Título: Segurança no trabalho = saúde do trabalhador
Sub-título: Saúde e Segurança no trabalho

Resumo: Tem-se falado muito em equipamentos necessários e obrigatórios para garantir a segurança no trabalho, mas a convicção de que é diretamente proporcional de quanto mais saúde mais segurança, ainda não partiu do próprio trabalhador. Cada indivíduo é responsável por si e por contribuir para a saúde e segurança no ambiente de trabalho.

Conteúdo: com o advento da ISO, padrão de segurança internacional no trabalho, a fim de evitar acidentes e buscar a qualidade na oferta de trabalho, muitas empresas se enquadram nesta corrida.

Muitas empresas buscam a simplificação do trabalho para melhorar a produtividade, porém é necessária a capacitação constante e permanente da mão de obra, que desempenha a devida função.

Uma das formas adequadas de melhorar a produtividade é a segurança do trabalhador, não só apenas pelo uso de equipamentos mas também pela responsabilidade que cada um tem na otimização de resultados como um todo na empresa.

A saúde emocional é um item que se refere à segurança do trabalhador e, muitas vezes não é vista como tal e nem respeitada, a fim de evitar danos para os indivíduos e para o ambiente geral na empresa.

Cada indivíduo deve entender sua responsabilidade como participante de um sistema que pode ser melhor ou pior de acordo com sua influência no meio.

A segurança do trabalhador é essencial para o desempenho bem como para melhorar a produtividade, mas deve ser analisada do ponto de vista subjetivo também e não só no ponto de vista concreto, posto que está inserida a saúde física, emocional e espiritual. Cada indivíduo de maneira total integrando um sistema ou exercendo uma grande influência no meio profissional e particular.

É preciso desenvolver uma autocrítica a fim de que cada indivíduo possa entender sua participação e contribuição no processo de crescimento e aperfeiçoamento da empresa. O trabalhador merece e precisa ser recompensado e de ver se esforço aceito e respeitado pelo grupo, visto que o sentido de utilidade traz equilíbrio e bem estar social.

O início do processo pela busca da segurança do trabalhador deve ser através do reconhecimento do seu esforço individual e em grupo; primeiro pela liderança que será imitada pelo resto do grupo. Assim todos se interagem em prol da saúde ambiental que é a harmonia no grupo.

Esta harmonia será traduzida pela forma mais simples de relacionamento grupal; lembrando que a divergência de idéias não significa em desacordo ou desarmonia, mas sim pela busca de novos pontos de vistas e reorganização do sistema de trabalho, com a mudança de atitudes.

A mudança de atitude no relacionamento é natural, necessária e saudável, visando o acordo e o bem estar geral, otimizando resultados e melhorando a produtividade individual e comunitária.