A cidade de São Paulo é mais famosa pela grandeza de seu congestionamento do que pela imensidão de seus parques. Já o estado de São Paulo é repleto de beleza e da bucólica paisagem das cidades interioranas e pela imensidão de vias que interligam as centenas de cidadezinhas próximas umas das outras.

 

Vias de interligação dessas pequenas cidades são estruturadas para o andar de carros, mas também há espaço para longos percursos de pedaladas em grupo. Vamos aqui abordar 6 lugares para se pedalar no estado de São Paulo: 3 na capital e 3 no interior seja você um ciclista experiente ou um iniciante com objetivos não tão principiante assim.


A diversidade do estado permite ciclista de vários níveis de experiência e de estilo utilizarem as mesmas vias e os mesmos espaços em harmonia. Primeiro por que a comunidade dos ciclistas é unida e entende que isso é necessário para almejar condições melhores para todos. As cidades são projetadas para os carros e para os transportes de massa, a questão sustentável é deixada de lada em megaprojetos que só congestionam as cidades e prejudicam a saúde de todos. Saindo um pouco desse paradigma...

 

... os três melhores lugares para se pedalar na cidade de São Paulo:

 

#1 Parque Villa Lobos

 

De fácil acesso, o parque Villa Lobos é apontado como um ótimo lugar pelo blog por algumas razões simples a seguir listado. Antes de falar dos por quês, é interessante perceber dentro do parque o contraste que ele apresenta em relação à cidade, é um lugar tranquilo e que ao adentrar no parque, logo se percebe um alívio na tensão que nos acompanha dentro desse monumental castelo de pedras.

 

E como em todo castelo, existe um jardim, que neste caso chamaremos de Parque Villa Lobos. O mais bacana é que mesmo você que é ciclista profissional ou está começando a andar de bike, não há a necessidade de ter uma bicicleta para andar pelo parque.

 

Se você é um ciclista tradicional, está trabalhando no meio do inferno da cidade e precisa relaxar, dê um pulinho no parque e alugue sua bike. O mesmo vale para você que não possui e ao ler esta matéria ficou babando de vontade de conferir o percurso do parque, alugue uma bike e seja feliz.

 

O parque Villa Lobos possui um circuito curto, com um pouco mais de 3km, o bom do terreno é que ele é plano, facilitando ciclistas iniciantes e existe uma especificação de que a ciclovia é ciclovia mesmo, para não ser usado em conjunto com pedestres(pelo menos na teoria), o que em tese evita acidentes.

 

Fica localizado na zona oeste da cidade, na Avenida Professor Fonseca Rodrigues, 2001. Para você que gosta de pedalar bem cedinho cuidado, o parque abre as 8 horas da manhã e fecha as 19h da noite ok?

 

#2 Parque do Ibirapuera

 

Atravessando para o outro horizonte da cidade, o Parque do Ibirapuera fica na zona leste da cidade. Famoso por natureza (e pela natureza) o parque do Ibirapuera tem o seu horário de funcionamento em um período bastante favorável, funcionando com o sol ainda tímido as 5 horas da manhã e fechando só na hora em que a carruagem vira abóbora, a meia noite!

 

Um pouco mais extenso em percurso que o parque Villa Lobos, o parque do Ibirapuera conta com mais de 5,5 quilómetros de via delimitada e o mais bacana não está presente nesta demarcação. O interessante mesmo está após este circuito, que é uma trilha de terra para ciclistas de mountain, onde o contato com a natureza é maior e não possuem tantas pessoas realizando a caminhada durante a pista.

 

Este é um dos pontos negativos do parque do Ibirapuera, que é a mistura de ciclovia com pista de corrida. Aproveite para exercer seu respeito pelos demais esportistas e respeite os pedestres, como não há uma pista exclusiva para cada um, compreenda essa situação e seja flexível quanto aos outros que estão ali, afinal, gentileza gera gentileza.

 

#3 Parque Ecológico do Tietê

 

Crescendo mais ainda o percurso, ou melhor, dobrando! O parque Ecológico do Tietê possui mais de 11 mil quilômetros de pista para um ciclista com objetivos um pouco menos modestos se deliciarem! O parque Ecológico do Tietê conta com uma pista de bicicross, o que contempla mais do que uma modalidade de ciclistas.

