Jesus Cristo foi muitas coisas para nós. Ele chamou a si mesmo de coisas diferentes em momentos diferentes. Uma vez, ele disse que era o caminho, a verdade e a vida. Ele anunciou que estava à porta. Ele declarou que era o pão da vida e a luz do mundo.

Mas Ele também disse que era o bom pastor. O que Jesus quis dizer quando disse que era um bom pastor? A palavra pastor em João 10.11 é traduzida da palavra grega poimen. É esta mesma palavra, poimen, que foi traduzida como pastor em Efésios 4.11.

E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores [poimen] e doutores.

Efésios 4.11

A palavra apascentador é intercambiável com a palavra pastor. O que o Senhor estava realmente dizendo era: “Eu sou o bom pastor”. Em toda a Bíblia, Jesus se refere a si mesmo como um pastor ou um apascentador.

Jesus disse que Ele era um bom apascentador. Quais as técnicas que Ele usava? Ele falou muito sobre as técnicas de um bom apascentador no décimo capítulo de João. Quais foram as suas técnicas? Quais foram os seus métodos?

A seguir estão as técnicas que fizeram de Jesus um bom apascentador.

1. Uma boa técnica de pastoreio é ficar à frente de suas ovelhas

A este o porteiro abre... e as traz para fora.

João 10.3

O que significa conduzir as ovelhas? Significa ser praticamente disponível para que elas vejam e aprendam com você em todas as áreas da vida e ministério. Qualquer coisa que você quer que sua ovelha faça, primeiro você deve fazê-lo. Elas irão segui-lo se o virem fazendo isso primeiro!

Um pastor que quer que os membros de sua igreja orem, deve praticamente levá-los à oração. Quando as ovelhas veem o pastor assumir a liderança, elas ficam convencidas de que o terreno é seguro. Um pastor ruim vai se sentar em casa e enviar os membros para ir para uma reunião de oração sozinhos.

Em nossa igreja, sempre tentei fazer em primeiro lugar o que eu queria que o meu povo fizesse. Quando estávamos construindo um porão em nossa igreja, nós não podíamos nos dar ao luxo de contratar o maquinário necessário. Nós tivemos que cavar nós mesmos. Eu precisava da ajuda de toda a igreja para perfurar e escavar muito profundamente no chão.

Depois disso, precisávamos tirar toneladas de areia vermelha do poço. Eu poderia facilmente ter delegado a escavação para outro, mas decidi cavar e transportar a areia eu mesmo. Minha decisão motivou membros de todas as posições sociais a se envolverem.

Estudantes universitários, advogados, médicos e empresários todos se juntaram para trabalhar. Eles trabalharam com todas as suas forças. Por que isso? Eles tinham visto seu pastor assumindo a liderança. Note o que fez Davi ser popular.

Porém todo o Israel e Judá amavam a Davi, porquanto saía e entrava diante deles.

1Samuel 18.16

Por que as pessoas de Israel amavam a Davi? A resposta é simples. Elas podiam vê-lo entrando e saindo com elas. Elas o viram fazendo as coisas com elas. Às vezes, nós temos longos períodos de jejum com vigílias de oração por dias. Você ficaria surpreso ao ver quantas pessoas comparecem cada noite.

Digo aos meus membros que estou lutando e sofrendo no jejum com eles, e eles gostam de ouvir como estou sofrendo. As ovelhas estão sempre dispostas a se identificar com o pastor, quando o pastor se identifica com elas. A liderança é algo muito espiritual. Mesmo quando as pessoas não o veem fisicamente, elas o seguem espiritualmente.

Ovelhas têm uma maneira misteriosa de se tornar iguais ao seu pastor. Elas o estão seguindo no Espírito. Vá à frente de suas ovelhas. Não opere como um superexecutivo, apenas entrando e saindo como um “figurão”. Não há lugar para “figurões” no campo de colheita. Não há lugar para “os líderes irreais” no mundo real das ovelhas.

2. Uma boa técnica pastoral é conhecer suas ovelhas pelo nome

... e chama pelo nome às suas ovelhas ...

João 10.3

Você deve saber o nome de suas ovelhas. Você deve querer conhecer todos os seus nomes e chamá-las pelo nome. Ninguém é um número!

Ninguém quer ser chamado de “Ei!” ou “Você aí!”. Você deve conhecer pessoas novas todos os dias. Continue perguntando os seus nomes até gravá-los. Eu não tenho vergonha de perguntar a alguém seu nome por sete vezes até que consiga gravá-lo. Quando você conhece as ovelhas pelo nome é formada uma conexão espiritual importante.

3. Uma boa técnica pastoral é a de deixar que suas ovelhas conheçam a sua voz

... porque conhecem a sua voz. Mas de modo nenhum seguirão o estranho...

João 10.4,5

Como as pessoas conhecem a voz do pastor? Como você conhece a voz de alguém? É porque você já os ouviu falarem com você, vez ou outra. Um bom pastor deve falar com as suas ovelhas cada vez mais até que conhecam a sua voz. Prego na minha igreja o tempo todo. Nem sempre temos pregadores convidados. Acredito em pregadores convidados, mas creio que a melhor pessoa para pregar para as minhas ovelhas sou eu, porque sou o pastor delas.

Quando uma mulher dá à luz um bebê, os seios estão cheios de leite para a criança nova. Assim é com o pastor. Seu espírito está cheio da Palavra para dar a seus filhos. Nenhum corpo e seios de outra mulher são mais qualificados para alimentar um filho do que os da própria mãe.

A natureza fez assim. Porque você deu à luz, está naturalmente preparada para alimentar aquele que você deu à luz. Quando as ovelhas estão acostumadas à sua voz, elas não vão seguir estranhos. Se você se considera um pastor, levante-se e alimente suas ovelhas regularmente. Pregue para elas o tempo todo, e ensine-as de coração.

Elas vão crescer e dar à luz a outros. Elas vão conhecer sua voz sobre as questões do casamento, os negócios, sucesso, e a vida em geral. Elas só vão querer ouvir a sua voz nos mais diversos aspectos de suas vidas. A voz de um verdadeiro pastor sempre toca no espírito de suas ovelhas. Questiono que você seja um pastor de verdade se você não alimentar o seu rebanho de forma regular e consistente.