com a microalga Tetraselmis chuii

  • para o biodiesel configurar como um programa de energia renovável pautado na inclusão social e na regionalização do desenvolvimento, é necessário: possibilitar a inserção gradativa de várias tecnologias de geração de energia a partir da biomassa; ser precedido de uma estratégia de descentralização da produção, da industrialização e da distribuição; garantir o acesso e estímulo da agricultura familiar na cadeia de produção; propiciar mecanismos de compra direta à indústria e a regionalização da produção e consumo; priorizar o uso de políticas públicas, de uso da terra e a comercialização. O uso do biodiesel na matriz energética brasileira tem gerado resultado positivo econômico e ambiental. No caso de OGR o problema está na quantidade obtida e na logística de coleta, inviabilizando a produção exclusivamente desta matéria prima.

 

Resumo do Trabalho

Elaborado por: BRUNO DANTRALVES DE CARVALHO LEITE

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista no curso de Gestão, Licenciamento e Auditoria Ambiental.

Polo Iguatemí. Salvador, Bahia, 2016.

A ESCOLHA DO TEMA: Se deve ao grande crescimento populacional associado a um modelo de industrialização com constante aumento do consumo de energia e recursos do meio ambiente.

 

2 PROBLEMÁTICA DO ESTUDO:

  • Os produtos originados durante a produção do biodiesel são tóxicos ao ambiente?
  • É viável a implantação de usinas de biodiesel em pequenas cidades do interior do brasil como forma de estímulo à economia local e para favorecer a distribuição de renda?

MÉTODO: Pesquisa de Campo, Laboratorial, Bibliográfica e Documental.

OBJETIVO DA PESQUISA COM A MICROALGA TETRASELMIS CHUII: O objetivo deste estudo foi realizar uma análise socioeconômica e ambiental da implantação de usinas produtora de biodiesel em pequenos municípios; através de análises social, econômicas e ecotoxicológicas, tendo em vista o interesse do governo brasileiro em descentralizar as usinas de biodiesel para dinamizar economias locais.

 

INTRODUÇÃO DO TRABALHO SOBRE OS ASPÉCTOS ECONÔMICOS E AMBIENTAIS:

  • Panorama Geral: O crescimento populacional e a Industrialização como modelo de civilização, influindo na demanda da natureza e na geração de resíduos.
  • Situação Atual e Perspectivas dos combustíveis: Desde a industrialização, os combustíveis fósseis como: o petróleo, carvão e gás mantém a energia que deve ser substituídas por energias alternativas.
  • Desvantagens da utilização do Petróleo e seus Derivados: Grande parte da contaminação se deve pelo petróleo e seus derivados que possuem: benzeno, tolueno, xilenos, etc, causando danos a flora e fauna. O biodiesel é uma alternativa viável devido a sua menor agressividade ao meio.
  • A Matriz Energética Brasileira e o uso de Biocombustíveis: A matriz energética brasileira é uma das mais limpas e sustentáveis. Ela vem seguindo a tendência Mundial por busca de alternativas viáveis como o biodiesel que é uma energia renovável com produção garantida pelas condições climáticas e de solo no Brasil. O Brasil consome 40 bilhões de litros de diesel por ano, importando de 15 a 17%.
  • Vantagens na Utilização do Biodiesel: A utilização do biodiesel reduz as emissões, reduzindo o aquecimento global e o efeito estufa. Ele é um éster de ácido graxo formado a partir da transesterificação de triglicerídeos.
  • O Biodiesel e a questão econômica: A Produção do Biodiesel Produz um aumento no PIB e na inflação.
  • O Biodiesel e o seu papel social associado as culturas: a sua produção requer áreas agriculturáveis podendo levar ao desaparecimento de habitats e perdas em biodiversidade e a competição por alimento. A Caatinga é um bioma exclusivamente brasileiro, e a sua utilização representa risco ecológico.
  • O Biodiesel e a sua Eco Compatibilidade: Ele é livre de enxofre e de compostos aromáticos, tem maior viscosidade e ponto de fulgor, libera menos HC, CO e CO2, tem caráter não tóxico e é proveniente de fontes renováveis. São poucos os estudos sobre a toxicidade das frações solúveis do biodiesel e os seus efluentes por isso, deve-se avaliar o impacto de possíveis derrames ambientais para conhecer o efeito sobre a biota quando eles alcançam o meio ambiente.
  • O Biodiesel e a Produção de Água de Lavagem: Após a produção do biodiesel e necessário a sua purificação através da lavagem que retira as impurezas.
  • Estudos Ecotoxicológicos: As análises químicas são mais rápidas e indicam os limites das agências reguladoras, ela não informa os efeitos deletérios em organismos vivos, não antecipa as consequências da transformação química. A toxicidade ocorre em função da concentração do agente tóxico e a duração de exposição. A reposta biológica pode ser evidenciada em qualquer nível de organização. Os testes de toxicidade avaliam o grau de sensibilidade, enquanto os testes ecotoxicológicos expõe o organismo a várias concentrações de uma amostra suspeita.