 

Ainda podemos incluir um percurso não muito usual que é o bosque da Diversidade e dos Municípios. Não é aconselhável um ciclista realizar este percurso sozinho, pois sua estrutura em relação à segurança não é muito confiável e outra, para o final da tarde a pista torna-se muito escura, o que dificulta a visão e aumenta o risco de acidentes.

 

É um parque incrivelmente arborizado, localizado também na zona leste, conta com a maior pista em parques da cidade e possui muitas atividades extra-ciclismo. Pode levar a família toda que todos terão sua vez neste belo parque.

 

Passeios no Estado de São Paulo

 

Partindo agora para fora da cidade e indo para as aventuras apresentadas pelo Estado, vamos listar outros 3 passeio interessantes para conhecer. Estes com um enfoque maior ao profissionalismo e menos a casualidade, onde o desafio foi colocado em pauta para a escolha destes.

 

#1 Caminho da Fé

 

Já para iniciarmos com um gigante desafio que provoca os limites, inclusive o espiritual, citamos o Caminho da Fé. Existem muitos percursos que podem ser feitos dentro do caminho, o mais famoso e longo vai da cidade de Tambaú até Aparecida e conta com mais de 400 quilómetros de percurso. Pedalada para profissionais e que pode durar mais de 5 dias, com cuidados especiais em relação a peso, suplementação e hidratação, este caminho deve ser estudado e planejado com muito cuidado.

 

O bom do caminho é que ele vem destacado com placas amarelas por todo o percurso e conta uma grande quantidade de pistaem terra. Oque motiva muitos a realizarem este caminho, que não só pelo objetivo físico em si, é o conhecimento de seu próprio limite mental. O caminho conta com um silêncio e contato com a natureza pela maior parte do percurso.

 

#2 Serra da Mantiqueira

 

Apesar de sua principal pedalada estar localizada em São Paulo, mais precisamente em Campos do Jordão, o percurso da Serra da Mantiqueira passa por três estados: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Conta com mais de 500 quilómetros de desafio puro, sendo sua grande maioria percorrida em terra. Algumas precauções devem ser tomadas em relação ao material de reposição da sua bike, suplementação e hidratação e com peso excessivo, uma vez que o percurso exige muito do ciclista por possuir subidas íngremes e descidas complexas e que exige muito dos freios. Não deixe de aproveitar a vista incrível e principalmente às cachoeiras que existem no caminho, elas purificam a alma!

 

#3 Campinas – Mogi Guaçu

 

A distância entre as cidades do interior de São Paulo, Campinas a Mogi Guaçu é de 61 quilómetros de trevo a trevo. É um desafio tremendo para quem tenta realiza-lo, são retas enormes, subidas imensas e descidas rápidas. A estrada é muito boa, mas a recomendação primordial é realiza-la em grupo, pois é uma via de velocidade alta.

 

Com uma via bem estruturada e asfalto lisinho (devido ao pedágio claro), conta com pontos comerciais ao longo do percurso e com uma paisagem não muito rica. O legal mesmo dela é o desafio em relação às longas subidas, que incidem por várias vezes ao longo do percurso. Outro detalhe em relação à segurança são as pedrinhas que ficam na beira da pista, em alguns pontos de curvas leve elas estarão presentes, então cuidado.

 

A grandeza da cidade e a beleza do Estado

 

Tanto na cidade quanto no Estado é possível encontrar diversos lugares para a prática de nosso esporte favorito, mesmo que sejamos amadores ou um pouco mais experientes no assunto. A cidade conta com uma grandeza exuberante e uma diversidade de opções de parques maravilhosa, sem contar com a ciclofaixa que tornou-se uma opção incrível para os finais de semana.

 

O Estado de São Paulo, por sua vez, está mais ligado aos grandes desafios que sua magnificência nos trás. Muitas rotas iniciam em São Paulo e terminam em outros estados e outro fator interessante é que, pela boa estrutura das rodovias, é possível traçar novos e inusitados caminhos exclusivos.

 

Pedalar no estado é algo indescritível e vem sempre em contraste aos paradigmas que traçamos sobre o que é São Paulo. É tida como a cidade dos carros, mas cabe a nós, apaixonados pelo ciclismo, mostrar que também é o Estado da bicicleta.

 

Vamos criar esta corrente? Nos conte uma rota exclusiva sua dentro de São Paulo!

 

Se você gostou deste artigo, cadastre-se e acompanhe nosso canal em www.bikeloko.com.br/dicas.