ARTIGO DE RIVISÃO

REFLEXÃO SOBRE AS PROPOSTAS DE INOVAÇÃO EM PSICOLOGIA DIANTE DOS DESAFIOS DAS ESCOLAS NA REDE PUBLICA DE ENSINO

¹NATÁLIA LORENA PINTO : ²MANUELA GOMES LOPES COTTA

RESUMO

A psicologia escolar ainda não é uma realidade para muitas escolas públicas no Brasil, e com a demanda crescente de reforço dos profissionais de psicologia no corpo docente das escolas é preciso se fazer uma reflexão sobre a atuação do psicólogo neste contexto que se apresenta com muitas dificuldades e desafios. É fundamental que qualquer movimento questionador de uma dada realidade também realize novas propostas e contribuições que sejam úteis na prática cotidiana dos profissionais. O presente estudo bibliográfico teve como objetivo identificar, descrever e analisar os artigos científicos encontrados na literatura sobre a psicologia escolar e suas propostas de inovação. Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica realizado como parte de uma das etapas de conclusão de estagio curricular obrigatório realizado no curso de psicologia da faculdade FEAD no ano de 2014. Dos 11 artigos encontrados foram selecionados três artigos entre o ano de publicação entre 2008 a 2011 e dois livros entre os anos de 1990 e 2009. Diante de tantos desafios, o psicólogo escolar precisa assumir uma postura critica em relação a esses processos de dificuldades e assumir um papel ativo no processo de inovação para quebrar os preconceitos e abrir novas possibilidades de atuação.

Palavras chaves: psicologia escolar, escola publica, inovação, desafios.

Abstract: School psychology is still not a reality for many public schools in Brazil, and the growing demand for psychology professionals reinforcing the faculty of schools is necessary to make a reflection on the work of the psychologist in this context that presents many difficulties and challenges. It is essential that any questioning movement of a given reality also perform new proposals and contributions that are useful in everyday professional practice. This bibliographic study aimed to identify, describe and analyze scientific articles in the literature on educational psychology and their innovative proposals. This is a bibliographic review carried out as part of one of the stages of completion of compulsory curricular internship performed in the course of FEAD college psychology in the year 2014. Of the 11 articles were selected three articles between the year of publication in 2008 to 2011 and two books between 1990 and 2009. Faced with so many challenges, the school psychologist must assume a critical posture with regard to these difficulties processes and take an active role in the innovation process to break down prejudices and open new possibilities of action.

Keywords: school psychology, public school, innovation, challenges.

INTRODUÇÃO

A leitura dos artigos supracitados e o conhecimento das demandas de mudanças encontradas nos estágios curriculares do curso de psicologia da FEAD realizados no ano de 2014 motivaram a realização desta pesquisa bibliográfica.

Nesse contexto, o presente estudo bibliográfico teve como objetivo identificar, descrever e analisar os artigos científicos encontrados na literatura sobre a psicologia escolar e suas propostas de inovação.

A psicologia escolar ainda não é uma realidade para muitas escolas públicas no Brasil, e com a demanda crescente de reforço de profissionais de psicologia no corpo docente das escolas é preciso se fazer uma reflexão sobre a atuação do psicólogo neste contexto que se apresenta com muitas dificuldades e desafios.

Sabemos que o Brasil apesar de ter avançado e melhorado em muitos setores ainda tem muito a melhores, os desafios políticos são muitos, e o cenário educacional é um dos maiores desafios. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), discutidos por Melo, Setti, Lins e Weber (2010), expressam que o analfabetismo atingiu 9,7% da população brasileira, em 2009, o que corresponde a 14,1 milhões de pessoas, mas nesses índices não estão incluídos os analfabetos funcionais, de modo que o analfabetismo efetivamente pode ser bem maior; Mas essa é apenas um dos inúmeros desafios encontrado no país.

Durante muito tempo permaneceu a ideia de que a prática do psicólogo escolar deveria estar pautada na avaliação de crianças e jovens com dificuldades de aprendizagem por meio de instrumentos psicológicos que medissem a capacidade dos alunos, separando os aptos dos não aptos para a aprendizagem (Patto, 1990).

Conforme apontada por Patto (1990), a história da Psicologia Escolar Educacional deve ser pensada, não apenas levando em conta alguns indicadores quantitativos do sistema educacional resultantes de políticas públicas que propõem a universalização do ensino, mas a partir de raízes históricas centradas na teoria da carência cultural.

