Superando seus limites com a Fisioterapia 

No dia 28 \ 05 \ 1985, Nivaldo Menin voltando para casa em uma estrada do Rio Grande do Sul, seu carro saiu da pista capotando varias vezes, lesionando sua medula na altura de T3 e T4, fazendo com que a partir desse dia tudo mudasse em sua vida.

Após este acidente, Nivaldo passou por um longo período de reabilitação no Hospital Sarah Kubitschek, logo após,veio para Curitiba, pois é uma das melhores cidades do Brasil com acessibilidade para se andar de cadeira de rodas. Com o intuito de refazer sua vida, não fez de sua cadeira de rodas um empecilho e a utilizou pra dar a volta por cima, iniciou sua vida de atleta no esporte adaptado, jogando basquete em cadeira de rodas, disputando campeonatos municipais, estaduais e brasileiros, ganhando medalhas e troféus.

Mas ele não parou por aí, hoje ele é empresário, dono de uma loja de equipamentos pra cadeirantes, fez faculdade de administração, é vice-presidente da federação Paranaense de basquete em cadeira de rodas e palestrante em diversas faculdades e eventos, onde divulga sua história de garra, força de vontade, proporcionando as pessoas uma visão de que é possível viver com qualidade de vida mesmo diante de uma deficiência física.

Neste contexto, a fisioterapia foi de fundamental importância para a sua recuperação.

A fisioterapia é a ciência da saúde que estuda, previne e trata os distúrbios cinéticos funcionais, gerados por alterações genéticas, traumas e doenças adquiridas. Sendo assim, torna-se evidente a importância da Fisioterapia na fase de reabilitação do paciente acometido por uma lesão medular, pois propõe um programa de tratamento com o objetivo de adequar e adaptar esse paciente a utilização do seu potencial funcional até o nível máximo de independência, reintegrando-o a sociedade de modo ativo e com qualidade de vida. 

Leziane Macieywski, Esther Gonçalves, Elaine Steppan, Marcos André Czarnk, Natália Boneti Moreira 

*Nota informativa elaborada na disciplina de Fisioterapia Esportiva da Faculdade Dom Bosco, sob orientação da Prof. Natália Boneti Moreira