SATISFEITO OU CONFORMADO?

Conheço muita gente. Tenho muitos amigos e colegas de trabalho. Às vezes me pego a ficar analisando o jeito de cada um. Durante os agradáveis bate-papos do cotidiano vou convivendo com essas pessoas e aprendendo um pouco de cada um. O modo de pensar, as reações, as preferências, o senso de humor, enfim, de tudo um pouco. É assim que passamos a conhecer as pessoas, principalmente os nossos amigos.
Tem aqueles que estão super satisfeitos com as suas condições de vida financeira. Vivem a sorrir e se deleitam em suas atividades profissionais na rotina diária. Bem poucos é verdade, mas existem.
Outros tantos transparecem uma insatisfação muito grande, estão sempre a murmurar, queixando-se de suas labutas diárias, de suas condições financeiras e até mesmo de suas mazelas familiares e de saúde. Mas nesse grupo o que mais se evidencia é mesmo a infelicidade por conta de sua situação econômica. Seguem reclamando das dívidas, queixam-se da falta de aumento salarial, dos índices de inflação, do imposto de renda etc.
Só tem um probleminha: esses últimos, apesar de estarem completamente insatisfeitos não procuram um meio de mudar a situação em que se encontram. Não conseguem se mexer e vencer o "atrito" para conseguir sair da "inércia"(já falei sobre a inércia em outro texto) rumo a dias melhores. Não encontram forças para lutar. Nem começam.
Só um detalhe: não encontram forças porque não procuram essa força. Todos temos uma força interior EXTRAORDINÁRIA que Deus nos concedeu, basta buscá-la e usá-la.
Costumos dizer que essas pessoas são conformadas com sua condição. Já tentaram alguma coisa, mas não colocaram energia suficiente para vencer e, depois de uns poucos fracassos acabaram por se tornarem conformadas.
Há ainda um grupo de pessoas que chamo de acomodadas (ou preguiçosas). Essas nem chegam a tentar nada. Qualquer coisa que obtém já é suficiente para sentar e descansar. "Pra mim tá bom". É o que dizem para si mesmas embora não falem isso com o coração, e isso as diferem das pessoas satisfeitas, afirmam isso porque têm preguiça de continuar a luta. Gostariam de conquistar mais, entretanto a preguiça não deixa e caem numa acomodação sem precedentes.
O melhor grupo de todos é aquele que chamo de inconformados. Esses não estão satisfeitos com a sua condição. Ainda não. Querem sempre algo a mais. Seguem buscando algo aqui ou ali. Estão sempre de antena ligada, procurando captar qualquer oportunidade que surja na sua frente.
Lutam sem descanso. Suam verdadeiramente a camisa com o objetivo de realizar seus sonhos.
Estabelecem metas para suas vidas e seguem em suas batalhas, mesmo que tenham que sangrar muitas vezes, para tentar atingí-las.
Não desanimam nunca. Fracassam muitas vezes, entretanto, depois de cada fracasso se erguem, olham para um lado e para o outro, firmam o seu corpo e correm em busca de seu sucesso. Esses guerreiros querem participar da autoria de suas vidas e de seus destinos. Não são meros atores coadjuvantes. Muito pelo contrário, querem ser os protagonistas. Aliás, não só querem, como verdadeiramente conseguem.
E você amigo leitor? Em que grupo se identifica? Satisfeito, Conformado, Acomodado ou Inconformado?
Deixo uma dica para você: Seja um inconformado! O segredo do sucesso é nunca desistir, mas para que isso aconteça (nunca desistir) é necessário que o sujeito seja um INCONFORMADO.


Sucesso e Paz.

SERGIO MATOS