As causas da ejaculação precoce dependem se a ejaculação é permanente ou adquirida.

Ejaculação prematura ao longo da vida pode ser causada por um desequilíbrio químico no cérebro centros importantes que reduz o limiar para a ejaculação. Como esses homens precisam de menos estimulação, a ejaculação pode acontecer mais cedo do que o desejado. Problemas psicológicos, incluindo a ansiedade de desempenho, pode ser secundária a ejaculação precoce ao longo da vida ao invés de ser a causa primária.

Ejaculação precoce adquirida é frequentemente causada por ansiedade de desempenho. A ansiedade pode ser sobre o desempenho sexual, medo de ser pego em um ato sexual ou ansiedade relacionada a uma situação específica, como um novo relacionamento. Algumas crenças religiosas também podem fazer um homem se sentir ansioso sobre ter sexo.

Ejaculação prematura Adquirida também pode ser causada por problemas, tais como disfunção erétil. Isto pode ser devido à necessidade de estimulação intensa para obter e manter uma erecção ou da ansiedade sobre o problema ereção.

Importante é salientar que a ejaculação precoce tem cura. Basta buscar ajuda especializada que o problema é resolvido rapidamente na maioria das vezes.