 

DESENVOLVIMENTO

A Pesquisa: a pesquisa é experimental e descritiva porque realiza testes laboratoriais e de caráter intervencionista pois apresenta subsídios para interferir na realidade estudada. É uma pesquisa de campo (devido a investigação empírica realizada no local), laboratorial (realização de testes ecotoxicológicos em laboratório), documental (realiza consulta em documentos) e bibliográfica (utiliza material acessível ao público como: livros, jornais, internet).

  • O Biodiesel e o Desenvolvimento Local: ele pode ser produzido em pequena escala, incentivando o uso de matérias primas localizadas em regiões menos favorecidas do país, estimulando a produção de espécies nativas do nordeste como a carnaúba e babaçu.
  • Efeitos do Biodiesel na Economia: O PNPB pretende ser um programa sustentável, promover inclusão social, garantir preços competitivos, qualidade e suprimento, produzir biodiesel a partir de fontes oleaginosas e em regiões diversas. O efeito negativo do incremento do biodiesel na economia brasileira é o aumento da inflação. Devido ao preço superior em relação ao diesel, ele aumenta o custo do transporte de cargas e dos preços finais dos produtos em geral. O principal insumo é a soja e a produção do combustível compete com a produção do óleo para alimentação, devendo-se mensurar os impactos socioeconômicos.
  • Influência sobre a cadeias produtiva do Biodiesel: o aumento da demanda por um produto específico (matéria prima) leva todas as empresas associadas ao setor a aumentar a sua produção (defensivos, equipamentos, armazenamento, processamento). O aumento na demanda por mão de obra leva ao aumento no poder aquisitivo das famílias, gerando elevação na demanda por produtos finais.
  • Impacto sobre o emprego decorrente da adição de Biodiesel: A produção do biodiesel gera aumento no PIB e na criação de empregos. Cada 1% de diesel substituído por biodiesel produzido com a agricultura familiar pode gerar 45 mil empregos no campo com renda anual média de R$ 4.900,00 por emprego. Pode-se admitir que cada emprego no campo gera 3 na cidade.
  • Impactos da produção de biodiesel sobre a cadeia produtiva da soja: A sua utilização leva a um aumento no PIB pois aumenta a oferta de farelo (maior valor agregado) em relação a soja. A produção adicional de soja também leva a um aumento no PIB.
  • Importância econômica da Mamona na produção do biodiesel: planta adaptada ao clima do semiárido e mão de obra com baixo nível de mecanização. A torta pode ser utilizada para restaurar terras esgotadas. A renda anual de 5 hectares com 700 kg por hectare varia entre R$ 2.500,00.
  • A importância dos óleos residuais na produção do biodiesel: tem origem em industrias, restaurantes e lanchonetes. O descarte inadequado pode causar entupimentos, encarecimento do tratamento, poluir e desoxigenar a água. Cada litro de óleo polui cerca de 1 milhão de litros de água.
  • A agricultura familiar na manutenção da cadeia produtiva do biodiesel: O brasil possui 4,3 milhões de agricultores familiares representando 85% dos estabelecimentos rurais do país. O Selo Combustível Social concede as empresas que compram matéria prima da agricultura familiar na produção do biodiesel.
  • Testes Ecotoxicológicos com microalgas:  As microalgas são essenciais para o funcionamento dos ecossistemas aquáticos. Os testes tem o objetivo de detectar e avaliar a toxicidade de agentes químicos. No presente, microalgas foram utilizadas para avaliar os efeitos de águas de lavagem do biodiesel.
  • Seleção de Espécies Teste: O uso de espécies nativas é mais apropriado e seguro na extrapolação dos dados laboratoriais. Testes de toxicidade com T. chuii vem sendo desenvolvido no Labiomar no IB/UFBA.
  • Teste com a substâncias Padrão de Referência: Os controles positivo (substância de referência) e branco ou negativo (ausência de efluentes) são necessários para avaliar a qualidade dos testes. Tóxicos de referência são usados para estabelecer comparações com resultados da literatura, entre laboratórios, permitindo a garantia dos resultados da sua reprodutibilidade, além de determinar as condições dos organismos testes. O DSS tem ação rápida e não seletiva, toxicidade consistente e baixa toxicidade ao homem e vem sendo usado no LABIOMAR IBIO UFBA.
  • Norma metodológica utilizada nos testes com microalga: A metodologia utilizada segui a nora ABNT NBR 12648
  • Endpoints usados em testes com microalgas: relevância do uso do índica CI50 na resposta de testes Ecotoxicológicos. Possibilita comparar a toxicidade de compostos diferentes sobre um organismo acompanhante ou sobre organismos diferentes através dos valores de CI50 obtidos.
  • Amostras - Acondicionamento e Tratamento: COM 1 – óleo de soja; COM 2 – óleo de mamona; COM 3 – óleo residual.
  • Preparo da vidraria; Preparo da água de diluição.
  • Controles: importantes para a determinação da qualidade do experimento.
  • Condições físico químicas experimentais: Temperatura; Salinidade; Radiação luminosa; Potencial hidrogeniônico; Oxigênio dissolvido.

