No atual contexto social, o que presenciamos, são pessoas utilizando a internet para relacionamento virtual, como um meio de relacionamento humano, seja para estudo, relacionamento de trabalho, relacionamento afetivo ou tratamento on line. As pessoas estão na frente de uma tela do computador, se  comunicando entre si, mesmo não se conhecendo presencialmente, na maioria das vezes, trazem resultados positivos, uma vez que em nosso mundo atual, a interação mundo presencial com a interação mundo virtual, se tornaram uma opção de escolha para o sujeito. Claro que, nem sempre os contatos via internet, culminará em amizades duradouras e concretas, só se ambos os envolvidos na relação, permitirem que o contado presencial se amplie para o contato virtual, mas isso sempre será a partir de uma escolha entre ambos os envolvidos na relação. 

As relações humanas diante da internet buscam facilitar a comunicação e o relacionamento entre as pessoas. É muito curioso, como a participação  da interatividade presencial, procura fazer uma ponte entre os dois meios de relações, o presencial com o virtual. Eu percebo que cada vez, vem crescendo a vontade de pessoas que vivem no mundo presencial, ter o desejo que esse mundo venha fazer parte do mundo virtual, e por que não? Como o sujeito é  cheio de desejos e atrações para as mudanças, o que mais se precisa, é aproximar do que se deseja, então a tendência será cada vez mais o mundo presencial se aproximar do mundo virtual.


 A interatividade entre esses dois mundos, presencial e virtual, se torna inerente de um controle, mas com já havia dito: dependerá da escolha de cada do sujeito, querer ou não, tornar-se virtual.                   

Ivelise Fortim ( 2007), “Real representará o todo da realidade, o que engloba os aspectos virtuais e não virtuais (não mediados pelo computador), sendo o virtual um dos aspectos do real. A vida real de um sujeito, por exemplo, engloba sua vida presencial e sua vida virtual.”

Essa questão entre mundo presencial e mundo virtual, me parece como uma situação geográfica, em que o ser humano vive no mundo onde possuem continentes, e esses continentes nos séculos passados, não se comunicava presencialmente e sim por cartas ou recados enviados ao remetente, hoje se pensarmos depois da globalização, veremos que o mundo exterior se tornou estreito devido à comunicação através da internet. Sendo assim, as pessoas se aproximaram uma das outra muito mais rápido, e estão se aperfeiçoando para cada vez mais se tornarem presenciais no mundo virtual.

Os laços ainda estão por determinar-se. Vínculos mais firmes são estabelecidos pela internet, já que a base atual de informação, ainda é mais antiga do que latente. O ser vivente da atualidade preocupa-se em delimitar, mundo virtual do mundo presencial, mas penso: até quando permanecer com a ideia de delimitar os dois mundos?

Existe a liberdade na internet, que permite relações estáveis. As pessoas tendem a se encontrar no plano presencial e no plano virtual, o que ocorrem com as novas mídias de conexão entre esse os dois mundos, virtual e presencial.


(Rosa Maria Farah, PUC-SP; 2009.), “Intensas transformações são assimiladas pela cultura humana em ritmo cada vez mais rápido, principalmente nos meios urbanos. Um exemplo é a aplicação da energia elétrica em inúmeros desdobramentos: na indústria, nos transportes, nas comunicações, na vida doméstica e automação de modo geral. Pouco mais de um século transcorreu desde o início da utilização efetiva dessa energia.

Em sintonia com a aceleração do ritmo do surgimento das inovações tecnológicas, a informatização – como conhecida hoje – data de menos de um quarto de século.”

É notável a existência de um relacionamento presencial, querendo se tornar virtual, embora haja a presença de indivíduos que trocam informações pessoalmente (isso ocorre com jogos eletrônicos que cambiam dados numa plataforma virtual que depende dos consoles dos usuários e da manipulação destes próximos aos consoles). Um relacionamento virtual sim, pois depende de máquinas que funcionam com a virtualidade, ao passo que constroem vínculos presenciais (já que dependem da proximidade dos indivíduos para a realização do uso do aparato tecnológico). Então, há uma possibilidade de relacionamentos em que o campo virtual constrói um laço de sociabilidade cada vez mais forte, para se tornarem presencial ou vice-versa.


O tema deste artigo surgiu como uma necessidade à resposta das discussões ocorridas durante a leitura dos textos básicos: “Alguns conceitos importantes: real, virtual, presencial.” Ivelise Fortim (2007) e “Espaço virtual / Espaço potencial: quantos “eus” nos habitam?” ( ‘ Nota: este capítulo é componente da dissertação: "Ciberespaço e seus navegantes: novas vias de expressão de antigos conflitos humanos"; ), Rosa Maria Farah, PUC-SP.
O presente estudo para mim teve como objetivo, construir um pensar de vínculos através de relacionamentos presencial e virtual. Foi levantada uma série de dados que buscou encontrar, em referências bibliográficas, a argumentação necessária para explorar as questões levantadas para o título deste artigo.

Imagino que as futuras gerações,  possam dar subsídios para os anseios das necessidades atuais, de aproximar as relações presenciais, das relações das virtuais. Assim espero.

 ***

O autor de este artigo é  Izaura Vale, Psicóloga Perita, Doutorando em Psicologia, membro da equipe do site Therapion.com