RESUMO

 

O presente trabalho tenta mostrar que a Psicologia Transpessoal vai além da consciência usual transcendendo a visão da psique dada pela Psicanálise, Behaviorismo e o Humanismo, mostrando que o Ser tem uma consciência em potencial que vai além das visões anteriores, pois uma grande gama de fenômenos experimentado e que vão além dos sentidos, não era explicada nas três corretes anteriores: 1º, 2° e 3º forças só sendo trabalhada intensamente na 4º força, Psicologia transpessoal e na Psicologia integral, que vem aborda novos conceitos como as experiências culminantes e Consciência Cósmica dentre outros para uma vida que integral o Ser como um Todo.  

 

palavras-chave: Psicologia Transpessoal. Experiências Culminantes. Consciência Cósmica

 

 

 

Introdução

     

            A finalidade deste artigo é mostrar como os teóricos na Psicologia Transpessoal encaram fenômenos como Experiências Culminantes e a Consciência Cósmica e a mudança que ocorrem no Ser Humano depois de experimentar esses estados mais amplos de níveis de consciência. O nosso objetivo de estudo é tentar ver o Ser como um todo, na visão dessa nova corrente da Psicologia contemporânea e não fragmentada, mas sim, em uma visão holística do sujeito dando ênfase as dimensões espirituais, mentais, sociais e físicos e a consciências superiores.

            Essa abordagem é de suma importância para o autoconhecimento e uma saúde total e equilíbrio pessoal, vindo a preencher o vazio que existem em muitos. O que tais conceitos vêm a agregar ao sujeito? O que é a experiências culminantes e a consciência cósmica? Por que a Psicologia Transpessoal é diferente da Psicologia Tradicional?

            A metodologia é do tipo bibliográfico de caráter qualitativo, Este estudo adota uma perspectiva qualitativa, a esse respeito (OLIVEIRA,1999) defende que as abordagens qualitativas facilitam descrever a complexidade de problemas e hipótese.

  1. 1.    Psicologia Transpessoal

      

          Temos como precursores da quarta força da Psicologia moderna William James, Carl Gustav Jung- que cunhou o termo “transpessoal”- e Abraham Maslow, tem seu nascimento na Califórnia em 1969 (WEII, 1993. p.18).

         A Consciência humana pode ir além de níveis ditos normais, pois tem uma potencialidade que transcende o estado de vigília e estado ‘normal de consciência’ foi o que muitos teóricos do campo da Psicologia e Psiquiatria começaram a perceber, que os sujeitos poderiam chegar a estados mais elevados de consciência, vindo a experimentar experiência ditas psicopatológica que na realidade era de crescimento e de transformação do ser, Buscando o sentido na vida, uma verdadeira crise existência do ser frente a busca um sentido na vida,  algo que var além, que tenho um significado interior que integre o ser com o Todo, e através da experiência muitos têm encontrado esse algo e preenchido esse vazio existencial do Ser frente a vida, Carl Gustav Jung, Roberto Assagioli e o próprio Maslow já haviam lançado as bases para o movimento transpessoal (Grof, 1988).

.            Na corrente da Psicologia Transpessoal  o Sujeito passou a ser visto na sua integralidade, não mas em sua dualidade, mas ele como um Todo e o todo nele, os dois conectados dando e recebendo, passando a se ver no cosmo e o cosmo nele, pois tudo é energia, e está interconectado; passando a explorar  as dimensões espirituais que para Well(1993) vai além da dimensões temporais podendo o sujeito ter experiências de crescimento para o resto da vida e muitas transformadora para essas pessoas que tiveram trás experiências transpessoal.

‘ (...)O mal estar da humanidade perante a perspectiva de sua própria destruição; diante dessa angústia, é cada vez maior o número de pessoas que fazem, a si próprias, as perguntas fundamentais sobre o sentido da existência e o lugar do homem no cosmos. E quando a pergunta se torna crucial e invade toda a existência de um indivíduo (WEII, 1993. p.14).’

  1. 2.    Experiências Culminantes

    

            Para Maslow na experiência culminante ha uma transcendência do Ego, altruísmo, alteração do estado de consciência, havendo uma transcendência do tempo/estado. É também definida pelo autor como o estado do Ser, uma vivencia profunda de auto realização do de sentido da vida, de milagre e êxtase, já outras pessoas chegam a essa experiência quando está no estado de quase morte, uma cirurgia, maternidade, paternidade, sendo experiência de unidade com o universo, a dualidade desaparece e em seu lugar a unidade, sentindo-se parte de algo maior, uma conexão com o Todo, havendo uma compreensão da própria vivencia (PSICOLOGIA EM DEBATE, 2013).

