Os entulhos são os materiais que são descartados de uma obra, seja porque foram danificados, como um tijolo que se quebrou ou então porque não foram totalmente usados, como as sobras de azulejos.

Nem sempre eles podem ser reaproveitados na obra e acabam virando entulho. Há algum tempo, eles iam direto para os lixões.

A boa notícia é que agora esses entulhos podem ir para a reciclagem e ser reaproveitados. Para isso, só precisam ser destinados ao local correto. Aí, quando o entulho chega às indústrias de reciclagem, passará por um processo até que parecido com a reciclagem do papel, necessitando só que em vez de uma fragmentadora de papel, usaremos um Triturador de Entulho.

Como é feita a reciclagem do entulho?

Ele inicialmente será separado e classificado e, caso haja pregos e vigas de aço grandes, serão retiradas nessa hora. Depois disso ele será direcionado a um Triturador de Entulho que irá quebrar o tijolo, concreto e o que mais houver em pequenos pedaços. Já em pequenos pedaços será novamente “filtrado” para uma nova retirada de pregos e outros objetos que não poderão ser reaproveitados junto com o entulho.

O resultado será novamente triturado até que se torne bem pequeno e, em alguns casos, pó. Este pó será misturado a outras substâncias. E assim se formarão novos materiais para serem usados na construção civil, como o cimento.

O processo da reciclagem é bem simples, porém, muita gente ainda não o descobriu e acaba despejando o entulho no lixo comum.

Ainda por falta de informação algumas pessoas possuem certo receio de comprar e utilizar na obra materiais provenientes de reciclagem, pois acreditam não ter a mesma qualidade. Isso não passa de um mito! Além da qualidade, materiais reciclados podem ter outro atrativo: o preço - costumam custar até 25% menos do que os convencionais.