“A HISTÓRIA DAS COISAS”
RESENHA

O vídeo “A História das Coisas” mostra as etapas de produção desde a extração, produção, distribuição, consumo e tratamento do lixo, bem como a ocorrência dos danos gerados ao meio ambiente face à produção industrial desenfreada e o consumismo desordenado. Trata da ação do homem sobre o meio ambiente, através da captação dos recursos naturais, devolvidos à natureza na forma de lixo tóxico, tecnológico, da não reposição, etc.

Ainda, a utilização de recursos naturais para o desenvolvimento de novos produtos, passa por todas as etapas, sendo descartados rapidamente e substituídos por novos, gerando o consumismo excessivo e desnecessário, ciclo este que vai gerar reflexos consideráveis ao meio ambiente.

Todo este processo de atrelamento entre os problemas ambientais e sociais, sem o planejamento de reposição, recomposição dos bens naturais utilizados para a produção de novos produtos, trás um alerta para que sejam promovidas ações sociais no sentido de que faça algo urgentemente, uma vez que os recursos naturais são finitos.

Embora seja difícil reverter a situação atual do ambiente, uma vez que vivemos num mundo capitalista, exageradamente consumista, a ideia inicial para de evitar a evolução dos danos ambientais é a conscientização da sociedade, empresários e governo. A importância do envolvimento de toda a sociedade, a intervenção do governo para que possamos viver num ambiente sustentável para todos.

Certamente o vídeo é didático e nos faz refletir sobre este problema, sobre os padrões de consumo e como buscar o meio ambiente mais justo para todos. Adotar políticas públicas para transformar esse sistema em outro sustentável, que não poduza resíduos, que a energia seja renovável, ideia esta que seria um bom início, para que se pensar num ambiente justo.