      Para Grof(1992) até pouco tempo atrás muitos casa de experiência transpessoal, era tida como patologia pela Psiquiatria tradicional, mas começaram a notar que muitas dessas experiência eram positivas, pois depois delas o sujeitos apresentavam melhor compreensão do mundo, e ficava curado do transtorno em seu lugar a pessoa mostrava-se mais inteligente, com uma  melhor memoria, e encontrava um sentido para a vida, o autor chama tais acontecimentos de crises  e transformação espiritual (Grof, 1992. pag. 9-25).

 

  1. 3.    Consciência Cósmica psicologia

         

             

        Consciência Oceânica é trabalhada inicialmente na psicanálise e depois mais intensamente na Psicologia transpessoal, que passa a ser definida por alguns autores como um estado alterado de consciência e percepção, uma condição que envolve os aspectos físico, mental, emocional e espiritual em concomitância, perfeitamente alinhados e integrados, de forma a permitir que a elevação da percepção e da consciência aconteçam.

        Segundo Deva(2013) o caminho que leva a essa experiência oceânica  passa pela transmutação do ego, pelo alargamento dos campos de consciência, pela mudança nos níveis de realidade. Percebemos o mundo segundo nosso ego, que é apenas uma limitadíssima parte do Eu Total. Visto assim, o mundo é ilusório e temos dele uma visão muito parcial e relativa: só uma parte de nosso eu percebe uma pequena parte do universo. À medida que atingimos estados sublimes, a realidade nos aparece cada vez mais vasta.

           Para Devas(2013) quando se é alcançada a Consciência Cósmica  transcende-se os limites dos cincos sentidos, do tempo/espaço: Passado, presente e futuro não existe, tudo concomitante. Ele aponta alguns caraterísticas do fenômeno: O sentimento de Unidade, desaparece a dualidade; ou eu e mundo e o sujeito sente-se parte  das coisas/objetos; caráter inefável: o sujeito adquire uma consciência universal não encontra palavra para descrever a experiência; Caráter Noético: As emoções são sentidas como real, mais forte que o usual; desaparecimento da morte: O medo da morte desaparece quando a pessoa torna-se consciência de viver de uma forma diferente, indo além dos limites usuais dos cincos sentidos dentre outras mudanças como  o sujeito passa a ter bondade, paz, humidade, abandonam os hábitos, perdão dentre outras.

              Muito ainda falta pesquisar para ter uma compressão maior de tais fenômenos Transpessoal que vai além da consciência usual, e esse dialogo que está acontecendo entre várias epistemologias só tem a ganhar por tentar compreender o Ser na sua integralidade, não mais uma forma desfragmenta como a concepção cartesiana há via o sujeito.

           Esses fenômenos Transpesssoal trás luz a um mundo mergulhado na escuridão e no desespero, egoísmo e individualismo. Em posse de tais fenômenos o sujeito pode torna-se melhor e ajudar a ele mesmo e a comunidade, trazendo transformação e mudança para todos, pois ele cuida de si, e do outro. 

            Frente ao mundo dinâmico também veio as sua consequência a desesperança e o vazio existencial dentre outras dificuldades, mas tais experiência transpessoais trouxe equilíbrio ao Ser humano que busca enfrentado de maneira diferente as  as adversidade, e explicações que há muito se questionava-se, hoje temos  algumas respostas vinda da Psicologia Trasnspessoal, da Física Quântica dentre outras Epistemologia, se todas as ciência trabalharem juntas para o crescimento da humanidade o mundo será bem diferente do que o caos que impera nesse século.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

REFERÊNCIAS

 

GROF, Stanislav; GROF, Christina (orgs.). Emergência espiritual: crise e transformação espiritual. São Paulo: Cultrix. 1992

MASLOW, Abraham H. 1968. Introdução à Psicologia do Ser. Tradução de Álvaro Cabral. Rio de Janeiro, Eldorado, s.d. 2ª ed. (Col. Anima)

 

 

Nishok, Deva. A Experiência Oceânica: como a terapêutica tântrica podeajudar?http://www.centrometamorfose.com.br/terapeuticatantrica/experiencia-oceanica/ : Acesso em:  30 de dez. 2013.

 

 

WeiI, Pierre.  Antologia do Êxtase. tradução de Patricia Cenacchi. São Paulo: Editora Palas Athena. 1993