Uma grande dúvida das mulheres é sobre qual a melhor posição para os implantes. Existe muito mito sobre o assunto, sendo comum ouvirmos frases erradas como “O plano submuscular tem menos risco de câncer” ou  “Colocar o implante abaixo da glândula impede a mamografia”.  

Antes de qualquer coisa é preciso saber que existem três planos de colocação dos implantes. O plano submuscular é o mais profundo, o subglandular o mais superficial e o subfascial é um plano intermediário, ou seja, entre a glândula mamária e o músculo. Cada plano possui vantagens e desvantagens e deve ser indicado de acordo com cada paciente (veja quadro abaixo).  

Além disto, existem os planos mistos, nos quais cada parte da prótese fica sob um plano como o subfascial parcial (subfascial na porção medial e subglandular nas demais áreas)  e o submuscular misto (submuscular superior e subglandular inferior).  

Portanto, podemos dizer que não existe o melhor plano e sim o plano mais indicado para cada paciente. Sendo assim, de modo geral, para pacientes muito magras escolhemos o plano o submuscular, para correção de grande flacidez mamária o planos subfascial ou subglandular...  

A melhor opção é uma boa consulta na qual a paciente será bem examinada pelo cirurgião plástico e este irá indicar o melhor plano.

 

          Caracterís-

Plano                 ticas

escolhido

Visibilidade das bordas do implante

Dor após a operação

Risco de distorção da mama aos movimentos

Risco de contratura capsular

Dificuldade durante mamografias

SUBGLANDULAR

+++

+

-

++

++

SUBFASCIAL

++

+

-

++

++

SUBMUSCULAR

+

+++

++

+

+

       - desprezível , + muito baixa, ++ baixa, +++ media, ++++ alta