REFUTAÇÃO DO MECANICISMO E A EXISTÊCIA DE UM CONTROLE UNIVERSAL OU DE UM SER SUPREMO.

 RESUMO DA REFUTAÇÃO DO MECANICISMO.

A ideia principal da refutação do mecanicismo é demonstrar que o movimento não é constante no universo e, portanto não é necessário a ele, pois se o movimento fosse necessário ao universo o universo não poderia existir por nenhum tempo sem ele.

 REFUTAÇÃO DO MECANICISMO.

 A INCONSTÂNCIA DO MOVIMENTO NO UNIVERSO.

Para que um movimento fosse constante no tempo seria preciso que infinitos intervalos de tempo chegassem ao fim, pois antes que um tempo finito chegasse ao fim ele teria que chegar a metade do intervalo, depois a um quarto do intervalo, depois a um oitavo do intervalo e assim infinitamente. Porem o infinito não tem fim e por isso nenhum movimento pode ser constante no tempo. (observação: o movimento na sua forma mais simples é imediato no tempo ou sem duração).

 O MOVIMENTO É DESNECESSÁRIO AO UNIVERSO.

Como nenhum movimento pode ser constante no tempo há uma sucessão de repouso e movimento no universo de forma que o movimento não é necessário ao universo, pois se fosse o universo não poderia existir sem ele e, portanto não haveria momentos de repouso no universo.

 REFUTAÇÃO DO MECANICISMO E AFIRMAÇÃO DA VOLUNTARIEDADE.

Como o movimento não é necessário ao universo, ele não tem uma tendência há existir, mas poderia nunca ocorrer. Portanto não existe uma predestinação inevitável para os fatos, mas diversas possibilidades para o movimento. Diante de diversas possibilidades para o movimento e nenhuma tendência para sua existência é necessário que ele seja gerado voluntariamente ou ele jamais ocorreria. Por isso todo fato é voluntário.

 RESUMO DA EXISTÊNCIA DE UM CONTROLE UNIVERSAL OU DE UM SER SUPREMO. 

A ideia principal da existência de um controle universal ou de um ser supremo é demonstrar que o movimento não é possível através do espaço restando apenas aquilo que ocupa o espaço para ser mutável. Portanto é o espaço que muda de conteúdo e não o conteúdo que muda de espaço. Sendo assim a causalidade vem do universal pra o particular e as coisas são destruídas e recriadas no espaço causando a ilusão de um movimento através dele.

 A EXISTÊNCIA DE UM CONTROLE UNIVERSAL OU DE UM SER SUPREMO.

 É IMPOSSÍVEL MUDAR DE POSIÇÃO NO ESPAÇO.

Não poderia existir um menor deslocamento possível, pois toda distância possui frações, logo toda distância tem que possuir posições intermediárias e quaisquer posições intermediárias tem que possuir outras entre elas. De forma que a quantidade de posições entre a posição inicial e final de um movimento é infinita. Isso vale para o movimento de trajetória contínua, onde o móvel precisaria passar pelas infinitas posições que existem da posição inicial à posição final de um movimento. Também vale para o movimento de trajetória descontinua, onde o móvel precisaria percorrer uma trajetória pontilhada sem passar pelas infinitas posições intermediárias para chegar ao fim ordinal de infinitas posições (observação: uma posição não precisa ser ocupada por um móvel para existir, pois ela existe antes e depois de ser ocupada). Se entre duas posições existissem infinitas outras, então da posição inicial a posição final haveria uma sucessão infinita de posições, logo a posição final seria a última de uma sucessão infinita (infinito ordinal), ou seja, ela estaria no fim do infinito, mas como o infinito não tem fim é impossível mudar de posição no espaço, seja numa trajetória contínua ou descontínua. (observação: entre duas posições só haverá infinitas outras se houver mudança de posição no espaço, pois do contrário só existirão as posições das próprias coisas imóveis que não possuirão posições intermediarias entre elas e suas vizinhas).

 A INVERSÃO DA COMPREENSÃO DO MOVIMENTO.

Como nada muda de posição no espaço o que resta para ser mutável é o que está nele, ou seja, o seu conteúdo. Portanto não são as partes que modificam o todo, mas o todo que modifica as partes, pois não é o conteúdo que muda de espaço, mas o espaço que muda de conteúdo. Isso significa que há um controle universal e que a causalidade no universo é decrescente (que vem do universal ao particular). Você pode pensar que as coisas mudam de posição no espaço, mas na verdade o que ocorre é que, repetidas vezes, as coisas são destruídas e recriadas no espaço causando a ilusão de um movimento através dele.

 ESCLARECENDO MAIS.

Na parte do texto sobre a inversão da compreensão do movimento, o que eu quero demonstrar na prática é que no movimento não são as coisas que mudam de lugar no espaço conservando o seu conteúdo, mas o movimento é exatamente a mudança de conteúdo do espaço. Portanto o movimento através do espaço é uma ilusão, pois na verdade não são as coisas que mudam de lugar no espaço, mas é o espaço que desfaz e refaz as coisas através da mudança de seu conteúdo. Ele desfaz algo num lugar e refaz em outro parecendo assim que é a coisa que está mudando de lugar. Funciona como uma animação ou a projeção de um filme onde não há ligação total entre as imagens, mas mesmo assim elas parecem formar uma trajetória contínua.

 CONCLUSÃO.

Eu não quero afirmar que o espaço seja Deus, pois se o espaço for parte de algo mais abrangente, ele será submisso a essa coisa. Porque mesmo que haja uma hierarquia infinita no Universo, o domínio vem do universal, Pois se o domínio viesse do particular o menos abrangente seria causa do mais abrangente (a totalidade seria efeito de suas partes). Porem no texto sobre a inversão da compreensão do movimento nós vimos que isso não é verdade, pois está escrito que não são as partes que modificam o todo, mas o todo que modifica as partes, ou seja, o mais abrangente é causa do menos abrangente (a totalidade é causa de suas partes). Isso significa que o domínio vem do universal ou que há um Deus que controla todas as coisas.

COMENTÁRIO.

O texto conclui que há um Deus que controla todas as coisas. Para controlar todas as coisas é preciso ver todas as coisas e para ver todas as coisas é preciso estar em toda parte, logo Deus é onipotente, oniciente e onipresente.