“SER E AGIR” UMA FILOSOFIA HUMANA.

                                         José Wilamy Carneiro Vasconcelos¹ 

Existem momentos e ações que jamais nos esquecemos, Quem não tem uma lembrança (boa recordação) pra falar, recordar, ou lembrar.

Muitos não expressam seus verdadeiros sentimentos, pois ficam presos no seu ego (íntimo).

Outros são transparentes, translúcidos, enquantos alguns são fechados (opacos) que não sabemos ao certo que querem, pensam, projetam, arquitetam ou planejam. Mas a psicologia; (Psicanálise explica). Freud em a "Cientificidade da Psicanálise".

" O homem é dono do que cala e escravo do que fala. Quando Pedro me fala sobre Paulo, sei mais de Pedro do que de Paulo". (SIGMUNDFREUD). 

Voltemo-nos nas palvras peculiares, do cotidiano (dia-a-dia) para enterdermos o ser humano (O HOMEM). 

... Portanto uns pensam, falam ,se expressam. Mas não sabemos ao certo o que dizem, o que estão pensando, expressando (Novamente), se é verdade o que dizem, ou são palavras soltas ao vento, só pra encher linquiça (palavra popular, coloquial), para impressionar alguns. 

É meu caro leitor refletimos o que está CERTO ou ERRADO, VERDADEIRO ou FALSO.

Afinal a mente humana é imprevisível.

São Tomás de Aquino nos diz na ética com sua " filosofia tomista" e também em sua Teologia na crença de DEUS sobre o MAL e o BEM... Que o mal não é intrínseco ao ser humano senão na sua condição de ignorância ou ausência de sabedoria, da mesma forma que o mal é a ausência do bem.

Discordo em suas útimas palavras quando São Tomás de Aquino fala do MAL na condiçao da ignorância do homem e na ausência de sabedoria, pois muitos homens com tanta sabedoria e emprega sua capacidade (INTELIGÊNCIA) para usar essa arma tão destruidora: " O MAL"

Tem gente de todas as formas.Fica a simples ideologia do PENSAR , no AGIR, do SER, distorcento o VERDADEIRO sentido das coisas, da VIDA, 

Essa mente humana é fantástica. O que importa será como usá-la... se para o benéfico ou maléfico.