A ilha mais perigosa está no Brasil

Francisco Hermes Batista Alencar

Maria Cilene Gomes Vieira[1]

Imagine-se perdido no meio do mar e estando sob a luz do luar. Ao encontrar um pequeno pedaço de terra decide-se por atracar ali, em uma ilha aparentemente desértica até o dia amanhecer.[2]

Ao caminhar pela ilha procurando lugar para dormir, ou passar a noite. Mas em poucos minutos ali lhe atacam.

Segundo Luís Carlos Martignano (2019): Por 12 anos realizei a manutenção desse Farol. As cobras são realmente fantásticas, mas eu sempre pensava em como chegar vivo em casa assim como tida minha tripulação.

Enfraquecido é difícil até de caminhar, em pouco tempo, todos os seus órgãos começam a desfalecerem. E sente-se a sensação de quase morte. E como se sente em um dos lugares mais perigosos do planeta, e está localizado no Brasil.

O lugar se localiza há cerca de 35 quilômetros do Estado de São Paulo, entre as cidades de Peruíbe e Itanhaém-SP. Há esta ilha que nenhum aventureiro ousaria explorar.

Já para a concepção de Regiane C. Martinano (2020):

A Ilha da Queimada Grande pertence ao município de Itanhaém. Tem uma história muito bacana. É pena que nunca dão valor; no Centro de Pesquisas de Itanhaém tem um mini histórico da Ilha com foto da família que já morou lá para administrar o farol, onde na época, o mesmo era manual. O nome desta ilha e da ilha vizinha (Ilha Queimada Pequena) é por conta das queimadas propositais que os moradores faziam para liberar área de plantio... Existem muitas lendas desta ilha. A serpente é sim muito venenosa. Mas a Ilha é proibida para proteger as serpentes que são endêmicas da ilha e não pelo perigo real. Até porque elas não atacam a toa. Já tive o prazer de conhecer uma jararaca Ilhoa que veio num evento do IBAMA. Ela é muito linda! Hoje a ilha não é mesmo habitada e somente o IBAMA e alguns pesquisadores tem autorização legal para adentrar a ilha. Este ano 3 pescadores sobreviveram de um naufrágio pois passaram se não me engano por duas noites, se alimentando de bananas na beira dos rochedos. (MARTINANO, 2020, p. 5)

Pois, segundo Martinano essa ilha precisa mais de preservação e de ambientalistas compromissados com a causa do Green Peace; uma vez que uma ilha um tanto desconhecida e deverá se melhor explorada ecologicamente. Até por que o governo do Estado de São Paulo e o governo federal devem tomar as providências necessárias para classificar a fauna e a flora ali abundantemente distribuída.

Diz a lenda local que no século passado um pescador que se aproximou da ilha foi encontrado. Dias depois à deriva sem vida em uma poça de sangue.

A misteriosa ilha é conhecida como Ilha Queimada Grande. E é de fato tão perigosa que o governo brasileiro tornou ilegal a visita de pessoas comuns.

O perigo assustador da ilha vem na forma das jararacas-ilhoa (do latim: Bothropsinsularis), uma espécie de víbora e uma das serpentes mais perigosas do mundo.

De acordo com estimativas existem mais de das 2.000 espécies dessa serpente, e elas podem chegar até 2 m de comprimento. Existe cerca de uma cobra a cada 300 metros.

As jararacas-ilhoa são tão venenosas que um humano mordido por uma pode morrer devido à falência múltipla de órgãos. Ao ser atacado, enfraquecido é difícil até de caminhar.[3]

Aos poucos minutos todos seus órgãos começam a falhar, sente-se a sensação de quase morte. Em um dos lugares mais perigosos do planeta Terra: A ilha da Coroa Vermelha. A temerosa ilha das cobras da costa do litoral sul paulistano.

 

Referências:

Natgeo: https://www.youtube.com/watch?v=TxIBxh3o64M

PARO, Vítor Henrique. Gestão Educacional. Rio de Janeiro: Editora Cortez, 2015. 192 p.

 

[1] ALENCAR e VIEIRA são pedagogos e psicopedagogos, orientadores de teses de pós-graduação e licenciaturas, mestrandos em Ciências da Educação pelo Instituto de Educação Superior do CECAP, Brasília-DF: [email protected]

[2] A Ilha das Cobras, como é popularmente conhecida, é considerada como a ilha mais perigosa do mundo. Ali está o que é uma das serpentes mais mortais do planeta, e a ilha foi até proibida pelo governo de ser visitada.

[3] Conforme Luiz C.Martignago (2019): Em uns 11 anos realizaram aquela manutenção desse dito farol. Mas as serpentes são realmente impressionantes, mas nós sempre pensávamos em como chegar vivos em terra firme, bem como era tida aquela nossa tripulação para a ilha temerosa.