Araucaria angustifolia: Anomalias no processo de germinação.

Resumo:

Araucaria angustifolia é uma árvore genuinamente brasileira, do grupo das gimnospermas, tem grande importância econômica e cultural nas regiões sul e sudeste brasileiro e corre risco de extinção devido a exploração sem controle ocorrida desde o início do século XX, sendo muito utilizada na construção de móveis, casas, ferramentas e utensílios ou ainda na forma de lenha. Assim é de fundamental importância o plantio e conservação da espécie. O plantio normalmente é feito por sementes que apresentam fácil germinação e rápido desenvolvimento. No processo de produção de mudas 11 diferentes casos de anomalias no desenvolvimento inicial foram observados, não inviabilizando, porém o seu plantio.

Introdução:

A Araucaria angustifolia (Bertol) Kuntze, 1898, é uma espécie vegetal do grupo das gimnospermas, genuinamente brasileira, conhecida popularmente como pinhão, tendo importante papel na cultura brasileira, estando presente tanto na culinária como nas paisagens das regiões Sul e Sudeste do Brasil. A araucária é a espécie mais característica de algumas florestas, como por exemplo na cidade de São João do Triunfo-PR, onde se destaca na paisagem, sendo a mais abundante, mais frequente e mais dominante (LONGHI, 2013).

Esta espécie está presente na lista de árvores brasileiras em processo de extinção devido a grande exploração de madeira no início do século passado.

O plantio de araucária é simples, fato que permite a sua utilização em projetos pedagógicos visando estudo de germinação, desenvolvimento de raízes e folhas. O crescimento é rápido e isso facilita em muito o estudo vegetal durante um ano letivo por exemplo e consequentemente ajudando na preservação da espécie. Um fator que desfavorece a reprodução é o fato de suas sementes serem de curta longevidade natural pois são recalcitrantes, ou seja, perdem a viabilidade ao serem desidratadas, dificultando a sua conservação por longos períodos (EIRA et al, 1994).

Objetivo:

Descrever as principais falhas que ocorrem no desenvolvimento inicial das sementes de araucária (pinhão).