Os últimos dados fornecidos pela Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas) apontam que durante o ano de 2013 foram transportados mais de 77 milhões de passageiros. Dentre as principais empresas aéreas do Brasil a que mais transportou viajantes foi a Tam Linhas Aéreas, com um número de 25,9 milhões de passageiros. O maior porcentual entre todas as companhias.


Do 100% das passagens aereas vendidas para viagens em território nacional, 33,51% foi responsabilidade da Tam, outros 33,06% ficaram por conta da Gol. Isso está diretamente relacionado à magnitude de cada uma delas. Não é nenhuma coincidência que sejam as duas empresas aéreas mais importantes do país.

No caso das passagens aéreas vendidas para o exterior, a situação é a mesma. Com a diferença que ambas não têm competidores se levamos em consideração o fato de que apenas elas realizam viagens para outros países. Enquanto a segunda colocada, Gol, transportou mais de 1 milhão de viajantes, a Tam transportou mais que o dobro, 3,4 milhões.

A tendência de crescimento para ambas é enorme. Com a Copa do Mundo e a criação da malha aérea especial para o evento as possibilidades são infinitas e número de passageiros, seguramente, será muito maior do que o que foi transportado no ano passado. Vale lembrar que as duas companhias também foram as responsáveis por pedirem mais voos extras para o mundial, o que sugere, sem sombra de dúvidas, que 2014 será ainda mais promissor.