Quando se fala em suplementos, temos que tomar muito cuidado, pois a cada dia que passa a indústria farmacêutica especializada em suplementos, tenta vender um novo produto "milagroso". Existem vários produtos no mercado que prometem uma coisa mais que no fundo não passam de placebos para pegar aquelas pessoas desesperadas ou pouco informadas que estão a procura de resultados rápidos custe o que custar.

Mas graças a esta humilde pessoa que vos fala (ou escreve), você não precisa se preocupar tanto com isso, pois aqui só falarei de suplementos que realmente funcionam e que com certeza já foram usados e testados por mim.

Aqui vão os principais:

Whey protein

whey

O que é?

Proteína em pó extraída do soro do leite. Proteína com o mais alto valor biológico.

Um dos principais e mais famosos suplementos, não poderia ficar de fora desta lista e aparecer como n°1. Por ser um dos mais famosos e vendidos, também é um dos mais estudados, ou seja, já foi aprovado como um dos principais suplementos para praticantes de atividades físicas. Mesmo se estiver com pouco dinheiro, vale a pena juntar um pouco de dinheiro e colocá-lo em sua dieta. Porém tome bastante cuidado com qual marca comprar, pois existem várias marcas que não passaram nos testes de qualidade realizados pela ANVISA em 2014. Procure se informar quais são as marcas aprovadas.

Como tomar?

O melhor horário para ser consumido é logo após o treino de musculação, momento em que o corpo mais precisa de proteína de rápida absorção. Porém existe um outro horário que também é bastante importante, que poucas pessoas se preocupam, que é logo ao acordar, já que seu corpo passou bastante tempo sem ingerir nenhum alimento, precisando desta formar repor de maneira rápida este tipo de macronutriente.

BCAA

bcaa

O que é?

Aminoácidos essenciais de cadeia ramificada. Na verdade a sigla BCAA compõem 3 tipos de aminoácidos: Leucina, Valina e Isoleucina. Explicando para que todos possam entender, aminoácidos são uma parte da proteína. Se a proteína é a parede da casa, os aminoácidos são os tijolos. E essenciais porque não são produzidos pelo corpo.

Para que serve?

Trabalha na recuperação das micro lesões causadas no treino de musculação, ou seja, na recuperação muscular. A ausência destes aas podem causar perda de massa muscular.

Quando tomar?

De forma geral, antes e depois dos treinos ou de acordo com seu nutricionista.

GLUTAMINA

gluta

O que é?

É outro tipo de aminoácido, classificado como não-essencial, ou seja, é produzido pelo corpo.

Para que serve?

Trabalha na síntese de proteína nos músculos, contribuindo para o aumento de força, resistência e diminuindo o tempo de recuperação muscular.

Alguns estudos mostraram que a Glutamina em pequenas doses, pode elevar o nível de HGH (hormônio do crescimento).

Quando tomar?

De maneira geral, após o treino com pesos e antes de dormir ou de acordo com seu nutricionista.

TERMOGÊNICOS

 

alimentos termogenicos
alimentos termogenicos

O que é?

Também conhecidos como fat burners ou queimadores de gordura.

Eles são substâncias que atuam isoladamente ou combinadas, aumentando a temperatura corporal, num processo chamado de termogênese, e com isso acelerando o metabolismo para promover a perda de peso. A principal indicação de uso é em conjunto com atividades aeróbicas.

Alguns benefícios dos termogênicos:

  • Diminuição do apetite;
  • Mais energia;
  • Aumento do metabolismo.

Quando tomar?

Normalmente, 30 minutos antes da atividade física, porém pode variar de fabricante para fabricante, é necessário seguir o rótulo ou a recomendação de um nutricionista.

Efeitos Colaterais

Diferentemente dos outros suplementos descritos aqui, os termogênicos podem apresentar alguns efeitos colaterais, sendo muito importante tomar muito cuidado ao ingerir estas substâncias. Não aconselho tomar estes produtos pessoas com qualquer tipo de enfermidade e/ou consulte um nutricionista especializado.

  • Insônia;
  • Dor de cabeça;
  • Enjoo;
  • Arritmia cardíaca;
  • Agitação;

Existem alguns outros suplementos que podem ajudar, dependendo em que nível de atividade física e dieta você se encontre. Porém estes são, na minha opinião, suplementos essenciais para iniciantes e/ou intermediários.

Fique ligado nos meus próximos artigos para receber mais informações sobre suplementação para Endomorfos.