Acompanhar o processo de incremento do ser humano é material de estudo da Psicologia do Desenvolvimento e trabalho evolutivo para os psicólogos dessa área. A área permite verificar e apurar o processo evolutivo de cada um (humano) desde sua gestação no ventre materno ao seu estado de óbito. Suas questões básicas são encontradas através de observâncias nas mudanças que ocorrem no indivíduo ao longo do tempo tendo como foco primordial alterações cognitivas, físicas e psicossociais que são demonstradas no seu ciclo de vida humano (começo, meio, fim). Seu comportamento expressado também é de sumo importância pelo lado cultural e ambiental, também são fitados suas questões alimentar e exercício físico.

Por sua vez a psicologia do desenvolvimento se interaja com outras áreas que também buscam levar melhoria de vida para quem precisa e também para quem não pode precisar urgentemente, mas por ser uma área que também abrange grupos, os que fazem parte são beneficiados. Orientações por parte dos profissionais da área são dadas a outros profissionais de outras áreas como, por exemplo, enfermeiros, fisioterapeutas, assistentes sociais, fonoaudiólogos, dentre outros que por mais que sejam de áreas distintas são atingidos pelos recursos de ceder ao próximo: melhorias, bem estar. São pensamentos existentes que podem se gladiar, mas ao mesmo tempo por meio de outro ângulo, chegam a se integrar e se assim não for, pelo menos conseguem estar e conviver paralelamente. O psicólogo fornece apoio de ideais e conceituações práticas (de sua área) para abranger, também, escolas, orfanatos, hospitais, abrigos de idosos etc. Dessa forma há uma união cooperativa de todos para com todos.

A linha de trabalho da Psicologia do Desenvolvimento ainda aborda a estabilização ou avançamento de certos indivíduos, ou também há aqueles que não estacionam nem avançam, estão no estado tido como normal, mas por drástico acontecimento acabam regredindo. É normal ser adulto, mas com espirito jovial, não é correto ser adulto e querer ser jovem em caráter e estilo, da mesma forma vice versa. Aparentar juventude saudável é perceber que a idade avança, mas ser adulto ou idoso nunca será algo completo, pois existe em cada um uma criança. É compreendido que a psicologia não estacionada na mesmice do conhecimento, mas como demonstra o título oriundo, ela vai crescendo de acordo com o tempo não querendo está bebendo da mesma fonte, mas querendo formar novas fontes de aprendizado, de pensamentos e sabedoria. Não buscando o absoluto, mas caminhando ambiciosamente nas trilhas insaciáveis do conhecimento.