QUESTÃO: ÉTICA E MORAL

A pessoa não nasce ética; sua estruturação ética vai correndo juntamente com o seu desenvolvimento. De outra forma, a humanização traz a ética no seu bojo.

Muitos crêem que a eticidade, ou condição de vir a ser ético, significa apenas a competência para ouvir o que o coração diz. Acreditamos que essa seja apenas uma característica de sensibilidade emocional, reservando-se o ser ético para os que tiveram a capacidade de percepção dos conflitos entre o que o coração diz e o que a cabeça pensa, podendo-se percorrer o caminho entre a emoção e a razão posicionando-se na parte desse percurso que se considere mais adequada.

O estudo da filosofia moral consiste em questionar-se o que é correto ou incorreto, o que é uma virtude ou uma maldade nas condutas humanas. A moralidade é um sistema de valores do qual resultam normas que são consideradas corretas por uma determinada sociedade, como, por exemplo, os Dez Mandamentos, os Códigos Civil e Penal etc.

A lei moral ou os seus códigos caracterizam-se por uma ou mais normas, que usualmente têm por finalidade ordenar um conjunto de direitos ou deveres do indivíduo e da sociedade.

No entanto, a simples existência da moral não significa a presença explícita de uma ética, entendida como filosofia moral, isto é, uma reflexão que discuta, problemize e interprete o significado dos valores morais.

Ao contrário do que muitos imaginam ética e moral tem conceitos diferentes. a eticidade está na percepção dos conflitos da vida psíquica (emoção x razão) e na condição, que podemos adquirir, de nos posicionarmos, de forma coerente, face a esses conflitos. Consideramos, portanto, que a ética se fundamenta em três pré-requisitos: 1) percepção dos conflitos (consciência); 2) autonomia (condição de posicionar-se entre a emoção e a razão, sendo que essa escolha de posição é ativa e autônoma); e 3) coerência.

A psicanálise nos alerta também quanto à ética, quando, frente às determinações de todo tipo (econômicas, políticas, sociais, culturais), o ato projetual deve implicar numa posição ética que em termos gerais podemos resumi-la assim: "é necessário fazer o que deve ser feito". Mas este "dever" não é da ordem da moral ou do direito.

A ética que se identifica com a moral está a serviço da adaptação social e os tratamentos que estão sob sua égide buscam, influenciados pelo discurso da ciência, inserir-se no regime do todo, da validação estatística, estabelecer o universal, escrever-se. Já a ética da psicanálise situa-se numa perspectiva radicalmente diversa, onde o que prevalece é o caso a caso, a lógica do não-todo, onde não se pode escrever o universal ou formar conjunto.

A dimensão ética da psicanálise implica o reconhecimento desse sujeito singular e da diferença. O sujeito organiza sua trama de vida conforme as marcas inconscientes que fizeram sua história. Sendo assim, é portador da singularidade e da diferença, estas se presentificando pelo traçado do desejo na busca de satisfação.

Assim, a ética na psicanálise não pode ser um discurso moralizante, nem pode ser a portadora da verdade sobre os problemas humanos. Não há possibilidade de alguém colocar-se no lugar do portador da verdade absoluta, sendo que este lugar não pode ser ocupado por ninguém - é o lugar vazio. A Ética deve, no entanto, proporcionar ao sujeito o reconhecimento de seu desejo para construir sua diferença no mundo, percebendo que o lugar da felicidade e da verdade absoluta não é possível.

Ninguém pode ocupar o lugar de saber absoluto, e reconhecer essa impossibilidade é o caminho para o sujeito tornar relativa a figura de todo e qualquer sujeito. O reconhecimento da singularidade e diferença do sujeito, como fundamentos da ética da psicanálise, significa abrir possibilidades para o sujeito organizar, produzir sua história voltada para o desejo.