AS CONSEQUÊNCIAS DO AQUECIMENTO GLOBAL NA AGRICULTURA  

Moacir da Cruz Rocha 1

RESUMO

O mundo vive uma ebulição ambiental. Pauta-se pelo Capital e a desigualdade. No ano de 2019 assistiu-se a mais degradações ambientais com incêndios de dimensão assustadora e desmatamento na Floresta Amazônica. O aquecimento global sem duvida é o desafio supremo que tanto o Brasil quanto o mundo enfrentam e que incidirá na agricultura, quer seja de forma positiva quanto negativa. A preocupação maior é com as altas temperaturas bem como as condições meteorológicas incertas. No entanto, o ser humano, dotado de inteligência por certo desenvolvera novos caminhos que incidirão sobre a agricultura e a temperatura ambiental. Por meio da ética e da ciência outra agricultura e m novo modelo de sociedade são possíveis.

ABSTRACT

The world is experiencing an environmental boiling. It is guided by capital and inequality. In 2019, more environmental degradations were seen with fires of frightening size and deforestation in the Amazon Forest. Global warming is undoubtedly the supreme challenge that both Brazil and the world face and will focus on agriculture, whether in a positive and negative way. The biggest concern is with high temperatures as well as uncertain weather conditions. However, the human being, with intelligence, had certainly developed new paths that will focus on agriculture and environmental temperature. Through ethics and science other agriculture and the new model of society are possible.

 

INTRODUÇÃO

Presentemente assiste-se a uma preocupação mundial acerca das consequências oriundas do aquecimento global. Há uma ausência de consciencia mundial com relação a ação praticada por cada um contra o habitat que o acolhe e no Brasil, especificamente, degrada-se o meio ambiente, se desmata, ampliam-se as areas desertas. Atos que geram consequências que afetam o ser humano no momento presente e que certamente trarão implicações no futuro. A temperatura global aumenta e isso já é perceptível no cotidiano atual, com temperaturas desconexas ao longo dos dias do ano.

 Identifica-se igualmente um desequilíbrio no ecossistema que acomete a fauna local e que incide na extinção de múltiplas espécies de animais. E não obstante ondas de calor assimétricas com potencial para afetar a produção agrícola.  O caminho para a resolução do aquecimento global é a conscientização para a devida compreensão de que não somos a ultima geração do planeta e portanto, missão de cada um promover a não destruição planetária.

 

DESENVOLVIMENTO

 

Desde o século XIX, a temperatura planetária já elevou 1 grau como alude o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU. As temperaturas mais altas impactam diretamente na Economia e na Agricultura. Assim sendo, já existem pesquisadores a desenvolver formas e meios da agricultura sobreviver em ambientações mais quentes. 

O relatório Climate Change and Land, do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU e cuja publicação ocorreu em agosto de 2019, como reporta Alves (2019, p.4) trata justamente “da conexão entre o uso da terra e seus efeitos sobre a mudança climática” e conforme alude este documento, há “um efeito perverso de retroalimentação, pois a produção de alimentos aumenta o aquecimento global, enquanto as mudanças climáticas decorrentes ameaçam a produção de alimentos”.

Três componentes – CO2, água e temperatura, três elementos primordiais para o ciclo de qualquer planta e uma alta temperatura que afeta a agricultura. As altas temperaturas acarretam em uma produçao agrícola com sérios problemas, como a queima do produto ainda no pé, tamanhos desproporcionais, entre outros.

No entendimento de Assad (s/d, p.15) “todos os cenários de aquecimento global indicam que no Brasil haverá aumento de eventos climáticos extremos, com consequências negativas para a agricultura” e adenda que “nesse caso se destacam a maior amplitude entre as temperaturas máximas e mínimas e os períodos de déficit (secas ou veranicos) e excesso hídrico”.

Assad (s/d, p.15) destaca ainda “que o aquecimento global provocará uma mudança na geografia da agricultura brasileira” havendo possivel “redução na área cultivada com café em São Paulo e aumento da área cultivada com cana-de-açúcar no sul.” Porém, há o alento de se viver na era tecnológica e, portanto existem meios de coibir que as altas temperaturas afetem à agricultura.

Doravante, Vieira (2013, p.15) refere que “a técnica do condicionamento osmótico (seed priming) pode também ser empregada com bastante sucesso nas condições de estresses, como temperatura inadequada” Para o autor, avalia-se a existência de um desempenho melhor “das sementes osmoticamente condicionadas em temperaturas sub- ou super-ótimas em diferentes espécies olerícolas”.

O homem necessita cada vez mais se adequar as novas realidades e gerar novos meios de assegurar a sustentabilidade ambiental e ainda que as temperaturas sejam altas, criar meios de assegurar plantios e colheitas de alimentos saudáveis para garantir o sustento da população. As adequações de temperatura podem conduzir a uma germinação de sementes

O ser humano carece de cuidar e proteger a casa que os abriga. O capital não pode mais prevalecer nem ao menos a liberação indiscriminada de emissões de gases promotores do efeito estufa. Faz-se contumaz refletir sobre que Planeta será deixado para as gerações futuras.

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS

 

ALVES, J. E. D. Relatório do IPCC e o efeito perverso entre produção de alimentos e mudanças climáticas. 2019. Disponível em https://www.ecodebate.com.br/2019/08/12/relatorio-do-ipcc-e-o-efeito-perverso-entre-producao-de-alimentos-e-mudancas-climaticas/. Acesso em 12 de janeiro de 2020.

ASSAD, E. D. Aquecimento Global e Cenários Para a Agricultura Brasileira. s/d. Disponivel em https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/42450/1/aquecimento.pdf. Acesso em 11 de janeiro de 2020.

VIEIRA, J. D. et al. Tempo Influência das mudanças climáticas na produção de hortaliças. Uma publicação bimestral da Embrapa Hortaliças Ano II - Número 7 Março/Abril de 2013. Disponivel em https://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:QJ0w5tjO-zQJ:https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/bitstream/doc/1091249/1/revistaed7.pdf+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br. Acesso em 12 de janeiro de 2020.

1              * MSc em Economia, Especialista em Gestão da Informação do Agronegócio, Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal Rural da Amazônia, Administrador, formado pela UNAMA  E-mail: [email protected]