RESENHA: A ATUAÇÃO DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL DO AMBULATÓRIO DE  NEUROCIRURGIA ONCOLÓGICA DO HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO – USP  

BIGATÃO, Marcela dos Reis; CARLO, Marysia M. R. Prado de; CARLOTTI, Jr Carlos Gilberto; PERIA Fernanda Maris; PICONE JR, Giusepe; FORMIGHIERI, Mariana Siqueira Bastos; SARTORE, Margarida.  A ATUAÇÃO DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL DO AMBULATÓRIO DE  NEUROCIRURGIA ONCOLÓGICA DO HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO – USP Boletim Eletrônico - Sociedade Brasileira de Psico-oncologia. Ano IV, edição 3, Jan/fev/mar 2009. Disponível em: < http://www.sbpo.org.br/_newsletter/boletins/boletim_janeiro_fevereiro_marco_2009/equipe_multiprofissional.pdf > Acesso em: 16.abr.2014. 

 O artigo resenhado é de autoria de sete profissionais, sendo que Marcela dos Reis Bigatão; Margarida L.G.B. SartoreGiusepe Picone JrMariana Siqueira Bastos Formighieri; são Profissionais das áreas de Terapia Ocupacional, Neurocirurgia, Psicologia e Serviço Social, respectivamente, do Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP, atuando principalmente nas áreas de promoção de saúde e qualidade de vida de doentes crônicos em contextos hospitalares e cuidados paliativos. Contando ainda com a colaboração de docentes da USP: Marysia M. R. Prado de Carlo, docente da USP desde 1990, com graduação em Terapia Ocupacional e Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Concluiu pós-doutorado pelo Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).  Carlos Gilberto Carlotti Jr professor titular da faculdade de Medicina De Ribeirao Preto – USP,  formado em medicina  pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, onde também fez realizou o mestrado e o doutorado, realizando o  estágio de pós-doutorado no Brain Tumour Research Centre, The Hospital For Sick Children em Toronto, Canadá.  Fernanda Maris Periaprofessora Doutora da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP). Responsável pelo Serviço de Oncologia Clínica do Hospital das Clínicas da FMRP-USP. 

Aborda o trabalho da equipe multiprofissional no Ambulatório de Neurocirurgia Oncológica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP, detalhando questões do atendimento a pacientes oncológicos e seus familiares, sendo os serviços prestados por uma equipe integrada com um projeto assistencial comum que visa à flexibilidade do trabalho, autonomia técnica de caráter interdependente, respeitando às diferenças e especificidades técnicas de cada áreaDemonstrando que o trabalho de multiprofissional permite a inter-relação de vários saberes profissionais, colaborando na proposição de condutas terapêuticas por meio de ações integradas abrangendo tanto aspectos físicos quanto espirituais. 

 Estruturado em tópicos o artigo apresenta em sua introdução a definição de equipe multiprofissional, ressaltando que em sua composição a equipe engloba diferentes competências e habilidades que atuam juntas dividindo um mesmo propósito em busca de uma meta em comum. Na sequência apresenta uma caracterização dos serviços identificando que os pacientes Os pacientes atendidos no ambulatório da Neurocirurgia Oncológica do Hospital das Clínicas da FMRP- passam pela triagem no ambulatório da neurocirurgia, realizando os exames necessários para a cirurgia e após esta  encaminha-se paciente para o ambulatório da neurocirurgia oncológica (pacientes com tumores com alto grau de malignidade) ou para o ambulatório geral (pacientes com tumores benignos). Neste tópico os autores abordam ainda a porcentagem de incidência de tipos de tumores nos pacientes, bem como as dificuldades encontradas pelos internados nos processos pós-operatórios. 

 O próximo tópico refere-se à dinâmica de atendimento, explicando a composição da equipe e os procedimentos realizados por cada profissional em busca da integralidade do atendimento. A terapia ocupacional também é tratada enfatizando a importância do desenvolvimento de programas  ocupacionais que englobem os diversos aspectos necessários para a promoção da qualidade de vida do paciente, desenvolver a autonomia e a independência funcional. O último item abordado são os cuidados paliativos indicando que os mesmos referem-se às medidas que devem ser realizadas em busca de prover uma melhor qualidade de vida ao doente e aos seus familiares através de suporte emocional, social e espiritual. Por fim os autores concluem que através da atuação de uma equipe multiprofissional qualifica-se a assistência para a melhor prestação de serviço aos pacientes oncológicos, construindo os trabalhos de forma integrada e integral englobando os aspectos físicos, psicossociais e espirituais. 

 Diante do objetivo proposto de apresentar a estrutura de funcionamento da equipe multiprofissional do ambulatório da Neurocirurgia Oncológica do HC-FMRP-U afirma-se que o presente artigo  não demonstra uma avaliação positiva, haja vista que é feita a apresentação dos cargos que compõem a equipe através de um organograma, porém não são apresentados de forma clara e específicas as atividades desenvolvidas por cada profissional em busca da integralidade de ações. Destaca-se que os teóricos utilizados como base para a produção do artigo são atuais o que gera uma transmissão de conhecimento atualizado e voltado para as reais necessidades do público-alvo. 

 A linguagem da obra apresenta-se coesa, sendo de fácil assimilação, não apresentando termos técnicos e fazendo uso de conceituações básicas  sobre o tema abordado, desta forma entende-se que o artigo  -A atuação da Equipe Multiprofissional do Ambulatório de Neurocirurgia Oncológica Do Hospital Das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP- direciona-se a acadêmicos dos cursos relacionados a formação de uma equipe multiprofissional, que estejam no início dos estudos sobre o tema e necessitem de uma abordagem geral com o intuito de realizar o reconhecimento do assunto. 

 Resenha realizada por Aline Consoli, graduada em Letras pela  Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT)trabalhando atualmente com atividades direcionadas a produção textual científica variada.