RESENHA

FREAKONOMICS: o lado oculto e inesperado de tudo que nos afeta

DUBNER, Stephen J.; LEVITT, Steven D. Freakonomics: o lado oculto e inesperado de tudo que nos afeta. Elsevier Brasil, 2007.

 

Taylon Róger Souza Santos*

 

O livro “FREAKONOMICS: o lado oculto e inesperado de tudo que nos afeta”, de 2005, foi escrito pelo americano Steven Levitt, que é professor na Universidade de Chicago. Graduado em economia em Harvard e Ph.D. no MIT, Levitt contou com a ajuda do jornalista da The New York Times Magazine Stephen J Dubner, Steven Levitt ganhou a Medalha John Bates Clark em 2003.

O termo Freakonomics foi cunhado pelos autores e significa economia excêntrica. Freakonomics é um livro diferenciado, pois não tem um tema único a ser tratado durante todo o texto e também trata a economia de uma forma mais leve e descontraída, usando a analise econômica para estudar dados da vida cotidiana.

Inicialmente pode parecer que as situações abordadas por Levitt e Dubner são triviais, porém, ao decorrer do livro se percebe que isso não é verdade, pois o livro trata de forma sucinta sobre vários temas que não parecem afetar a vida em sociedade, mas na realidade afetam.

No primeiro capítulo do livro os autores abordam um tema crucial para a sociedade, que é a origem da corrupção. Essa analise é feita a partir da afirmação dos autores que os indivíduos são movidos a incentivos, e se esses incentivos forem altos o suficiente os indivíduos ponderam ser corrompidos. Os autores demostram diversas situações onde os altos incentivos estão gerando a corrupção. Como por exemplo, as políticas de beneficiamentos aos professores das turmas de ensino fundamental que tirarem as maiores notas nos testes padronizados, esse fato gerou muita trapaça nas notas dos testes. Para amenizar esse problema Levitt criou um programa de computador capaz de detectar professores que trapaceavam nos testes.

O segundo capítulo trata das semelhanças entre a Klu Klux Klan, uma antiga instituição racista norte-americana e um grupo de corretores de imóveis, assim, Levitt e Dubner tratam de como em ambos os casos as informações são muito importantes e como a assimetria de informações pode causar o colapso de uma organização. Nesse capitulo os autores também citam a importância da internet na divulgação das informações.

No capitulo seguinte os autores falam sobre como é ilusão a ideia de que os traficantes ganham muito dinheiro, pois na realidade é um grupo pequeno deles que conseguem um alto faturamento, mas a maioria vive perigosamente e com poucos recursos financeiros e acabam morando com suas mães.

No quarto capítulo Livitt trata da diminuição da criminalidade, para ele a legalização do aborto, a partir do caso Roe x Wade, foi o fator determinante para essa diminuição, porque aquelas crianças que seriam desprezadas, viveriam na pobreza e consequentemente poderiam se tornar bandidos, não chegaram a nascer.

No quinto capítulo os autores tratam de um assunto que é muito discutido e nunca se chega a uma única conclusão, que é como ser um pai perfeito, para Livtt o pai deve ser um exemplo para os filhos, segundo ele, o exemplo é melhor que uma boa escola e uns bons livros.

No ultimo capítulo os autores surpreendem novamente com um tema curioso, que trata da influência do nome sobre o sucesso de uma pessoal, e como é de se esperar o resultado encontrado por Livtt através da análise de dados é que o nome da pessoal não influência na carreira e nem nas relações sociais dessa pessoa.

O livro “FREAKONOMICS: o lado oculto e inesperado de tudo que nos afeta” é uma leitura interessante e diferenciada aonde os leitores vão se deparar com temas que provavelmente nunca ouviram falar, sendo assim, esse livro é uma obra que pode abrir o horizonte de pesquisa dos economistas e contribuir com a análise sobre a influência dos incentivos no comportamento das pessoas.