O significado do termo Hilemorfismo ou Hilomorfismo.

Etimologia aristotélica, cujo significado vem da seguinte classificação, hylé em grego significa matéria, morphé também em grego que dizer forma.

Toda realidade para Aristóteles fundamenta-se em dois princípios, matéria e forma, com efeito, o filósofo entende que todos os corpos distinguem por dois fundamentos em referência.

Os princípios são distintos mais absolutamente complementares, o que se entende pela essência da substância  que está na matéria e não na forma.

 O  que diferencia o aspecto de uma coisa em relação a outras semelhantes ou com o mesmo fundamento de princípio.  

A matéria se define por aquilo que uma coisa existe ou quando algo é feito, por exemplo, a mesa foi feita de pedra, sendo a mesma a principal substância, a pedra é por natureza o fundamento da essência.  

Por outro lado, a mesa ao ser feita, adquiriu uma forma, ou seja, um determinado modelo, exatamente essa determinação que se entende por forma.

 Sendo  a mesma de certo modo não a essência de uma determinada coisa ou objeto, por não representar a substância.  

Então a forma faz com que uma coisa seja isso ou aquilo, seu aspecto referencial é meramente acidental e não substancial.

 Porque  pode ter essa ou aquela forma, o que significa que a referida muda, mas o que é da essência não, pois o principal fundamento conserva-se eternamente.

A terceira etimologia também grega resulta-se da  terminologia hilozoismo, que  vem do conceito de hylé, significado de matéria, mas não propriamente devido a  classificação em referência.

 Como efeito, a significação do terceiro conceito hilozoismo, a terminologia zoé que significa vida, o princípio da existência de qualquer coisa.

Então para Aristóteles de acordo com sua doutrina que sempre negou os princípios do seu mestre Platão, por considerá-lo louco, com a divisão do mundo em dois.

 Sendo a realidade terrestre um mundo irreal, tendo existência por participação do mundo real, que se constitui em alguma realidade metafísica.

A terminologia zoé, princípio pelo qual toda forma de matéria é vida, a natureza  um ser vivente que participa de uma alma única, o que significa de um único mecanismo de sobrevivência da terra, como natureza.  

De acordo os três fundamentos, inter-relacionados na mesma perspectiva, tais conceitos determinam apenas uma única significação.

 O permanente refazer e reconstituir da realidade material, negando qualquer princípio transcendental das três lógicas explicativas.

 É nesse sentido que Aristóteles foi exatamente ateu, pois o fundamento da vida não admite a morte, mas tão somente a mudança de estado.

 O que hoje é absolutamente correto pela Química atual, conceito moderno definido por Lavoisier.  

Edjar Dias de Vasconcelos.