 

Montagem dos testes

Durante 96hs diferentes concentrações de COM1, COM2, COM3, DSS e Controle negativo enriquecidas com meio de cultura Conway, sobre condições controladas e agitados manualmente possibilitaram o cálculo do CI50.

  • Organismo teste: tetraselmis chuii
  • Determinação da densidade celular por contagem em câmara de Neubauer: este método de contagem em microscópio tem a vantagem por permitir exame direto das condições celulares.
  • Endpoints utilizados nos testes: Quanto maior o valor do CI50 taxa de inibição a 50 %, menos toxico é a substância. CENO, CEO.
  • Estatística aplicada aos resultados dos testes com microalgas: Com os valores obtidos após a contagem celular, foram obtidos o percentual de inibição, a taxa de duplicação diária (K) e o CI50 em relação ao controle. Os alores de CI50 foram comparados por análise de variância e da comparação entre médias múltiplas (Graphpad Software), a fim de testar diferenças significativas entre as toxicidades.
  • Aceitabilidade dos testes: a densidade celular no controle deve aumentar mais de 10x; a densidade entre as réplicas nos controls não deve ultrapassar 10%; o pH no controle não variar além de 1 e a temperatura 4°C.

 

RESULTADOS DA PESQUISA: Os Valores médios de CI50-96h, obtido após exposição ao DSS em torno de 28,34 e 26,77 foram representativos para os testes com a T chuii. Estes valores estão contidos na Carta Controle, indicando boa saúde e sensibilidade dos organismos. Os resultados de CI50-96h encontrados para os efluentes (COM 1, COM 2 e COM 3), foram respectivamente de: 0,122, 0,256 e 2,267%. Os resultados de CI50-96h dos testes com T.chuii, comparados através do teste de Student Newman-Kuels, mostraram não haver diferença significativa (p>0.05) entre os valores encontrados para as águas de lavagem COM 1 e COM 2; diferença significativa (p<0.05) ocorreu apenas entre a água COM 3 e as outras analisadas. Comparando-se os valores médios de CI50-96h verifica-se a seguinte ordem crescente de toxicidade: Água 3 < Água 2 < Água 1

 

CONCLUSÃO DOS ESTUDOS

Para o biodiesel configurar como um programa de energia renovável pautado na inclusão social e na regionalização do desenvolvimento, é necessário: possibilitar a inserção gradativa de várias tecnologias de geração de energia a partir da biomassa; ser precedido de uma estratégia de descentralização da produção, da industrialização e da distribuição; garantir o acesso e estímulo da agricultura familiar na cadeia de produção; propiciar mecanismos de compra direta à indústria e a regionalização da produção e consumo; priorizar o uso de políticas públicas, de uso da terra e a comercialização. O uso do biodiesel na matriz energética brasileira tem gerado resultado positivo econômico e ambiental. No caso de OGR o problema está na quantidade obtida e na logística de coleta, inviabilizando a produção exclusivamente desta matéria prima.