RESUMO

A Rinite é conhecida por ser uma irritação e a inflamação crônica ou aguda da mucosa nasal, é uma doença que pode vir a ser causada tanto por vírus como por bactérias, embora seja manifestada com mais freqüência em decorrência de alergia, ou por alergenos.

As alergias mais conhecidas denominadas de comuns são a asma, rinite, dermatites e alimentares que se manifestam em vários graus, podendo ser brandas ou até mesmo fatais por provocarem choque anafilático, podendo produzir colapso nervoso do paciente. Cerca de 20% dos adultos sofrem com algum tipo de doença alérgica, sendo que muitos indivíduos desenvolvem as alergias durante a infância, constituindo um problema de saúde pública significante.

OBJETIVO: O presente estudo tem como objetivo conceituar a doença conhecida como rinite, demonstrando seus tipos, causas, exames, diagnósticos, sintomas, cuidados e tratamentos mais indicados. 

METODOLOGIA: A presente pesquisa foi sustentada através de revisão sistemática de literatura, com a utilização das bases de dado eletrônicas e literárias: LILACS, SciELO e PubMed.

RESULTADOS: De um total de 22 artigos encontrados, 10 preencheram os critérios de inclusão e exclusão, sendo que 12 artigos se concentraram em demonstrar as causas e tratamentos da rinite.

CONCLUSÃO: Pode-se concluir que cerca de 20% dos adultos sofrem com algum tipo de doença alérgica, sendo que muitos indivíduos desenvolvem as alergias durante a infância, acabando por constituir um problema de saúde pública significante.

Contudo a alergia é uma situação na qual o organismo apresenta uma resposta imunológica (de defesa) diferente da resposta protetora esperada, causando alterações indesejáveis. O sistema imune funciona como defesa do organismo contra agentes invasores, como as bactérias e vírus, assim o paciente entra em contato com um alérgeno e esse sistema imune o trata como um invasor mobilizando-se para atacá-lo nessas condições é gerado grandes quantidades de um anticorpo chamado imunoglobulina E (IgE). Quando um alergeno entra em contato com seu anticorpo IgE específico, vários elementos químicos são liberados no sangue e passam a agir em várias partes do corpo, assim como no sistema respiratório, causando os sintomas da alergia.

Os principais sinais e sintomas da rinite alérgica incluem crises de espirros, coriza, coceira nasal, obstrução nasal e sintomas oculares (coceira, lacrimejamento).

Pode haver muitos tipos de rinites como: Alérgica, Não alérgica, Infecciosa, Medicamentosa, Perene com crises sazonais, Perene ou persistente, Vasomotora, Sazonal ou intermitente, cada qual com suas características.

Para o médico diagnosticar o paciente ele realizará um exame físico e fará perguntas sobre os sintomas. O teste de alergias pode revelar substâncias específicas que desencadeiam os sintomas esse teste é feito na pele, e é o método mais comum para testar as alergias, o paciente alérgico apresenta teste cutâneo positivo a um ou mais alérgenos.

O tratamento mais indicado para essa doença consiste em procurar um médico o mais breve possível assim que começarem a apresentar os sintomas para que esse profissional possa diagnosticar o mais breve possível e começar o tratamento mais indicado para cada individuo muitos desses médicos optam por anti-histamínicos, corticóides, descongestionantes e ate por imunoterapia, que trazem ao paciente o controle dos sintomas e muitos a cura do mesmo.