O psicólogo escolar vai se encontrar dentro de uma expectativa que já foi introduzida pelos demais profissionais da escola, de resolver problemas de comportamento e aprendizagem, não sendo levada em consideração a complexidade e inúmeras variáveis provenientes da própria escola publica, como questões de saúde, problemas sociais, a própria relação multiprofissional, já que ainda é um campo novo de trabalho que sofre preconceitos.

É fundamental que qualquer movimento questionador de uma dada realidade também realize novas propostas e contribuições que sejam úteis na prática cotidiana dos profissionais. Neste sentido, é importante que tanto a formação como a atuação do psicólogo no âmbito educacional estejam alicerçadas no conhecimento efetivo da realidade escolar, considerando-se a diversidade e a riqueza dos processos tecidos no cotidiano da escola, bem como na articulação deste conhecimento com as searas subjetivas, sociais, políticas e institucionais.

Debruçarmo-nos sobre a escola que temos, e não a escola que idealizamos, é um dos pontos fundamentais da abordagem denominada crítica em Psicologia Escolar (Souza e Silva, 2009).

METODOLOGIA

Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica realizado como parte de uma das etapas de conclusão de estagio curricular obrigatório realizado no curso de psicologia da faculdade FEAD no ano de 2014.

A busca bibliográfica foi realizada durante os meses de agosto a dezembro de 2014, nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (LILACS,MEDLINE, SciELO, Cochrane Library), no OVID e Embase, nos idiomas inglês, português e espanhol, abrangendo artigos publicados entre 1990 a 2011.

No estudo foram incluídos artigos originais de revisão bibliográfica, e livros pertinentes ao tema. Tais estudos deveriam estar publicados nos idiomas português, espanhol e/ou inglês.

Após a leitura dos resumos inicialmente para a análise dos dados, o conteúdo dos artigos foi selecionado seguindo os critérios de maior pertinência ao tema psicologia escolar (expectativas, desafios e inovações). A pesquisa não esgota o tema a que se pretende analisar, mas abre caminhos para posteriores estudos e discussões na área.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Dos 11 artigos encontrados foram selecionados três artigos entre o ano de publicação entre 2008 a 2011 e dois livros entre os anos de 1990 e 2009.

Portanto, as concepções sobre as áreas de psicologia escolar foram encontradas nos 11 artigos que apresentam temas atrelados a psicologia escolar como as dificuldades da psi-cologia escolar, políticas publicas, analfabetismo,desafios da profissão, aprendizagem, cotidiano escolar, critica a psicologia escolar. Foi notado, nos artigos, que essas concep-ções estão intimamente interligadas, ou melhor, são interdependentes.

Diante de tantos desafios, o psicólogo escolar precisa assumir uma postura critica em relação a esses processos de dificuldades e assumir um papel ativo no processo de inovação para quebrar os preconceitos e abrir novas possibilidades de atuação.

Diante da perspectiva dos resultados encontrados, pode-se perceber que o trabalho do psicólogo escolar na rede publica,encontra desafios externo a sua atuação como os problemas de políticas publicas, como questões de saúde, problemas sociais, a própria relação multiprofissional que sofre preconceitos na sua atuação diante dos demais profissionais da escola que não entendem o lugar do psicólogo na escola.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O psicólogo escolar precisa assumir uma posição critica diante dos desafios encontrados, através de reflexões e novos conhecimentos é que o psicólogo escolar vai se abrir a novas possibilidades de atuação, trazendo a inovação para o âmbito educacional mesmo com as dificuldades apresentadas.

Por fim, que esta pesquisa bibliográfica indica caminhos para outras investigações, que continuem contribuindo nas discussões sobre as práticas dos psicólogos, a fim de forne-cer recursos e consolidar as críticas até então realizadas. É fundamental que os conheci-mentos gerados pela pesquisa aqui relatada não fiquem restritos ao âmbito acadêmico e sirva de instrumento de investigação em novas pesquisas e na pratica dos profissionais.

BIBLIOGRAFIA

Melo, L., Setti, R., Linas, L., & Weber, D. (09/09/2010). Analfabetismo atinge 14,1 milhões de pessoas. Retirado em 13/09/2010, acesso em http://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=3641.

Patto, M. H. S. (1990). A produção do fracasso escolar. São Paulo: Casa do Psicólogo.

SOUZA, M. P. R. ; SILVA, S. M. C. . A atuação do psicólogo na rede pública de educa-ção frente à demanda escolar: concepções, práticas e inovações. In: Claisy Maria Mari-nho-Araujo. (Org.). Psicologia Escolar: novos cenários e contextos de pesquisa, forma-ção e prática. Campinas: Alínea, 2009, v. , p. 75-105.